Hoje celebra-se o dia de uma das bebidas mais consumidas do mundo: o café!
Produzido a partir dos gãos torrados do fruto do cafeeiro, pode ser servido quente, frio ou ainda ser utilizado em diversas receitas. Além disso, possui ainda uma série de benefícios para a saúde, entre os quais a prevenção de doenças como o Parkinson, a diabetes e a depressão. Também melhora a atenção, a produtividade e possui propriedade antioxidantes.
Geralmente bebemo-lo simples, com açúcar ou adoçante, de manhã, à tarde ou à noite. Apesar de o expresso ser o mais comum, há quem o prefira curto, outros preferem-no duplo e há ainda quem o prefira misturado com leite (como é o caso da meia de leite ou do “garoto”).
Para os verdadeiros apreciadores, escolhemos 7 receitas com um aroma intenso: tornedó de novilho com cogumelos e molho de café ou costeletas de borrego grelhadas com molho de café e hortelã para o prato principal e, como sobremesa, uma torta de café, um cheesecake de banana com café e amendoins, um bolo de bolacha com café, uma mousse de chocolate e café ou um doce de natas com café. Ora veja!
Texto por Daniela Torrinha
Clique nas setas
1. Tornedó de novilho com cogumelos e molho de café
Esta receita de tornedó de novilho com cogumelos e molho de café vai impressionar os seus convidados. Requintada e saborosa, demora apenas 30 minutos a ser confecionada.
Experimente acompanhá-la com batata-doce frita, com arroz de passas e nozes ou com puré de cenoura.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 4 bifes de lombo de novilho com aprox. 200 g cada (tornedós)
- 250 g de cogumelos portobello ou pleurotes
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2,5 dl de natas
- 1 dl de vinho branco
- 1 dl de azeite
- 0,5 dl de café expresso forte
- 2 raminhos de tomilho
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Tempere os bifes com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com 1 colher (sopa) do azeite, deixe aquecer, junte a carne e deixe corar de ambos os lados. Adicione 1 dente de alho esmagado, o tomilho e 1 colher (sopa) da manteiga, deixe ferver, deite tudo para um tabuleiro de louça ou pirex e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc durante cerca de 4 minutos.
2. Deite o restante azeite na mesma frigideira, adicione os cogumelos arranjados e cortados, deixe saltear até ficarem macios, tempere com sal e pimenta, retire e reserve. Junte o vinho branco à mesma frigideira e deixe cozinhar para evaporar o álcool. Adicione o resto da manteiga e o outro alho laminado e deixe cozinhar um pouco.
3. Misture o café com as natas, verta para a frigideira, envolva, deixe ferver, em lume brando, até ficar ligeiramente espesso e rectifique os temperos. Disponha os cogumelos sobre a carne, regue com este molho e sirva.
2. Costeletas de borrego grelhadas com molho de café e hortelã
Este prato de costeletas de borrego grelhadas com molho de café e hortelã é sempre um êxito. O molho de azeite, mel, café e hortelã conferem-lhe um sabor único e combina na perfeição com o arroz de pinhão e coentros.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 800 g de costeletas de borrego
- 300 g de arroz agulha
- 100 g de pinhões
- 1,5 dl de azeite
- 1 café expresso (aprox. 0,5 dl)
- 2 colheres (sopa) de mel
- Hortelã q.b.
- Coentros q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Tempere as costeletas de borrego com sal e pimenta. Depois leve-as a grelhar de ambos os lados a gosto, retire-as e reserve-as em local quente.
2. Coza o arroz em água temperada com sal, escorra-o, passe-o por água fria e deixe escorrer bem. Leve uma frigideira ao lume com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte os pinhões, mexa, adicione depois coentros picados e o arroz, envolva e deixe saltear um pouco. Rectifique os temperos.
3. Deite o restante azeite para uma tigela, junte o café, o mel e hortelã picada a gosto e misture bem. Pincele as costeletas e sirva-as com o arroz e decoradas a gosto.
3. Doce de natas com café
O doce de natas com café é uma verdadeira perdição!
Camadas alternadas de bolachas do tipo Maria embebidas em café e de natas batidas com leite condensado, servidas bem fresquinhas. Quer um conselho? Faça a receita a duplicar.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1h e 20 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 300 g de bolachas Maria
- 6 dl de natas
- 1 lata de leite condensado
- 2,5 dl de café forte frio
- 2 folhas de gelatina
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Instruções:
1. Triture metade das bolachas até ficarem tipo pão ralado. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água durante 5 minutos, depois escorra-a e leve-a a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Retire e deixe arrefecer.
2. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte o leite condensado, a gelatina e a essência de baunilha e misture delicadamente.
3. Numa taça grande ou em várias pequenas, disponha camadas alternadas da mistura anterior e de bolachas passadas pelo café frio, sendo que a última camada deve ser de bolachas. Leve ao frio até ficar bem fresco e depois sirva polvilhado com a bolacha que triturou e decorado a gosto.
