Início Blog Agenda & Notícias Dia do Cacau – 26 de março

    Dia do Cacau – 26 de março

    Clique nas setas

    1Trufas de cacau

    Para celebrar o dia do cacau, 26 de março, selecionámos 10 receitas deliciosas, que prometem agradar a toda a família (sobretudo aos mais gulosos): bolo de cenoura e cacau, mil-folhas com chocolate e amêndoas, canudos de creme de chocolate, tiramisù, bolo salame de cacau, torta de claras com creme de cacau, bolo marmoreado de cacau, trufas de cacau, cheesecake de chocolate e semifrio de cacau.

    Além de melhorar o humor e de diminuir a ansiedade, o cacau tem propriedades antioxidantes e é a principal matéria-prima para a produção do chocolate, um dos ingredientes preferidos dos chefes da TeleCulinária!

    Depois de colhidas, as sementes do cacaueiro são fermentadas, secas ao sol, torradas e moídas, até se transformarem num licor, composto por manteiga de cacau e cacau em pó. Por sua vez, estas substâncias, depois de separadas e misturadas com outras, dão origem aos diversos tipos de chocolate (amargo, meio-amargo, de leite e branco).

    Comece por experimentar as trufas de cacau: rápidas e fáceis de confecionar, são perfeitas para servir com um cafezinho.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite o leite condensado para um tacho, junte o chocolate, mexa e leve ao lume até ferver, sem parar de mexer.

    2. Dissolva o amido de milho no leite, junte ao tacho, mexa bem e deixe cozinhar durante 5 minutos para ficar espesso. Retire do lume, deite para um prato e deixe arrefecer.

    3. Depois molde pequenas bolas com a mistura, passe-as pelo chocolate granulado e coloque-as em forminhas de papel frisado. Sirva de seguida.

    2Bolo de cenoura e cacau

    Não há nada que saiba melhor ao lanche do que uma fatia de um bolo caseirinho, acabado de fazer. Veja a receita do bolo de cenoura e cacau, um clássico que faz sempre sucesso.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora e 15 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Para o bolo:
    Para o creme:

    Instruções:

    1. Para preparar esta receita de bolo de cenoura, unte uma forma com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Descasque e lave as cenouras, corte-as em pedaços e leve-os a cozer em água com a pitada de sal. Depois escorra a cenoura, passe-a pelo passevite e deite numa tigela.

    2. Adicione a manteiga, o açúcar e as gemas e bata muito bem. Junte depois a farinha misturada com o fermento, aos poucos e batendo sempre. Bata então as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado. Verta para a forma e leve ao forno durante 45 minutos.

    3. Entretanto, prepare o creme: deite o açúcar e o cacau em pó para um tacho pequeno, adicione a manteiga e o leite e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

    4. Espete um palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Depois regue com o creme de cacau e sirva decorado a gosto.

    3Bolo de iogurte e cacau

    Saboroso e visualmente apelativo, o bolo marmoreado de cacau é outro clássico muito popular. Aprenda a prepará-lo para adocicar o seu pequeno-almoço, lanche ou sobremesa.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Para preparar esta receita de bolo de iogurte, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, deite os iogurtes, o óleo, o açúcar e os ovos e bata muito bem. Adicione depois a farinha misturada com o fermento, aos poucos e batendo sempre muito bem.

    2. Deite metade da massa anterior noutra tigela, junte o cacau em pó e bata bem. Verta depois numa forma e alternadamente as duas massas, sem as misturar muito. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozido.

    3. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Sirva decorado a gosto e, se quiser, polvilhado com açúcar em pó.

    4Mil folhas com chocolate e amêndoa

    O mil-folhas é um bolo de origem francesa, mas muito apreciado em terras lusas. Apesar de haverem diversas variações da receita, tradicionalmente é composto por três camadas de massa folhada e duas de creme de pasteleiro, cobertas glacé e chocolate.

    A versão que partilhamos consigo é ligeiramente diferente, mas igualmente deliciosa. Veja a receita do mil-folhas com chocolate e amêndoas.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Misture numa tigela o leite condensado com as gemas e mexa bem. Adicione o cacau e a farinha maisena, envolva tudo com as varas. Depois, misture o leite previamente fervido e mexa novamente. Verta o preparado para um tacho e leve ao lume a engrossar mexendo sempre. Deixe arrefecer.

    2. À parte, bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly e envolva no creme. Leve ao frio até ficar firme.

    3. Coloque as placas de massa folhada sobre papel vegetal num tabuleiro, cubra com outro papel vegetal e coloque outro tabuleiro em cima a fazer peso. Leve ao forno a 220ºC cerca de 12 minutos até ficar dourada.

    4. Deixe arrefecer as placas, coloque sobre uma base retângular e faça camadas com a massa e o creme de chocolate, polvilhe com amêndoa e cacau em pó. Leve ao frio para ganhar consistência e corte em doses individuais.

    5Canudos de creme de chocolate

    Os canudos de creme de chocolate são uma variante das cornucópias conventuais (recheadas com doce de ovos), especialmente pensada para os amantes de chocolate, onde o crocante da massa folhada contrasta com a textura cremosa do recheio. Veja a receita e comprove que será impossível provar apenas um!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
    Doses: 10 unidades

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo comprido e corte depois em tiras com aproximadamente 2 cm de largura.

    2. Pincele cones metálicos com margarina. Pincele as tiras de massa com água, enrole-as à volta dos cones, como vê na foto, e coloque depois num tabuleiro de forno salpicado com água. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos. Tire do forno, retire os canudos de massa dos cones e deixe-os arrefecer.

