Clique nas setas

17 de maio é o dia dos bolos, ou da pastelaria! E que delícia de dia! Bolo com chocolate, grão, amêndoa, requeijão, laranja, pêra, com fios de ovos ou canela. Bolos secos, simples ou recheados. Venha conhecer 10 das melhores receitas de pastelaria e veja se consegue resistir a um delicioso e pecaminoso pão de rala!

Texto por: Catarina Campos

1. Pão de rala

Pao de rala 5 D

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 1 hora + 30 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio:

Instruções:

1. Deite a água e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Junte depois a amêndoa moída com e sem casca, mexa e deixe ferver mais 3 minutos. Numa tigela, bata 6 gemas, adicione o preparado da amêndoa, aos poucos e batendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar bem. Deite numa tigela e deixe arrefecer.

2. Prepare agora o recheio: deite o açúcar num tacho, junte a água e a casca de limão, leve ao lume e deixe ferver até dissolver o açúcar. Numa tigela, bata as gemas, adicione a calda do açúcar em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sem parar até engrossar, mas sem deixar ferver. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deixe arrefecer, junte então os fios de ovos, envolva e reserve.

3. Estenda metade da massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um círculo, disponha o recheio no centro, dobre os rebordos para cima e pincele com a restante gema misturada com o leite. Estenda depois o resto da massa, coloque por cima, polvilhe com bastante farinha, pressione nas laterais para colar e alise para obter tipo um ”queijo” homogéneo.

4. Disponha no tabuleiro de forno polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique douradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

2. Travesseiros com doce de grão e amêndoa

travesseiros com doce de grao e amendoa

Já não precisa de ir ao Algarve só para comer esta delícia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Reduza o grão cozido a puré. Deite o sumo de laranja para um tacho, junte o açúcar e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver durante 2 minutos. Adicione depois a amêndoa moída e o puré de grão, misture, retire do lume, deixe arrefecer um pouco, junte as gemas ligeiramente batidas e mexa bem. Leve novamente ao lume até ferver, retire do lume, rejeite o pau de canela e deixe arrefecer.

2. Disponha uma folha de massa filo na mesa, pincele com margarina derretida, cubra com outra folha e pincele com mais margarina. Repita a operação até ter 3 conjuntos e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento e de modo a ficar com dois rectângulos. Corte de seguida cada um em três rectângulos mais pequenos.

3. Divida a mistura do grão pelos rectângulos de massa, enrole, dobre as pontas para fechar e coloque-os no tabuleiro do forno. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C até ficarem douradinhos, retire-os, deixe-os arrefecer e sirva-os polvilhados com açúcar em pó.

3. Bolo de chocolate com mousse

Bolo de chocolate com mosse 4

Quem consegue resistir a um bolo de chocolate? E ainda por cima com recheio de mousse de chocolate?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de arrefecer e de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça o bolo: ligue o forno a 180°C, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo sempre, adicione depois o leite, a farinha, o fermento e o chocolate em pó e bata bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura.

2. Verta o preparado anterior na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

3. Entretanto, prepare a mousse: Bata as natas em chantilly bem espesso e reserve no frio. À parte, bata as claras em castelo. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Parta o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela, leve a derreter em banho-maria, retire, mexa bem, adicione a gelatina escorrida, mexa muito bem, junte depois as gemas e mexa novamente. Adicione então o leite condensado, misture, junte o chantilly, mexa, adicione por último as claras em castelo e envolva delicadamente. Leve ao frio até começar a solidificar.

4. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque a rodela inferior dentro da forma onde cozeu e espalhe metade da mousse por cima. Cubra com a outra parte do bolo, desenforme com cuidado, coloque num prato, barre todo o bolo com o resto da mousse e leve ao frio durante 20 minutos. Depois sirva decorado com raspas de chocolate e amêndoas a gosto.

4. Queijadinhas de requeijão

queijadinhas de requeijao

O requeijão não é só bom com sal pimenta e tostas…e que tal numas belas queijadinhas?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de repousar
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Prepare a massa: deite a farinha e o açúcar para a bancada, misture, junte a margarina à temperatura ambiente e amasse com as mãos até ficar um género de areia grossa. Abra depois uma cavidade no centro, junte o ovo previamente batido e amasse, regando aos poucos com a água, até ficar uma massa homogénea. Coloque numa tigela e deixe repousar 30 minutos.

2. Ligue o forno a 180 graus. Faça o creme: Passe o requeijão pelo passador de rede, junte-lhe o açúcar e os ovos e bata bem.

3. Estenda a massa até que fique muito fina, forre forminhas e apare os bordos. Divida então o creme pelas formas e leve ao forno durante 25 minutos ou até que as queijadinhas fiquem totalmente cozidas e douradinhas.

4. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e canela.