4. Mousse de chocolate e café
20 minutos. Apenas 20 minutos e 6 ingredientes são necessários para confecionar esta deliciosa sobremesa.
A mousse de chocolate com café conjuga o sabor inconfundível da clássica com o travo do café. Um sucesso para apreciar, colherada a colherada…
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de açúcar
- 125 g de cacau em pó
- 125 g de chocolate em pó
- 80 g de manteiga
- 1,5 dl de café
- 8 claras
- Grãos de café para decorar
Instruções:
1. Peneire o chocolate com o cacau em pó. Adicione a manteiga amolecida e o café e envolva muito bem.
2. Bata as claras em castelo com o açúcar e envolva cuidadosamente com o preparado de chocolate. Leve ao frigorífico por cerca de 1 hora e sirva decorado com grãos de café.
5. Bolo de bolacha com café
O bolo de bolacha é uma sobremesa tradicional muito apreciada. Existem diversas variações, todas elas deliciosamente irresistíveis.
A receita que partilhamos consigo é de um bolo de bolacha com café, com uma cobertura feita à base deste ingrediente e de leite condensado.
Ideal para desfrutar a qualquer hora (ou até mesmo fora de horas).
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 400 g bolachas Maria
- 250 g Manteiga
- 200 g açúcar em pó
- 1 lata de leite condensado
- 1 copo grande de café pronto
- 2 colheres (sopa) de café solúvel
- 2 gemas
- bolacha esmigalhada para decorar
Instruções:
1. Misture muito bem 200 g da manteiga com as gemas e o açúcar, até obter uma massa cremosa e homogénea. Reserve um pouco do café pronto, adicione o restante ao creme de manteiga e misture novamente.
2. Passe as bolachas pelo café que reservou, disponha-as num prato, formando uma base em forma de flor, e cubra com uma camada de creme. Continue a formar camadas intercaladas de bolacha e café até terminarem. Cubra todo o bolo com o resto do creme e leve ao frio.
3. Leve ao lume o leite condensado com a restante manteiga e o café solúvel, previamente dissolvido em água. Retire e deixe arrefecer.
4. Retire o bolo do frio e cubra com o creme anterior. Decore com bolacha esmigalhada e sirva.
6. Cheesecake de banana com café e amendoins
Uma base de bolacha do tipo Maria triturada com amendoim, sobre a qual é disposto um creme de banana, queijo mascarpone e café, coberto com fios de chocolate derretido…
Ficou com água na boca? Então prepare, ainda hoje, este fantástico cheesecake de banana com café e amendoins.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 500 g de queijo mascarpone
- 200 g de bolachas Maria
- 200 g de açúcar
- 150 g de miolo de amendoim
- 100 g de chocolate em barra
- 100 g de manteiga
- 3 bananas médias
- 1 dl de café frio
Instruções:
1. Parta as bolachas em pedaços, deite-os para uma picadora, adicione os amendoins e ligue até ficar bem triturado. Deite numa tigela, adicione a manteiga, envolva muito bem, espalhe numa forma de abrir e pressione de modo a cobrir o fundo.
2. Descasque as bananas, corte-as em pedaços, deite-os no liquidificador, junte o queijo mascarpone, o açúcar e o café frio e ligue até obter um creme. Espalhe sobre a base na forma, alise e leve ao frio durante cerca de 2 horas. Depois desenforme com cuidado e disponha num prato.
3. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela e leve ao microondas a 700 watts durante 30 segundos ou até derreter. Retire, mexa bem, regue o cheesecake e sirva decorado a gosto, por exemplo com amendoins torrados.
7. Torta de café
Este doce é como o café: sabe bem a qualquer hora do dia.
O bolo, fofo e enrolado, esconde um saboroso recheio de queijo creme e chantili açucarado. Ideal para servir fatiado, ao lanche ou como sobremesa.
Prepare esta torta de café e contagie a família e os amigos com a sua doçura.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de açúcar
- 170 g de farinha
- 8 Ovos
- 1 colher (sopa) bem cheia de café solúvel
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- Margarina para barrar
- Açúcar para polvilhar
- Papel vegetal
- 200 g de queijo creme
- 150 g de açúcar
- 2 dl de natas
Instruções:
1. Unte um tabuleiro com margarina e forre-o com papel vegetal. Ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, bata bem os ovos, adicionando o açúcar aos poucos até que fique uma mistura volumosa.
2. Junte o café solúvel batendo sempre, adicione depois a farinha peneirada com o fermento e envolva suavemente. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozido. Retire do forno, desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar e deixe arrefecer.
3. O recheio: numa tigela, bata o queijo creme com o açúcar. Noutra tigela, bata as natas em chantilly e envolva-as na mistura. Barre o rectângulo de massa, enrole com a ajuda do pano, deixe arrefecer bem, retire o pano e sirva a torta decorada a gosto.