Clique nas imagens
Em Maio, festeja-se um dos dias mais felizes do ano – o Dia da Mãe! Não há nada melhor que os miminhos feitos pela nossa mãe, pois enchem a alma e a barriga. Se precisa de ideias para prendas, então aqui estão algumas ideias.
Para as refeições temos as ervilhas com ovos escalfados onde adoramos molhar o pão, o frango com esparguete que faz lembrar os jantares de domingo ou o empadão de carne – o jantar das noites de semana, assim como a caldeirada de tamboril que reúne a família no almoço de domingo e o suculento bacalhau com natas.
Para o lanche contamos com uns rolinhos de salsicha que sabem tão bem ao lanche!
Por fim, acabamos por adoçar o dia com um delicioso pudim caseiro, o memorável bolo de bolacha feito com manteiga ou o salame de chocolate, para lambermos os dedos no fim!
Então, bom apetite e feliz dia da mãe!
1. Canja de galinha


Começamos pela deliciosa Canja de Galinha feita com o amor de mãe, que faz curar qualquer maleita.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 1 galinha pequena
- 1 cebola média
- Sal q.b.
- 3 Ovos
- 300 g de arroz
Instruções:
1. Para preparar esta sopa, arranje uma galinha, coloque-a numa panela, junte a cebola inteira e descascada, cubra com água, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozer aproximadamente 45 minutos.
2. À parte, coza os ovos em água, depois descasque-os e pique-os.
3. Retire a galinha da panela e desfie-a, rejeitando pele e ossos. Passe o caldo pelo passador, leve novamente ao lume, junte o arroz e deixe cozer. Quando o arroz estiver quase cozido, junte a galinha desfiada e os ovos picados, rectifique os temperos e deixe ferver.
4. Sirva a canja de galinha de imediato.
2. Rolinhos de salsicha


Estes rolinhos de salsicha são perfeitos para servir como entrada num jantar de amigos, ou numa festa de aniversário… tal como a sua mãe os fazia!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 2 latas de salsichas ”cocktail”
- 180 g de farinha
- 50 g de manteiga
- 1 ovo + 1 gema
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 pitada de sal
- Farinha para polvilhar
- Palitos
Instruções:
1. Escorra as salsichas ”cocktail”, coloque-as num passador de rede, passe-as por água, deixe-as escorrer novamente e seque-as.
2. Deite a manteiga no copo do robot, junte o ovo, a farinha e a pitada de sal e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire a massa do copo, deixe-a repousar um pouco, depois estenda-a numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo e corte-a em tiras pequenas. Enrole uma salsicha em cada tira de massa, pincele a extremidade da massa com a gema misturada com o leite e pressione ligeiramente para colar.
3. Coloque em tabuleiros de forno polvilhados com farinha e pincele por cima com a restante mistura da gema. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que a massa fique cozida. Retire do forno, deixe amornar, espete um palito em cada rolinho e sirva.
3. Ervilhas com ovos escalfados


Não há nada mais reconfortante que umas ervilhas com chouriço, onde podemos molhar o pão nos ovos escalfados. Que delícia!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 500 g de ervilhas
- 4 Ovos
- 8 fatias de pão de forma
- 1 chouriço pequeno
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 dl de polpa de tomate
- 0,5 dl de azeite
- 1 folha de louro
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte o chouriço em rodelas. Leve um tacho largo ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia. Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.
2. Junte então as ervilhas e água quente até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até ficarem macias. Abra quatro ”cavidades”, coloque um ovo aberto em cada uma, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem escalfados.
3. Corte as fatias de pão em triângulos e leve-os a torrar. Retire o tacho do lume e sirva decorado com salsa e acompanhado com o pão torrado. No emprego, aqueça no microondas e sirva com o pão torrado ou tostas se preferir.
4. Frango com esparguete


Quando a família é grande, queremos passar o máximo de tempo na companhia da nossa mãe. E não há nada mais simples que este frango com esparguete que faz as delicias de todos.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 4 peitos de frango
- 500 g de esparguete
- 200 g de ervilhas congeladas
- 300 g de tomate em cubos
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho, picados
- 200 ml de vinho branco
- Tomilho q.b.
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Corte os peitos de frango em cubos, tempere-os com sal, pimenta e os alhos picados e reserve.
2. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e a cebola picada e deixe refogar. Junte os pedaços de frango e salteie-os até ganharem uma cor dourada.
3. Adicione o vinho e deixe evaporar quase na totalidade. Junte o tomate e uma folhas de tomilho e mexa bem. Se necessário, acrescente um pouco de água. Tape e deixe cozinhar, em lume muito brando, durante cerca de 10 minutos.
4. Entretanto, leve ao lume outro tacho com bastante água e um pouco de sal e deixe ferver. Junte o esparguete e deixe cozinhar por cerca de 7 a 8 minutos. Retire, escorra e reserve.
5. Adicione as ervilhas ao frango, envolva e retifique os temperos. Junte o esparguete cozido, envolva tudo novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva de seguida.
5. Empadão de carne


