Clique nas setas
Martinho de Tours, militar, monge, bispo e santo católico, nasceu no ano 316, na Hungria.
Reza a lenda que, num dia gélido e tempestuoso de outono, cavalgava de regresso a casa, quando encontrou um mendigo cheio de frio. Com a espada, cortou o seu manto ao meio e deu-lhe metade. Nesse momento, a tempestade desapareceu e o sol começou a brilhar.
Este milagre é conhecido como “o verão de São Martinho” e, ainda hoje, se comemora todos os dias 11 de novembro, em diversos países, com castanhas assadas, jeropiga e água-pé!
No dia de São Martinho, preparámos-lhe 8 receitas com muito amor, carinho e (obviamente) com as delícias da época: creme e empadas de cogumelos e castanhas, bacalhau de cebolada com castanhas, rojões de porco com castanhas e carne estufada em água-pé. Para o lanche ou sobremesa, um bolo de frutos secos com jeropiga, delícias douradas de castanha e um tentador tiramisu de castanha.
Texto por Daniela Torrinha
2. Empadas de cogumelos e castanhas
Na TeleCulinária adoramos empadinhas. Porque podem ser servidas como entrada, como refeição, quando conjugadas com uma salada ou sopa, ou ao lanche, porque são económicas e fáceis de confecionar e porque são um petisco saboroso.
Estas são confecionadas com cogumelos e castanhas, mas pode dar “asas à sua imaginação” e utilizar outros ingredientes.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 unidades
Ingredientes:
- 150 g de castanhas cozidas
- 150 g de cogumelos
- 2 folhas de massa folhada rectangular
- 1 cebola pequena
- 1 alho-francês
- 1 ovo
- 4 colheres (sopa) de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de natas de soja
- 0,5 dl de azeite
- 1 folha de louro
- cominhos secos em folha q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Descasque a cebola, pique-a e leve a alourar num tacho com o azeite e a folha de louro. Acrescente os cogumelos laminados, o vinho branco, o alho-francês cortado em meias-luas, as natas, sal, pimenta, noz-moscada e cominhos. Rejeite o louro e acrescente as castanhas esmagadas com um garfo. Mexa bem, retifique os temperos e retire do lume.
2. Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Estenda a massa folhada, corte círculos do tamanho mais largo da forma e outros mais pequenos.
3. Forre as formas com os círculos maiores e recheie com o preparado de cogumelos e castanhas. Cubra com os círculos menores, pressione as extremidades com os dedos e faça alguns cortes na superfície.
4. Pincele com o ovo batido e leve ao forno, a 175ºC, até ganharem cor. Retire e sirva as empadas mornas ou frias com salada de agrião e cenoura ralada.
3. Bacalhau de cebolada com castanhas
Os pratos de bacalhau são, geralmente, apreciados por todos.
Esta receita pode ser confecionada em qualquer altura do ano, para um almoço ou jantar mais especial. Delicie e delicie-se com esta delícia!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 4 lombos de bacalhau
- 800 g de castanhas
- 3 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 pitada de pimentão-doce
- Farinha q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Óleo para fritar
Instruções:
1. Descasque a cebola e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os dentes de alho. Reserve. Dê um corte nas castanhas e frite-as em óleo bem quente. Retire-as, deixe escorrer sobre papel absorvente e elimine a casca. Reserve.
2. Depois de descongelado, seque bem os lombos de bacalhau e passe-os por farinha. Aqueça o azeite numa frigideira e frite o bacalhau de ambos os lados até que fique douradinho. Retire do lume e reserve.
3. Na mesma frigideira, coloque as cebolas e os alhos, deixe refogar até que fiquem douradinhos. Regue depois com o vinagre, polvilhe com uma pitada de sal, pimenta e pimentão-doce e retire do lume.
4. Coloque as postas de bacalhau nos pratos, disponha as castanhas à volta, deite por cima a cebolada com o azeite e sirva.
