Clique nas setas

Martinho de Tours, militar, monge, bispo e santo católico, nasceu no ano 316, na Hungria.

Reza a lenda que, num dia gélido e tempestuoso de outono, cavalgava de regresso a casa, quando encontrou um mendigo cheio de frio. Com a espada, cortou o seu manto ao meio e deu-lhe metade. Nesse momento, a tempestade desapareceu e o sol começou a brilhar.

Este milagre é conhecido como “o verão de São Martinho” e, ainda hoje, se comemora todos os dias 11 de novembro, em diversos países, com castanhas assadas, jeropiga e água-pé!

No dia de São Martinho, preparámos-lhe 8 receitas com muito amor, carinho e (obviamente) com as delícias da época: creme e empadas de cogumelos e castanhas, bacalhau de cebolada com castanhas, rojões de porco com castanhas e carne estufada em água-pé. Para o lanche ou sobremesa, um bolo de frutos secos com jeropiga, delícias douradas de castanha e um tentador tiramisu de castanha.

Texto por Daniela Torrinha

 

1. Creme de cogumelos e castanhas

Um creme de cogumelos e castanhas, muito fácil de confecionar, para servir no início da refeição ou para aquecer nos dias mais frios.

Os cogumelos Portobello possuem uma textura mais firme e um sabor acentuado. Ficam deliciosos recheados ou grelhados. Os cogumelos Paris (mais utilizados) têm um sabor mais neutro, o que fazem deles o ingrediente ideal para diversos pratos, saladas, petiscos e sopas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as cebolas e os alhos, lave-os e corte-os grosseiramente. Retire as folhas mais velhas ao alho-francês, corte em rodelas, lave e escorra.

2. Lave bem os cogumelos, seque-os com um pano de cozinha e corte-os em fatias finas.

3. Coloque o azeite num tacho, junte a cebola, o alho e o alho-francês e deixe refogar um pouco. Acrescente depois os cogumelos e as castanhas e envolva com a cebola. De seguida, adicione a água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

4. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, triture a sopa com a varinha mágica até obter um creme. Tempere com sal e pimenta e sirva.

 

2. Empadas de cogumelos e castanhas

Na TeleCulinária adoramos empadinhas. Porque podem ser servidas como entrada, como refeição, quando conjugadas com uma salada ou sopa, ou ao lanche, porque são económicas e fáceis de confecionar e porque são um petisco saboroso.

Estas são confecionadas com cogumelos e castanhas, mas pode dar “asas à sua imaginação” e utilizar outros ingredientes.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola, pique-a e leve a alourar num tacho com o azeite e a folha de louro. Acrescente os cogumelos laminados, o vinho branco, o alho-francês cortado em meias-luas, as natas, sal, pimenta, noz-moscada e cominhos. Rejeite o louro e acrescente as castanhas esmagadas com um garfo. Mexa bem, retifique os temperos e retire do lume.

2. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Estenda a massa folhada, corte círculos do tamanho mais largo da forma e outros mais pequenos.

3. Forre as formas com os círculos maiores e recheie com o preparado de cogumelos e castanhas. Cubra com os círculos menores, pressione as extremidades com os dedos e faça alguns cortes na superfície.

4. Pincele com o ovo batido e leve ao forno, a 175ºC, até ganharem cor. Retire e sirva as empadas mornas ou frias com salada de agrião e cenoura ralada.

 

3. Bacalhau de cebolada com castanhas

Os pratos de bacalhau são, geralmente, apreciados por todos.

Esta receita pode ser confecionada em qualquer altura do ano, para um almoço ou jantar mais especial. Delicie e delicie-se com esta delícia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os dentes de alho. Reserve. Dê um corte nas castanhas e frite-as em óleo bem quente. Retire-as, deixe escorrer sobre papel absorvente e elimine a casca. Reserve.

2. Depois de descongelado, seque bem os lombos de bacalhau e passe-os por farinha. Aqueça o azeite numa frigideira e frite o bacalhau de ambos os lados até que fique douradinho. Retire do lume e reserve.

3. Na mesma frigideira, coloque as cebolas e os alhos, deixe refogar até que fiquem douradinhos. Regue depois com o vinagre, polvilhe com uma pitada de sal, pimenta e pimentão-doce e retire do lume.

4. Coloque as postas de bacalhau nos pratos, disponha as castanhas à volta, deite por cima a cebolada com o azeite e sirva.

