Clique nas setas

A 20 de maio comemora-se o Dia Europeu do Mar e, desta forma, iremos celebrar esta data com 10 das melhores receitas. Sendo 97% do nosso país banhado por água, e com uma cultura de pescadores, temos na nossa gastronomia alguns dos melhores pratos com peixes e mariscos que iremos partilhar consigo.

Texto por Catarina Campos

1. Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à zé do pipo

Para começar, nada melhor que o tão tradicional bacalhau à Zé do Pipo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada de sal durante 20 minutos. Leve ao lume um tacho com o leite, deixe ferver, junte as postas de bacalhau e deixe cozer durante 10 minutos. Depois retire o bacalhau, escorra-o e coloque-o num tabuleiro de louça. Reserve o leite de cozer.

2. Descasque as cebolas e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione 1 dl do leite de cozer o bacalhau, mexa, tempere com sal e pimenta, deixe ferver um pouco e retire do lume.

3. Ligue o forno a 200 graus. Escorra as batatas, reduza-as a puré, junte a margarina e mexa bem. Adicione o ovo batido, mexa e junte depois o restante leite de cozer o bacalhau, aos poucos e apenas o necessário até ficar um puré macio e consistente. Rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

4. Espalhe a cebola em cima das postas de bacalhau, deite o puré de batata num saco de pasteleiro com boquilha frisada e disponha em montinhos à volta do bacalhau. Espalhe a maionese em cima do bacalhau, leve ao forno até ficar bem douradinho, retire e sirva quente decorado com raminhos de salsa e azeitonas.

2. Parrilhada de mariscos

Parrilhada de mariscos na brasa

Não há nada melhor que reunir a família e amigos à mesa para desfrutar desta parrilhada de mariscos no final de uma tarde de domingo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje e descongele os camarões, os lagostins, as amêijoas e os mexilhões e tempere-os com o sumo de limão e uma pitada de sal.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Arranje a malagueta, corte-a ao meio, retire-lhe as pevides e pique-a finamente. Numa tigela, misture o azeite com os alhos, a malagueta e um pouco de coentros picados e tempere com sal.

3. Leve a grelhar os mariscos e pincele-os com o molho. Deite tudo numa travessa, regue com o restante molho e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com pão torrado barrado com manteiga.

3. Lulas grelhadas com molho de manteiga

lulas grelhadas com molho de manteiga

Acabadinhas de sair do mar, delicie-se com as lulas bem frescas com o guloso molho de manteiga!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as lulas, tempere-as com sumo de limão a gosto, 1 dente de alho picado, sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos. Leve depois as lulas a grelhar na chapa de ambos os lados e reserve-as em local quente.

2. Numa tigela, junte a manteiga amolecida ou derretida com os restantes 2 dentes de alho picados finamente, coentros picados, mais um pouco de sumo de limão, sal e pimenta e mexa muito bem. Coloque as lulas grelhadas num prato, regue-as com o molho anterior e sirva-as acompanhadas com batatas cozidas.

4. Arroz de polvo no forno com filetes do mesmo

arroz de polvo no forno com filetes

Se o bacalhau é rei, o polvo é o príncipe! Não há nada melhor que uns deliciosos filetes de polvo com arroz do mesmo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o polvo para um tacho, junte água até ficar coberto, leve ao lume e deixe cozer durante 40 minutos. Retire o polvo, deixe-o arrefecer, depois corte-o em pedaços e corte ao meio as partes mais grossas para ficar tipo filete. Tempere-os depois com o sumo de limão e uma pitada de pimenta. Passe a água de cozer pelo coador e leve-a ao lume brando num tacho.

2. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar bem douradinha. Adicione 2 dl da água de cozer o polvo, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos. Junte depois o arroz e mais 1,3 L da água de cozer o polvo a ferver, mexa, rectifique o sal, tape e deixe cozinhar 5 minutos. Depois leve o tacho tapado ao forno pré-aquecido a 200°C durante 20 minutos.

3. Escorra os filetes de polvo, passe-os por farinha e depois pelos ovos batidos e leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos de ambos os lados. Retire, deixe escorrer e sirva acompanhado com o arroz e decorado a gosto.

5. Mexilhões de escabeche

mexilhões de escabeche

Já a saber a verão, não há nada melhor que petiscar uns mexilhões de escabeche.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas e pique os alhos. Descasque e rale a cenoura.

2. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Acrescente depois a cenoura, os mexilhões, o vinho do Porto, a folha de louro, sal, piripiri e pimenta vermelha. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, até que os mexilhões fiquem cozinhados.

