Clique nas imagens

No dia 6 de Maio festeja-se um dos dias mais felizes do ano – o Dia da Mãe! E não há nada melhor que os miminhos feitos pela nossa mãe que nos enchem a alma e a barriga.

Os rolinhos de salsicha que sabem bem ao lanche, as ervilhas com ovos escalfados onde adoramos molhar o pão, o frango com esparguete que faz lembrar os jantares de domingo, o empadão de carne – o jantar das noites de semana, a caldeirada de tamboril que reúne a família no almoço de domingo, o suculento bacalhau com natas, o delicioso pudim caseiro, o memorável bolo de bolacha feito com manteiga e o salame de chocolate, para lambermos os dedos no fim!

Texto por Catarina Campos

1. Canja de galinha    

Começamos pela deliciosa Canja de Galinha feita com o amor de mãe, que faz curar qualquer maleita.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta sopa, arranje uma galinha, coloque-a numa panela, junte a cebola inteira e descascada, cubra com água, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozer aproximadamente 45 minutos.

2. À parte, coza os ovos em água, depois descasque-os e pique-os.

3. Retire a galinha da panela e desfie-a, rejeitando pele e ossos. Passe o caldo pelo passador, leve novamente ao lume, junte o arroz e deixe cozer. Quando o arroz estiver quase cozido, junte a galinha desfiada e os ovos picados, rectifique os temperos e deixe ferver.

4. Sirva a canja de galinha de imediato.

2. Rolinhos de salsicha

Estes rolinhos de salsicha são perfeitos para servir como entrada num jantar de amigos, ou numa festa de aniversário… tal como a sua mãe os fazia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra as salsichas ”cocktail”, coloque-as num passador de rede, passe-as por água, deixe-as escorrer novamente e seque-as.

2. Deite a manteiga no copo do robot, junte o ovo, a farinha e a pitada de sal e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire a massa do copo, deixe-a repousar um pouco, depois estenda-a numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo e corte-a em tiras pequenas. Enrole uma salsicha em cada tira de massa, pincele a extremidade da massa com a gema misturada com o leite e pressione ligeiramente para colar.

3. Coloque em tabuleiros de forno polvilhados com farinha e pincele por cima com a restante mistura da gema. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que a massa fique cozida. Retire do forno, deixe amornar, espete um palito em cada rolinho e sirva.

3. Ervilhas com ovos escalfados

Não há nada mais reconfortante que umas ervilhas com chouriço, onde podemos molhar o pão nos ovos escalfados. Que delícia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte o chouriço em rodelas. Leve um tacho largo ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia. Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Junte então as ervilhas e água quente até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até ficarem macias. Abra quatro ”cavidades”, coloque um ovo aberto em cada uma, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem escalfados.

3. Corte as fatias de pão em triângulos e leve-os a torrar. Retire o tacho do lume e sirva decorado com salsa e acompanhado com o pão torrado. No emprego, aqueça no microondas e sirva com o pão torrado ou tostas se preferir.

4. Frango com esparguete

Quando a família é grande, queremos passar o máximo de tempo na companhia da nossa mãe. E não há nada mais simples que este frango com esparguete que faz as delicias de todos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os peitos de frango em cubos, tempere-os com sal, pimenta e os alhos picados e reserve.

2. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e a cebola picada e deixe refogar. Junte os pedaços de frango e salteie-os até ganharem uma cor dourada.

3. Adicione o vinho e deixe evaporar quase na totalidade. Junte o tomate e uma folhas de tomilho e mexa bem. Se necessário, acrescente um pouco de água. Tape e deixe cozinhar, em lume muito brando, durante cerca de 10 minutos.

4. Entretanto, leve ao lume outro tacho com bastante água e um pouco de sal e deixe ferver. Junte o esparguete e deixe cozinhar por cerca de 7 a 8 minutos. Retire, escorra e reserve.

5. Adicione as ervilhas ao frango, envolva e retifique os temperos. Junte o esparguete cozido, envolva tudo novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva de seguida.

