Clique nas setas

Massas frescas ou secas, recheadas ou simples, curtas ou longas! Existe uma imensa variedade de tipos de massa onde o limite é a sua imaginação! E no dia 25 de Outubro, assinala-se o dia mundial da massa, em que decidimos partilhar convosco algumas das melhores receitas de pratos de massa para agradar pequenos e graúdos!

Texto por Catarina Campos.

1. Esparguete à bolonhesa

Começamos então com o clássico esparguete à bolonhesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cenoura e corte-a em meias-luas. Lave o alho- -francês, escorra e pique. Descasque e pique também as cebolas e dois dentes de alho.

2. Coloque o azeite num tacho, leve ao lume, junte a carne picada e deixe saltear, mexendo bem. Retire e reserve.

3. No mesmo tacho, coloque as cebolas, os dentes de alho e o alho-francês, leve ao lume e deixe refogar bem. Refresque com o vinho branco e acrescente a folha de louro e a polpa de tomate. Deixe ferver ligeiramente e depois junte a carne e a cenoura. Retifique o sal e adicione um pouco de pimenta e picante a gosto.

4. Coza a massa em água a ferver temperada com sal, pimenta e o restante dente de alho esmagado. Escorra, envolva com a carne, polvilhe com os oregãos e sirva.

2. Creme de abóbora com massa pevide

Também na sopa entra bem a massa. E neste caso é a pevide neste delicioso creme de abóbora

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e descasque a abóbora, corte-a em pedaços e deite-os para uma panela. Descasque e lave as batatas, a cebola e os dentes de alho, corte-os também em pedaços e junte-os à panela.

2. Adicione depois o caldo de carne, tempere com sal, acrescente água até cobrir e leve ao lume durante aproximadamente 35 minutos ou até que tudo fique bem cozido. Retire do lume, reduza a puré, rectifique os temperos, adicione mais água se necessário e leve novamente ao lume.

3. Junte a massa pevide e o azeite e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante 10 minutos. Retire do lume e sirva quente.

3. Massada de peixe rápida

Uma massada de peixe cai sempre bem, em qualquer altura do ano.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar macio.

2. Adicione a polpa e o tomate em cubos, a folha de louro, um ramo de coentros, sal e pimenta e deixe refogar muito bem. Junte 1 l de água, deixe ferver e junte o peixe. Deixe cozer durante 20 minutos, depois retire o peixe, deixe amornar e rejeite peles e espinhas.

3. Junte a massa, retifique os temperos e deixe cozinhar durante 12 minutos. Junte o peixe e deixe ferver mais um pouco até a massa terminar de cozer. Retire e sirva com os coentros.

4. Canelones de legumes com frango

Com carne, peixe ou apenas vegetais, os canelones deliciam a barriga e a alma!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola, os dentes de alho e a cenoura finamente picados e deixe cozinhar em lume brando até que tudo fique macio.

2. Adicione os rebentos de soja e o frango, tempere com cominhos e pimenta e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume, deixe arrefecer e reserves.

3. Dissolva a farinha num pouco do leite e ferva o restante. Junte depois ao preparado anterior, mexendo regularmente, bem como a polpa de tomate. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, rectifique os temperos e reserve.

4. Encha os canelones com o preparado da carne. Verta um pouco de molho para o tabuleiro, disponha por cima os canelones e cubra com o restante molho. Leve ao forno pré-aquecido a 170° C durante 35 minutos, retire e sirva.

5. Raviolis de queijo com azeite, alho e ervas.

Ponha as mãos na massa e prepare estes deliciosos raviolis que irão fazer as delicias de toda a família.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a farinha numa tigela, junte uma pitada de sal, os ovos e a colher (sopa) do azeite, bata até obter uma massa lisa e macia, cubra e deixe repousar durante 15 minutos. Entretanto, desfaça o queijo de cabra com um garfo, junte o mel e tempere com a pitada de pimenta, metade da salsa e o cebolinho picados.

2. Estenda metade da massa polvilhada com farinha e disponha por cima colheradas da mistura do queijo, separadas umas das outras. Estenda a restante massa, disponha-a por cima, pressione com os dedos à volta do recheio para colar e corte com um corta massas redondo ou quadrado. Leve um tacho ao lume com água temperada com sal e o fio de óleo, deixe ferver, junte os raviolis, deixe cozer 5 a 6 minutos, retire e escorra.