3. Retire do lume, regue com o vinagre e envolva. Polvilhe com coentros picados e sirva, se quiser, com batatas cozidas.

6. Cataplana de peixe e marisco

Cataplana de peixe e marisco

Não há nada melhor que juntar o melhor de dois mundos num só prato! E esta cataplana é a prova disso. Vai conseguir resistir?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os peixes, corte-os em pedaços e deite-os numa tigela. Descongele os camarões e junte-os à tigela. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os no copo do robot, ligue 5 segundos na velocidade 5 (6 segundos e velocidade 6 na Mycook) e adicione à tigela. Tempere também com o pimentão-doce, o vinho branco, a folha de louro, o ramo de salsa, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2. Descasque e lave as cebolas e corte-as em rodelas. Arranje e lave os tomates e corte-os igualmente em rodelas. Lave o pimento, corte-o ao meio, rejeite-lhe as pevides e peles brancas e corte-o depois em tiras. Retire o courato ao bacon e corte-o em pedaços pequenos. Junte todos estes ingredientes à tigela do peixe e envolva.

3. Disponha depois tudo em camadas no recipiente para cozinhar a vapor, primeiro os legumes e depois os peixes, o camarão e o bacon. Encaixe no copo com 200 g de água, regue os ingredientes com a marinada e o azeite e programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 25 minutos, na velocidade 2 (velocidade 3 na Mycook). Retire, regue com o caldo do copo e sirva polvilhado com mais salsa picada e acompanhado com arroz branco.

7. Lulas à algarvia

lulas à algarvia

Do algarve vêm as melhores receitas de peixe e marisco. E não há nada melhor que estas belas lulas estufadas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele e lave bem as lulas, tempere-as com o vinho branco, o sumo de limão, a folha de louro, sal e piripiri, envolva e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Descasque e lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada com sal. Leve um tacho ao lume com metade do azeite, deixa aquecer, junte as lulas escorridas e deixe saltear até ganharem cor. Retire as lulas, escorra o molho do tacho e reserve-o.

3. Adicione o resto do azeite ao mesmo tacho, deixe aquecer, junte os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fiquem douradinhos. Adicione novamente as lulas e o pimentão-doce, deixe saltear bem as lulas até que fiquem douradinhas, acrescente depois a marinada e o molho que reservou e deixe cozinhar, em lume brando, até que fiquem macias e com o molho apuradinho. Rectifique os temperos e sirva com as batatas cozidas e polvilhado com salsa picada.

8. Postas de salmão com molho de lima

Salmão com molho de lima

O salmão grelhado sabe bem em qualquer altura do ano, e combinado com este molho de lima, sabe ainda melhor.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere as postas de salmão com os dentes de alho picados, sal e pimenta. Reserve.

2. Numa tigela, coloque a gema com o sumo de lima, uma pitada de sal e a água e mexa tudo muito bem. Adicione depois o óleo em fio, batendo sempre com umas varas. Reserve.

3. Leve as postas de salmão a grelhar de ambos os lados e depois sirva com a maionese de lima.

9. Camarões grelhados com molho de mostarda picante

camarões grelhados com molho de mostarda picante

Quem consegue resistir a uns belos camarões grelhados com um molho de mostarda picante?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Abra os camarões ao meio, mantendo a casca, e leve a grelhar em lume bem forte.

2. Retire as sementes à malagueta e a casca aos alhos, pique-os, coloque numa frigideira com a mostarda e a cerveja, leve ao lume e deixe evaporar o álcool.

3. Junte depois a manteiga, mexendo sempre, bem como o sumo da lima ou limão. Rectifique o sal e regue os camarões com este molho e ou sirva com o molho à parte.

10. Feijoada de choco com camarão

feijoada de choco com camarão

E o que diz a uma bela feijoada de choco com camarão? Impossível de resistir.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele e arranje as tiras de choco, corte as maiores ao meio, coloque-as numa tigela e tempere-as com os dentes de alho picados, sumo de limão, sal e piripiri. Envolva e deixe marinar durante 30 minutos no frio.

2. Descongele os camarões e retire-lhes a casca, deixando-lhes apenas a cabeça e a ponta da cauda. Descasque e lave a cebola, pique-a finamente, deite-a num tacho, junte a folha de louro e o azeite, leve ao lume e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Adicione depois o tomate e deixe refogar, mexendo regularmente, até que fique apuradinho.

3. Junte então as tiras de choco e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e acrescentando água aos poucos se necessário, até que fiquem macias. Adicione de seguida os camarões e o feijão branco com um pouco do molho e deixe cozinhar até apurar muito bem. Rectifique os temperos, retire do lume e sirva polvilhado com coentros picados e acompanhado com arroz branco.

 

11. Comentários