5. Empadão de carne

E nos dias em que ajudávamos a mãe na cozinha, ela fazia sempre os pratos mais simples, mas sempre cheios de sabor, tais como este delicioso empadão de carne.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele ao chouriço, corte 10 rodelas, pique o restante na picadora, junte à carne numa tigela e misture. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.

2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, em lume brando, até ficar bastante douradinho. Junte depois a mistura da carne e deixe cozinhar até que fique com cor. Polvilhe com cominhos e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta, mexa bem e retire do lume.

3. Deite metade do puré de batata num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima a mistura da carne, cubra com o restante puré e alise. Pincele com a gema previamente misturada com o leite, faça uns riscos com um garfo para decorar, disponha as rodelas de chouriço que reservou e leve ao forno pré-aquecido a 200° C até ficar douradinho. Retire do forno e sirva de imediato. Pode acompanhar com salada de mistura de alfaces.

 

6. Caldeirada de tamboril

Nos almoços de domingo, a mãe ainda tem mais gosto em cozinhar e não há nada melhor que uma caldeirada de tamboril para reunir a família à mesa!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o tamboril e corte-o, com a cabeça, em pedaços. Tempere-os ligeiramente com sal.

2. Descasque as batatas, as cebolas e os alhos, pique os alhos e corte as cebolas e as batatas em rodelas não muito finas. Corte o pimento ao meio, retire-lhe as pevides e as peles brancas e corte-o em tiras.

3. Passe as amêijoas por água, deite-as para um tacho, junte metade da cebola, do alho, do pimento e das batatas, cubra com os pedaços de tamboril, adicione o louro e o resto da cebola, do alho, do pimento e das batatas. Tempere com pouco sal e pimenta, junte o azeite e o vinho branco, tape e leve ao lume brando durante 40 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando.

4. Adicione então os camarões com a casca, deixe cozinhar mais 10 minutos, retire do lume e sirva de imediato, polvilhado com a salsa ou coentros picados.

7. Bacalhau com natas

E nos dias mais frios é a vez de se ligar o forno e deliciar-nos com o suculento bacalhau com natas…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bacalhau com natas, arranje o alho-francês, lave, escorra bem e pique. Descasque e pique as cebolas e os alhos. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe alourar.

2. Acrescente depois o alho-francês e o bacalhau e envolva. Junte a batata palha e, de seguida, o bechamel e as natas. Envolva tudo muito bem.

3. Coloque o preparado anterior num pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve o bacalhau ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retire o bacalhau com natas, deixe arrefecer e sirva.

8. Pudim caseiro

…e termina-se com o maravilhoso pudim da mãe!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este pudim caseiro, num tacho, ferva o leite com o Vinho do Porto. Numa tigela, bata ligeiramente os ovos com o açúcar, junte a farinha e bata mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite, aos poucos e mexendo muito bem.

2. Barre bem uma forma de pudim de buraco com caramelo líquido. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante cerca de 50 minutos.

3. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme e sirva.

9. Bolo de bolacha

E o que nos faz lembrar ainda mais a nossa infância é o delicioso bolo de bolacha, com o seu doce sabor a manteiga misturado com o do café forte.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de bolacha, numa tigela misture a manteiga com o café, o açúcar em pó e as gemas e bata tudo muito bem.

2. Disponha num prato de servir camadas de bolachas, previamente demolhadas em café, intercaladas com o creme de manteiga. Repita as camadas até terminarem os ingredientes.

3. No final, polvilhe a superfície com os 50 g de bolacha moída, coloque no frio e, no momento de servir, decore o bolo de bolacha a gosto.

10. Salame de chocolate negro

E um salame de chocolate como o dos velhos tempos? Nada melhor que a ajuda da mãe para partir as bolachas e envolver tudo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Misture o chocolate com o cacau e o açúcar. Coloque por cima a manteiga, as bolachas partidas em pedaços pequenos e as gemas e amasse bem com as mãos.

2. Disponha a mistura sobre um pedaço de papel vegetal, bem untado com manteiga e salpicado com a aguardente.

3. Depois enrole com a ajuda do papel, obtendo assim um rolo. Leve ao frigorífico até ao dia seguinte. Sirva o salame cortado em fatias.

11. Comentários