Clique nas imagens

Em Maio, festeja-se um dos dias mais felizes do ano – o Dia da Mãe! Não há nada melhor que os miminhos feitos pela nossa mãe, pois enchem a alma e a barriga. Se precisa de ideias para prendas, então aqui estão algumas ideias.

Para as refeições temos as ervilhas com ovos escalfados onde adoramos molhar o pão, o frango com esparguete que faz lembrar os jantares de domingo ou o empadão de carne – o jantar das noites de semana, assim como a caldeirada de tamboril que reúne a família no almoço de domingo e o suculento bacalhau com natas.

Para o lanche contamos com uns rolinhos de salsicha que sabem tão bem ao lanche!

Por fim, acabamos por adoçar o dia com um delicioso pudim caseiro, o memorável bolo de bolacha feito com manteiga ou o salame de chocolate, para lambermos os dedos no fim!

Então, bom apetite e feliz dia da mãe!

1. Canja de galinha    Canja de galinha

Começamos pela deliciosa Canja de Galinha feita com o amor de mãe, que faz curar qualquer maleita.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta sopa, arranje uma galinha, coloque-a numa panela, junte a cebola inteira e descascada, cubra com água, tempere com sal, leve ao lume e deixe cozer aproximadamente 45 minutos.

2. À parte, coza os ovos em água, depois descasque-os e pique-os.

3. Retire a galinha da panela e desfie-a, rejeitando pele e ossos. Passe o caldo pelo passador, leve novamente ao lume, junte o arroz e deixe cozer. Quando o arroz estiver quase cozido, junte a galinha desfiada e os ovos picados, rectifique os temperos e deixe ferver.

4. Sirva a canja de galinha de imediato.

2. Rolinhos de salsicharolinhos de salsicha

Estes rolinhos de salsicha são perfeitos para servir como entrada num jantar de amigos, ou numa festa de aniversário… tal como a sua mãe os fazia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra as salsichas ”cocktail”, coloque-as num passador de rede, passe-as por água, deixe-as escorrer novamente e seque-as.

2. Deite a manteiga no copo do robot, junte o ovo, a farinha e a pitada de sal e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire a massa do copo, deixe-a repousar um pouco, depois estenda-a numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo e corte-a em tiras pequenas. Enrole uma salsicha em cada tira de massa, pincele a extremidade da massa com a gema misturada com o leite e pressione ligeiramente para colar.

3. Coloque em tabuleiros de forno polvilhados com farinha e pincele por cima com a restante mistura da gema. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que a massa fique cozida. Retire do forno, deixe amornar, espete um palito em cada rolinho e sirva.

3. Ervilhas com ovos escalfadoservilhas com ovos escalfados

Não há nada mais reconfortante que umas ervilhas com chouriço, onde podemos molhar o pão nos ovos escalfados. Que delícia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte o chouriço em rodelas. Leve um tacho largo ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar macia. Adicione depois as rodelas de chouriço e a polpa de tomate e deixe cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Junte então as ervilhas e água quente até cobrir, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até ficarem macias. Abra quatro ”cavidades”, coloque um ovo aberto em cada uma, tape e deixe cozinhar até os ovos ficarem escalfados.

3. Corte as fatias de pão em triângulos e leve-os a torrar. Retire o tacho do lume e sirva decorado com salsa e acompanhado com o pão torrado. No emprego, aqueça no microondas e sirva com o pão torrado ou tostas se preferir.

4. Frango com espargueteFrango com esparguete

Quando a família é grande, queremos passar o máximo de tempo na companhia da nossa mãe. E não há nada mais simples que este frango com esparguete que faz as delicias de todos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os peitos de frango em cubos, tempere-os com sal, pimenta e os alhos picados e reserve.

2. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e a cebola picada e deixe refogar. Junte os pedaços de frango e salteie-os até ganharem uma cor dourada.

3. Adicione o vinho e deixe evaporar quase na totalidade. Junte o tomate e uma folhas de tomilho e mexa bem. Se necessário, acrescente um pouco de água. Tape e deixe cozinhar, em lume muito brando, durante cerca de 10 minutos.

4. Entretanto, leve ao lume outro tacho com bastante água e um pouco de sal e deixe ferver. Junte o esparguete e deixe cozinhar por cerca de 7 a 8 minutos. Retire, escorra e reserve.

5. Adicione as ervilhas ao frango, envolva e retifique os temperos. Junte o esparguete cozido, envolva tudo novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva de seguida.

5. Empadão de carne

empadao de carne

6. Caldeirada de tamboril

caldeirada de tamboril

7. Bacalhau com natasBacalhau com natas

E nos dias mais frios é a vez de se ligar o forno e deliciar-nos com o suculento bacalhau com natas…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bacalhau com natas, arranje o alho-francês, lave, escorra bem e pique. Descasque e pique as cebolas e os alhos. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os alhos e deixe alourar.

2. Acrescente depois o alho-francês e o bacalhau e envolva. Junte a batata palha e, de seguida, o bechamel e as natas. Envolva tudo muito bem.

3. Coloque o preparado anterior num pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve o bacalhau ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retire o bacalhau com natas, deixe arrefecer e sirva.

8. Pudim caseiroPudim caseiro

…e termina-se com o maravilhoso pudim da mãe!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este pudim caseiro, num tacho, ferva o leite com o Vinho do Porto. Numa tigela, bata ligeiramente os ovos com o açúcar, junte a farinha e bata mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite, aos poucos e mexendo muito bem.

2. Barre bem uma forma de pudim de buraco com caramelo líquido. Verta-lhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante cerca de 50 minutos.

3. Retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme e sirva.

9. Bolo de bolachaBolo de bolacha

E o que nos faz lembrar ainda mais a nossa infância é o delicioso bolo de bolacha, com o seu doce sabor a manteiga misturado com o do café forte.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bolo de bolacha, numa tigela misture a manteiga com o café, o açúcar em pó e as gemas e bata tudo muito bem.

2. Disponha num prato de servir camadas de bolachas, previamente demolhadas em café, intercaladas com o creme de manteiga. Repita as camadas até terminarem os ingredientes.

3. No final, polvilhe a superfície com os 50 g de bolacha moída, coloque no frio e, no momento de servir, decore o bolo de bolacha a gosto.

10. Salame de chocolate negroReceita de salame de chocolate negro

E um salame de chocolate como o dos velhos tempos? Nada melhor que a ajuda da mãe para partir as bolachas e envolver tudo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Misture o chocolate com o cacau e o açúcar. Coloque por cima a manteiga, as bolachas partidas em pedaços pequenos e as gemas e amasse bem com as mãos.

2. Disponha a mistura sobre um pedaço de papel vegetal, bem untado com manteiga e salpicado com a aguardente.

3. Depois enrole com a ajuda do papel, obtendo assim um rolo. Leve ao frigorífico até ao dia seguinte. Sirva o salame cortado em fatias.