4. Rojões de porco com castanhas
Procura uma refeição fácil e económica? Então este prato de rojões de porco com castanhas é a solução indicada. Uma maravilha bem tradicional, para toda a família, reconfortante e rentável.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 700 g rojões de porco
- 600 g castanhas
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 3 dl vinho branco
- 0,5 dl Azeite
- 1 pitada de pimentão-doce
- 1 malagueta
- 1 folha de louro
- erva-doce em pó q.b.
- cravinho em pó q.b.
- Sal q.b.
Instruções:
1. Arranje os rojões de porco, deite-os numa tigela, tempere-os com os dentes de alho picados grosseiramente, a folha de louro, o pimentão-doce, o vinho branco e sal e envolva. Faça um corte na casca das castanhas e leve-as a cozer em água temperada com erva-doce, cravinho e sal.
2. Descasque a cebola e pique-a. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a carne escorrida e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione depois a cebola e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique macia. Junte a marinada da carne e deixe cozinhar, em lume brando, até que tudo fique macio.
3. Rectifique os temperos, acrescente um pouco de água se necessário, adicione a malagueta e as castanhas cozidas descascadas e peladas e deixe cozinhar para apurar. Retire do lume e sirva decorado a gosto.
5. Carne estufada em água-pé
A água-pé é uma bebida com baixo teor alcoólico, preparada com água, aguardente e o resíduo da uva no lagar, muito consumida nesta época do ano, tradicionalmente no dia de São Martinho.
Se não beber toda a garrafa, pode preparar esta receita de carne estufada com pickles e, em apenas 45 minutos, tem um prato delicioso, que pode acompanhar com arroz de passas e nozes, castanhas coloradas ou esparguete de legumes e ervas.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 800 g de chambão de vaca
- 100 g de pickles
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 3,5 dl de água-pé
- 1 folha de louro
- Sal e piripiri q.b
Instruções:
1. Arranje o chambão e tempere-o com a água-pé, a folha de louro, sal e piripiri. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
2. Aqueça o azeite numa panela de pressão, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar até que a cebola fique douradinha. Adicione a carne com a marinada, feche a panela e deixe ferver durante 25 minutos.
3. Retire a carne, corte-a em fatias e disponha numa travessa. Regue com o molho da panela, polvilhe com os pickles picados e sirva decorado a gosto. Acompanhe com arroz branco ou puré de batata.
6. Bolo de frutos secos em jeropiga
A jeropiga, preparada com aguardente e mosto de uva, possui um teor alcoólico superior ao do vinho, é o ingrediente-chave deste bolinho caseiro com nozes, sultanas e amêndoas. Vai saber “que nem ginjas” com um chá quentinho.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 350 g de açúcar
- 300 g de farinha
- 200 g de sultanas
- 150 g de amêndoa palitada
- 100 g de miolo de noz
- 100 g de margarina
- 5 Ovos
- 1 dl de jeropiga
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Margarina para untar
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e junte depois os ovos, um a um e batendo sempre muito bem. Adicione a jeropiga, o fermento e a farinha e bata muito bem.
2. Pique as nozes e junte-as à tigela. Adicione também a amêndoa palitada e as sultanas e envolva. Verta num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido.
3. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois corte em cubos e sirva-os decorados a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.
7. Delícias douradas de castanha
Pequenas delícias de castanha, cozinhadas em apenas 35 minutos, para desfrutar no seu magusto. Pode também oferecê-las àqueles de quem mais gosta, pois os melhores presentes são os dados sem data nem hora marcada.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g sobras de castanha cozida (miolo)
- 200 g açúcar
- 100 g miolo de amêndoa em pó
- 12 gemas
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- 3 dl Água
- açúcar em pó para polvilhar
Instruções:
1. Reduza as castanhas a puré. Leve ao lume um tacho com a água, a casca de limão, o pau de canela e o açúcar e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela e coloque num recipiente.
2. Numa tigela, coloque as gemas, mexa-as e adicione-as ao preparado anterior, em fio e mexendo sempre.
3. Verta novamente para o tacho, junte o puré de castanha e o miolo de amêndoa, leve ao lume e deixe engrossar. Retire, deixe arrefecer, molde em bolinhas, coloque em forminhas de papel e polvilhe com açúcar em pó.