3. Leve a manteiga e o açúcar ao lume numa frigideira, deixe derreter, adicione as peras descascadas e cortadas em gomos sem sementes e deixe saltear até caramelizar um pouco. Noutra frigideira, aloure os alhos picados e as restantes ervas picadas no dl de azeite, junte os raviólis, salteie mais 1 minuto e sirva com as peras caramelizadas.

6. Frango guisado com esparguete

Quem consegue resistir a um delicioso frango guisado com esparguete?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o frango em pedaços e tempere-os com a cerveja, o pimentão-doce, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Descasque a cebola e os dentes de alho, pique-os finamente, coloque numa panela de pressão, junte a folha de louro e o chouriço cortado em cubos e deixe refogar até ficar douradinho.

3. Adicione depois o frango, a marinada, 2 dl de água e o tomate, mexa, feche a panela e deixe cozinhar durante 20 minutos, depois da panela começar a ferver. Retire a panela do lume e deixe o vapor sair.

4. Coza o esparguete num tacho à parte, em água temperada com sal. Escorra, junte ao molho do frango e sirva.

 

7. Tortellinis à carbonara

Vai conseguir resistir a estes tortelinis à carbonara? E tão fáceis de fazer!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve a cozer os tortellinis em água temperada com sal, depois escorra-os e reserve-os. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave os tomates, faça-lhes um corte em cruz, escalde-os em água a ferver durante 30 segundos, coloque-os numa tigela com água fria, depois retire-lhes a pele e as pevides e pique-os finamente.

2. Retire o courato ao bacon e corte-o em tiras finas. Leve uma frigideira grande ao lume com a manteiga, deixe derreter, junte o bacon, a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que tudo fique douradinho. Adicione se seguida o tomate e deixe cozinhar mais um pouco até que fique macio.

3. Junte então as natas, envolva bem, deixe ferver, adicione os tortelinis cozidos e um pouco de manjericão picado, envolva novamente muito bem, rectifique o sal e deixe ferver até o molho engrossar. Retire do lume e sirva decorado com azeitonas e mais manjericão picado.

8. Salada de massa, tomate e mozzarella fresco

Também em saladas, a massa fria fica deliciosa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a massa em água temperada com sal, retire e escorra. Corte os tomates cereja ao meio e reserve. Descasque e corte os alhos em lâminas. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte o alho e o tomate e deixe alourar ligeiramente.

2. Depois de cozida, escorra a massa e junte-a à frigideira, bem como a polpa de tomate. Envolva e deixe saltear um pouco.

3. Corte o queijo em pedaços grandes, junte à massa e envolva suavemente.

4. Rectifique os temperos de sal e pimenta e acrescente orégãos a gosto. Volte a mexer cuidadosamente, deixe apurar um pouco, retire do lume e sirva.

 

9. Wok de lulas com massa de ovo

Faça uma viagem a oriente e delicie-se com esta massa de ovo com lulas!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as lulas em pedaços. Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, junte as lulas, deixe começar a ferver, desligue o lume e escorra. Coza a massa em água temperada com sal durante 3 minutos e depois escorra.

2. Leve ao lume um wok ou frigideira antiaderente com 2 colheres (sopa) do óleo e deixe aquecer bem. Adicione as lulas, deixe-as cozinhar até ficarem douradinhas, retire-as e reserve-as. Adicione o resto do óleo ao wok ou frigideira, deixe aquecer, junte os legumes congelados e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo regularmente.

3. Adicione novamente as lulas e a malagueta cortada em tiras sem as sementes, tempere com sal, junte o molho de soja e misture. Adicione a massa cozida, envolva bem e sirva polvilhado ou decorado com os coentros. No emprego, aqueça no microondas.

10. Bolo de esparguete

Quem disse que a massa só é utilizada em pratos salgados? Renda-se a este bolo de esparguete!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o esparguete ao meio e leve-o a cozer em água com os paus de canela e as cascas de limão. Depois escorra, rejeitando a canela e as cascas de limão.

2. Ligue o forno a 180°C, unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata bem os ovos com o açúcar e junte depois o óleo, batendo sempre. Adicione a farinha misturada com o fermento batendo sempre, junte depois a canela em pó e a erva-doce e bata mais um pouco. Adicione então o esparguete cozido e misture muito bem.

3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante aproximadamente 50 minutos ou até que fique bem cozido. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar e canela em pó.

Comentários