    3. Numa tigela, deite a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e o chocolate em pó (ou cacau) e bata muito bem. Adicione depois os ovos e bata novamente muito bem. Deite num saco de pasteleiro com boquilha frisada, recheie os canudos, polvilhe com granulado de chocolate e sirva decorados a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

    6Bolo salame de cacau

    A simplicidade e facilidade de confeção desta sobremesa encantam qualquer um. Além de económica, é extremamente apetitosa e fácil de fatiar.

    Veja a receita do bolo salame de cacau e adoce a vida!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos + tempo de frio
    Doses: 7 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Parta as bolachas em pedaços grosseiros e deite-os para uma tigela.

    2. Numa tigela à parte, derreta a margarina no microondas, retire, junte o cacau, a frutose e os ovos e bata muito bem. Adicione à tigela da bolacha e envolva muito bem. Deite numa forma de aro amovível, alise e leve ao frio até ficar firme.

    3. Na hora de servir, desenforme, polvilhe com mais cacau e corte em fatias.

    7Torta de claras com creme de cacau

    Apenas 30 minutos são necessários para preparar esta fantástica torta de claras com creme de cacau. É leve, fofa e sabe bem a qualquer hora

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 30 minutos
    Doses: 8 porções

    Ingredientes:

    Para o creme

    Instruções:

    1. Comece pelo creme: leve ao lume um tacho com o leite e a baunilha e deixe aquecer. Numa tigela à parte misture o cacau, com o açúcar e a farinha maisena, junte o leite, em fio e mexendo sempre. Passe a mistura por um coador de rede fina para outro tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver e ficar um creme liso. Retire, deite para uma tigela, tape com película aderente e deixe arrefecer.

    2. Ligue o forno a 180ºc. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e unte-o com creme vegetal.

    3. Bata as claras em castelo e junte o açúcar, aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes. Verta-as depois no tabuleiro, espalhe e leve ao forno durante 8 minutos. Retire e desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó. Deixe arrefecer, retire o papel vegetal e barre a massa com metade do creme. Enrole com a ajuda de um pano e deixe repousar um pouco. Depois retire o pano e sirva decorado com o restante creme, como vê na foto.

    8Tiramisù

    Oriundo de Itália, o tiramisù é um doce de colher muito saboroso, confecionado com apenas seis ingredientes. Veja a receita e viaje pelas diversas camadas e descubra as maravilhas da gastronomia italiana, sem sair da sua mesa.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Para preparar este tiramisù, separe as gemas das claras e bata as gemas até duplicarem de volume. Junte o queijo e continue a bater até obter um creme liso.

    2. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar aos poucos e batendo sempre, até ficarem bem duras e brilhantes. Junte-lhes a mistura do queijo e envolva delicadamente.

    3. Passe os biscoitos pelo café e coloque uma camada no fundo de um tabuleiro ou pirex. Cubra com uma camada de creme, coloque os restantes biscoitos por cima e termine o tiramisú com o resto do creme.

    4. Leve o tiramisù ao congelador até ficar bem firme e depois retire para o frio até ao momento de servir. Sirva o tiramisú polvilhado com cacau em pó.

    9Cheesecake de chocolate

    Este doce, muito popular nos Estados Unidos da América, difundiu-se pelo mundo e conquistou o coração de todos aqueles que o provaram. A nossa receita conjuga uma agradável base de bolacha com um recheio feito à base de chocolate em barra com 70% de cacau. Veja como preparar o cheesecake de chocolate e apaixone-se por esta sobremesa!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos + tempo de frio
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Para massa:

    Instruções:

    1. Prepare a massa: esmague muito bem as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deite para uma tigela, junte o cacau, o chocolate, o açúcar e a margarina e misture bem. Coloque dentro de uma forma de abrir, espalhe bem até forrar o fundo e metade dos bordos da forma e guarde no frio.

    Prepare o recheio:

    1. Parta o chocolate em pedaços, deite-o para uma tigela e leve-o a derreter em banho-maria. Retire e mexa bem.

    2. Coloque a gelatina a demolhar em água fria. Passe o requeijão pelo coador para que fique mais fino e cremoso, deite-o para uma tigela, junte o queijo-creme e o iogurte e mexa muito bem. Adicione o chocolate derretido e mexa bem.

    3. Bata as claras em castelo, junte o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem bem duras e brilhantes.

    4. Escorra a gelatina e leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas, mas sem deixar ferver. Incorpore-a na mistura do requeijão e mexa bem. Adicione depois as claras e misture delicadamente. Coloque dentro da forma e leve ao frio até ficar bem solidificado. Antes de servir, passe os bordos da forma por água quente, abra, desenforme e sirva o cheesecake decorado a gosto.

    10Semifrio de cacau

    É sobre uma base de bolacha waffer que assenta este delicioso semifrio de cacau. A cobertura de chocolate e a amêndoa palitada conferem-lhe um toque crocante e também de elegância. Haverá melhor maneira de terminar a sua refeição?

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 45 minutos + tempo de frio
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    PARA A COBERTURA:

    Instruções:

    1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Leve a derreter em banho-maria a manteiga com o chocolate picado, mexendo de vez em quando, retire, junte as folhas de gelatina escorridas e mexa bem para dissolverem.

    2. Bata o açúcar com as gemas até ficar um creme bastante fofo, adicione ao preparado anterior e misture bem. Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly e envolva também no preparado. Verta depois numa forma untada com óleo, cubra com as bolachas waffer e leve ao frio até solidificar.

    Cobertura:

    1. Ferva as natas, retire do lume, junte o chocolate picado mexendo sempre até ficar bem derretido. Desenforme o semifrio, regue-o com este molho de chocolate morno de modo a cobrir bem, deixe secar, polvilhe com amêndoa palitada e sirva.