4. Rojões de porco com castanhas

Procura uma refeição fácil e económica? Então este prato de rojões de porco com castanhas é a solução indicada. Uma maravilha bem tradicional, para toda a família, reconfortante e rentável.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os rojões de porco, deite-os numa tigela, tempere-os com os dentes de alho picados grosseiramente, a folha de louro, o pimentão-doce, o vinho branco e sal e envolva. Faça um corte na casca das castanhas e leve-as a cozer em água temperada com erva-doce, cravinho e sal.

2. Descasque a cebola e pique-a. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a carne escorrida e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione depois a cebola e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique macia. Junte a marinada da carne e deixe cozinhar, em lume brando, até que tudo fique macio.

3. Rectifique os temperos, acrescente um pouco de água se necessário, adicione a malagueta e as castanhas cozidas descascadas e peladas e deixe cozinhar para apurar. Retire do lume e sirva decorado a gosto.

 

5. Carne estufada em água-pé

A água-pé é uma bebida com baixo teor alcoólico, preparada com água, aguardente e o resíduo da uva no lagar, muito consumida nesta época do ano, tradicionalmente no dia de São Martinho.

Se não beber toda a garrafa, pode preparar esta receita de carne estufada com pickles e, em apenas 45 minutos, tem um prato delicioso, que pode acompanhar com arroz de passas e nozes, castanhas coloradas ou esparguete de legumes e ervas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje o chambão e tempere-o com a água-pé, a folha de louro, sal e piripiri. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.

2. Aqueça o azeite numa panela de pressão, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Adicione a carne com a marinada, feche a panela e deixe ferver durante 25 minutos.

3. Retire a carne, corte-a em fatias e disponha numa travessa. Regue com o molho da panela, polvilhe com os pickles picados e sirva decorado a gosto. Acompanhe com arroz branco ou puré de batata.

 

6. Bolo de frutos secos em jeropiga

A jeropiga, preparada com aguardente e mosto de uva, possui um teor alcoólico superior ao do vinho, é o ingrediente-chave deste bolinho caseiro com nozes, sultanas e amêndoas. Vai saber “que nem ginjas” com um chá quentinho.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e junte depois os ovos, um a um e batendo sempre muito bem. Adicione a jeropiga, o fermento e a farinha e bata muito bem.

2. Pique as nozes e junte-as à tigela. Adicione também a amêndoa palitada e as sultanas e envolva. Verta num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido.

3. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois corte em cubos e sirva-os decorados a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

 

7. Delícias douradas de castanha

Pequenas delícias de castanha, cozinhadas em apenas 35 minutos, para desfrutar no seu magusto. Pode também oferecê-las àqueles de quem mais gosta, pois os melhores presentes são os dados sem data nem hora marcada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Reduza as castanhas a puré. Leve ao lume um tacho com a água, a casca de limão, o pau de canela e o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela e coloque num recipiente.

2. Numa tigela, coloque as gemas, mexa-as e adicione-as ao preparado anterior, em fio e mexendo sempre.

3. Verta novamente para o tacho, junte o puré de castanha e o miolo de amêndoa, leve ao lume e deixe engrossar. Retire, deixe arrefecer, molde em bolinhas, coloque em forminhas de papel e polvilhe com açúcar em pó.

 

8. Tiramisu de castanha

O tiramisu é uma sobremesa italiana, muito apreciada por nós, portugueses. Esta alternativa é feita com castanhas, que lhe dão toque especial e mais “nosso”.

Experimente esta delícia e celebre o dia de São Martinho de uma forma muito doce!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Faça um golpe transversal nas castanhas, coloque-as num tacho com água, tempere com o sal e a erva-doce e leve ao lume para cozer. Depois de cozidas, escorra-as, descasque-as e reduza-as a puré no robot ou no passe-vite.

2. Bata as claras em castelo bem firme e reserve. Bata as gemas com o açúcar em pó até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione o queijo mascarpone aos poucos, batendo sempre até ficar bem misturado. Junte depois o puré de castanhas e, por fim, envolva cuidadosamente as claras.

3. Passe os palitos de champanhe pelo café previamente misturado com o conhaque. Disponha-os num recipiente fundo, cubra com uma camada de creme de castanhas e polvilhe com chocolate em pó. Repita a operação até terminarem os palitos e o creme. Leve ao frio durante cerca de 1 a 2 horas antes de servir.

Comentários