 

5. Areias

Areias03 Detalhe


Perfeitas para acompanhar o chá, estas areias fazem as delícias de pequenos e graúdos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 30 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Misture e peneire a farinha com o açúcar. Coloque esta mistura numa bancada e abra-lhe uma cova no meio. Nessa cova, coloque a banha e a raspa de limão e amassa bem com as pontas dos dedos até que fique uma massa homogénea.

2. Ligue o forno a 180 graus. Unte um tabuleiro de forno com um pouco de margarina.

3. Faça pequenas bolinhas da massa, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até que as bolinhas fiquem douradinhas e secas. Retire-as do forno, passe-as cuidadosamente por açúcar e sirva-as.

6. Tortinhas recheadas com ovos-moles

TortinhasRecheadasOvosMoles 1 DETALHE

Estas tortas são uma verdadeira tentação para os mais gulosos!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 200 graus. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e barre-o com manteiga.

2. Deite as gemas para uma tigela, junte o açúcar e bata até ficar uma massa espessa. Adicione a farinha e bata mais um pouco. Bata então as claras em castelo, junte-as ao preparado, misture delicadamente, deite no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.

3. Retire, desenforme para cima de um pano de cozinha, rejeite o papel e deixe arrefecer. Barre depois com os ovos-moles, corte em rectângulos pequenos, enrole-os em forma de tortinhas, como vê na foto, coloque-as num prato e sirva-as.

7. Torta de laranja

Torta de laranja 7 D

Deixe a que sua cozinha seja inundada pelo cheiro a laranja ao retirar do forno esta deliciosa torta!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com margarina. Raspe a casca e esprema o sumo às laranjas.

2. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, junte depois os ovos e bata bem. Adicione a raspa e o sumo das laranjas e bata novamente muito bem. Junte a manteiga derretida e mexa bem. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos.

3. Retire do forno, desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar e enrole com cuidado. Deixe arrefecer e depois sirva a torta decorada a gosto e cortada em fatias.

8. Pastéis de nata

Pasteis de nata

O bolo mais tradicional e mais adorado por todos nós!

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 17 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o leite através de um coador, mexendo depois muito bem.

2. Leve novamente ao lume, continuando a mexer, retire quando o creme estiver homogéneo e deixe arrefecer. Bata as gemas à parte e depois adicione-as ao creme, em fio e mexendo sempre.

3. Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada. Dobre-a e volte a passar o rolo. Com um cortador ou copo, corte rodelas com o mesmo diâmetro da abertura das formas. Unte as formas com manteiga e forre-as com uma rodela de massa, esticando-a até ao bordo.

4. Coloque as formas num tabuleiro, encha-as com o creme e leve ao forno, pré-aquecido a uma temperatura igual ou superior a 250ºC, durante cerca de 10 minutos. Sirva os pastéis quentes ou frios, com ou sem canela em pó.

9. Tarteletes de pêra (robot de cozinha)

Tarteletes de peras 2 D

A qualquer hora do dia, estas tarteletes de pêra fazem as delícias de todos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 unidades

Ingredientes:

Para a massa:
Para o recheio:

Instruções:

1. Faça a massa: deite o ovo e a água no copo do robot, junte a manteiga e a farinha e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire do copo, estenda a massa com o rolo, forre formas de tartelete, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo.

2. O recheio: lave e descasque as peras, corte-as ao meio, rejeite-lhes a parte do meio com as sementes, disponha uma metade em cada tartelete, com a parte cortada virada para baixo, e faça uns cortes como vê na foto.

3. Deite as natas no copo, adicione o açúcar, os ovos e as gemas e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Distribua pelas tarteletes, polvilhe com um pouco de amêndoa granulada à volta da pêra e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 35 minutos. Verifique se estão bem cozidas, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva decoradas a gosto.

10. Caracóis de canela (robot de cozinha)

Caracois de canela 1 D

Ao pequeno almoço, a meio da manhã, ao lanche ou até mesmo antes de ir para a cama para matar aquele desejo guloso, estes caracóis são perfeitos para qualquer ocasião!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de levedar
Doses: 18 unidades

Ingredientes:

Para recheio:

Instruções:

1. Deite o leite no copo do robot, junte a manteiga e o fermento e programe a 37°C (40°C na Mycook), durante 2 minutos, na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook). Adicione depois o açúcar, os ovos, a farinha e a pitada de sal fino e ligue durante 5 minutos na velocidade especial para massas. Retire a massa do copo, enrole-a, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz por cima, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

2. Depois amasse um pouco a massa numa bancada polvilhada com farinha, estenda-a até obter um rectângulo, barre-a com a manteiga amolecida e polvilhe-a com o açúcar amarelo previamente misturado com a canela, deixando uma margem com cerca de 3 cm. Enrole depois em forma de torta no sentido da largura, pincele a margem que deixou com um pouco de água para colar e corte em rodelas. Coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha, cubra novamente com um pano húmido e deixe levedar durante mais 30 minutos.

3. Leve então ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 25 minutos ou até que os caracóis fiquem bem cozidos. Retire do forno, descole, deixe arrefecer e sirva.

11. Comentários