E nos dias em que ajudávamos a mãe na cozinha, ela fazia sempre os pratos mais simples, mas sempre cheios de sabor, tais como este delicioso empadão de carne.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 1/2 chouriço
- 700 g de carne de vaca picada
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- Cominhos q.b.
- Salsa q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- 1 kg de puré de batata congelado
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de leite
Instruções:
1. Retire a pele ao chouriço, corte 10 rodelas, pique o restante na picadora, junte à carne numa tigela e misture. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, em lume brando, até ficar bastante douradinho. Junte depois a mistura da carne e deixe cozinhar até que fique com cor. Polvilhe com cominhos e um pouco de salsa picada, tempere com sal e pimenta, mexa bem e retire do lume.
3. Deite metade do puré de batata num tabuleiro de louça ou pirex, espalhe por cima a mistura da carne, cubra com o restante puré e alise. Pincele com a gema previamente misturada com o leite, faça uns riscos com um garfo para decorar, disponha as rodelas de chouriço que reservou e leve ao forno pré-aquecido a 200° C até ficar douradinho. Retire do forno e sirva de imediato. Pode acompanhar com salada de mistura de alfaces.
6. Caldeirada de tamboril


Nos almoços de domingo, a mãe ainda tem mais gosto em cozinhar e não há nada melhor que uma caldeirada de tamboril para reunir a família à mesa!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 1 tamboril médio com cabeça
- Sal e pimenta q.b.
- 1 kg de batatas
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 Pimento Vermelho
- 400 g de amêijoas limpas
- 1 folha de louro
- 2 dl de azeite
- 3 dl de vinho branco
- 300 g de camarões
- 1 raminho de salsa ou de coentros picados
Instruções:
1. Arranje o tamboril e corte-o, com a cabeça, em pedaços. Tempere-os ligeiramente com sal.
2. Descasque as batatas, as cebolas e os alhos, pique os alhos e corte as cebolas e as batatas em rodelas não muito finas. Corte o pimento ao meio, retire-lhe as pevides e as peles brancas e corte-o em tiras.
3. Passe as amêijoas por água, deite-as para um tacho, junte metade da cebola, do alho, do pimento e das batatas, cubra com os pedaços de tamboril, adicione o louro e o resto da cebola, do alho, do pimento e das batatas. Tempere com pouco sal e pimenta, junte o azeite e o vinho branco, tape e leve ao lume brando durante 40 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando.
4. Adicione então os camarões com a casca, deixe cozinhar mais 10 minutos, retire do lume e sirva de imediato, polvilhado com a salsa ou coentros picados.
7. Bacalhau com natas


E nos dias mais frios é a vez de se ligar o forno e deliciar-nos com o suculento bacalhau com natas…
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 500 g de bacalhau limpo
- 250 g de batata palha
- 1 alho-francês
- 100 g de queijo ralado
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 L de molho bechamel
- 2 dl de natas
- 3 colheres de sopa de azeite
Instruções:
1. Para preparar esta receita de bacalhau com natas, arranje o alho-francês, lave, escorra bem e pique. Descasque e pique as cebolas e os alhos. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe alourar.
2. Acrescente depois o alho-francês e o bacalhau e envolva. Junte a batata palha e, de seguida, o bechamel e as natas. Envolva tudo muito bem.
3. Coloque o preparado anterior num pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve o bacalhau ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retire o bacalhau com natas, deixe arrefecer e sirva.
8. Pudim caseiro


…e termina-se com o maravilhoso pudim da mãe!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 230 g de açúcar
- 12 Ovos
- 1 L de leite
- 3 colheres (sopa) de Vinho do Porto
- 1 colher (sopa) de farinha
- Caramelo líquido q. b.
Instruções:
1. Para preparar este pudim caseiro, num tacho, ferva o leite com o Vinho do Porto. Numa tigela, bata ligeiramente os ovos com o açúcar, junte a farinha e bata mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite, aos poucos e mexendo muito bem.
2. Barre bem uma forma de pudim de buraco com caramelo líquido. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante cerca de 50 minutos.
3. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme e sirva.
9. Bolo de bolacha


E o que nos faz lembrar ainda mais a nossa infância é o delicioso bolo de bolacha, com o seu doce sabor a manteiga misturado com o do café forte.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo frio
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 300 g de manteiga
- 400 g de bolachas Maria + 50g de bolachas Maria moídas
- 200 g de açúcar em pó
- 2 gemas
- 3 colheres (sopa) de café forte frio
- Café para demolhar
Instruções:
1. Para preparar esta receita de bolo de bolacha, numa tigela misture a manteiga com o café, o açúcar em pó e as gemas e bata tudo muito bem.
2. Disponha num prato de servir camadas de bolachas, previamente demolhadas em café, intercaladas com o creme de manteiga. Repita as camadas até terminarem os ingredientes.
3. No final, polvilhe a superfície com os 50 g de bolacha moída, coloque no frio e, no momento de servir, decore o bolo de bolacha a gosto.
10. Salame de chocolate negro


E um salame de chocolate como o dos velhos tempos? Nada melhor que a ajuda da mãe para partir as bolachas e envolver tudo!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de bolachas de manteiga
- 200 g de açúcar
- 150 g de cacau em pó
- 125 g de manteiga
- 50 g de chocolate em pó
- 4 gemas
- 1/2 cálice de aguardente
- Manteiga para untar
Instruções:
1. Misture o chocolate com o cacau e o açúcar. Coloque por cima a manteiga, as bolachas partidas em pedaços pequenos e as gemas e amasse bem com as mãos.
2. Disponha a mistura sobre um pedaço de papel vegetal, bem untado com manteiga e salpicado com a aguardente.
3. Depois enrole com a ajuda do papel, obtendo assim um rolo. Leve ao frigorífico até ao dia seguinte. Sirva o salame cortado em fatias.