Clique nas setas

Com a chegada do tempo quente e dos dias mais longos, apetece pegar na família e amigos e fazer um piquenique, aproveitando a sombra e o fresco das árvores. Empadas, pataniscas, rissóis, croquetes, rolinhos de salsicha, pão com chouriço e o bolo de mel. Vá buscar a manta e delicie-se com estas deliciosas coxinhas de frango.

Texto por: Catarina Campos

1. Coxinhas de frango panadas no forno

Coxinhas de frango panadas no forno CHFB 14

Grau de dificuldade: Difícil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Limpe o frango de pele e ossos e desfie-o. Retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os em cubos. Leve ao lume um tacho com azeite, a cebola e os alhos picados e deixe alourar um pouco. Junte o tomate e deixe refogar durante alguns minutos. Adicione o caldo de galinha, o frango, o tomilho picado e pimenta, mexa e deixe apurar. No final, retifique os temperos, adicionando sal, se necessário, e retire do lume. Reserve.

2. Prepare a massa: leve ao lume um tacho com 1 dl de água, o leite, a manteiga e sal. Quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez, mexa bem e retire do lume quando a massa se descolar do tacho. Coloque-a sobre a bancada enfarinhada, bata-a com o rolo e tente amassá-la conforme for arrefecendo. Deixe repousar por cerca de 15 minutos.

3. Molde pequenas bolas com a massa anterior. Espalme-as ligeiramente, coloque no interior um pouco do recheio do frango, feche e molde em formato de pera.

4. Passe as coxinhas por farinha e sacuda bem. Passe-as pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, a 200ºC, até ganharem cor.

2. Empadas de vitela

empadas de vitela

Quem consegue resistir a estas deliciosas empadas de vitela?

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a massa: coloque a farinha numa tigela grande, abra uma cavidade no centro e aí coloque a manteiga, o azeite, o leite, as gemas e o sal. Misture e amasse até ficar tudo bem ligado. Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.

2. Prepare o recheio: aloure a cebola e os alhos picados num tacho com azeite e o louro. Adicione a carne e deixe cozinhar, mexendo até ficar solta. Regue com o vinho branco, junte a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Retire do lume e deixe arrefecer.

3. Após o tempo indicado, elimine a película da massa e disponha-a sobre a bancada polvilhada com farinha. Estenda-a com o rolo, de modo a obter uma espessura fina. Corte a massa em círculos e forre pequenas formas, previamente untadas com manteiga, deixando um bordo de fora. Estenda novamente os excedentes de massa e corte em círculos mais pequenos. Reserve.

4. Recheie as formas com o preparado de carne, pincele o interior do bordo com ovo batido, cubra o recheio com os círculos mais pequenos e coloque por cima o bordo da massa, fechando as empadas. Pincele novamente com ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

3. Pataniscas de bacalhau

0090 Pataniscas de bacalhau CHLJ

Fazem as delícias de pequenos e graúdos, estas pataniscas são as rainhas dos piqueniques!

Veja aqui o video.

4. Rolinhos de salsicha (robot de cozinha)

rolinhos de salsicha

Nos piqueniques ou até mesmo para levar para a praia, estes rolhinhos de salsicha nunca falham!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra as salsichas ”cocktail”, coloque-as num passador de rede, passe-as por água, deixe-as escorrer novamente e seque-as.

2. Deite a manteiga no copo do robot, junte o ovo, a farinha e a pitada de sal e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire a massa do copo, deixe-a repousar um pouco, depois estenda-a numa bancada polvilhada com farinha até obter um rectângulo e corte-a em tiras pequenas. Enrole uma salsicha em cada tira de massa, pincele a extremidade da massa com a gema misturada com o leite e pressione ligeiramente para colar.

3. Coloque em tabuleiros de forno polvilhados com farinha e pincele por cima com a restante mistura da gema. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C durante 20 minutos ou até que a massa fique cozida. Retire do forno, deixe amornar, espete um palito em cada rolinho e sirva.

5. Rissóis de camarão

0167 Rissois de camarao CHMM

De camarão, carne ou peixe, estes rissóis saem sempre bem!

Veja aqui o video.

6. Croquetes económicos

croquetes economicos

Sobrou carne do jantar de ontem à noite? Prepare então uns deliciosos croquetes para o piquenique de hoje!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Pique muito bem a carne na picadora. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Aqueça bem o leite.

2. Num tacho ao lume, derreta a margarina, adicione depois a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Junte depois a farinha, aos poucos e mexendo sempre muito bem, até que fique com um tom acastanhado. Adicione de seguida o leite aos poucos e mexendo sempre até ficar sem grumos.

3. Retire do lume, junte a carne e um pouco de salsa picada, tempere com noz-moscada, sal e pimenta, misture muito bem e deixe arrefecer. Molde pequenos croquetes polvilhando com um pouco de farinha, passe pelos ovos previamente batidos e por pão ralado e leve-os a congelar. Depois frite-os congelados em óleo, deixe-os escorrer sobre uma folha de papel vegetal e sirva-os decorados a gosto.

7. Pão com chouriço, queijo e salva

Pao com chourico queijo e salva 2 D

Um pão com chouriço diferente, mas não menos delicioso!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Dissolva o fermento na água morna. Deite a farinha em cima da mesa, abra-lhe uma cavidade ao meio, junte o azeite, uma pitada de sal, o açúcar e a água com o fermento dissolvido, misture bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Depois faça uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar até triplicar o volume.

2. Retire a pele aos chouriços e corte-os em tiras ou em rodelas finas. Deite a massa em cima de um pano de cozinha polvilhado com farinha, estenda a massa com o rolo até o pano ficar coberto, depois espalhe por cima o chouriço, o queijo ralado e as folhas de salva, enrole a massa com a ajuda do pano de modo a ficar tipo um rolo e feche bem as extremidades.

3. Coloque o rolo no tabuleiro do forno levemente untado com azeite, faça-lhe uns cortes leves por cima e deixe levedar mais 20 minutos. Depois leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos ou até ficar bem cozido, retire, deixe arrefecer um pouco e sirva morno ou frio.

8. Bolo de mel e canela

Bolo de mel com canela CHLM 4

Tão simples e ainda mais saboroso, este bolo de mel fecha com chave de ouro o sue piquenique!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180º graus.

2. Numa tigela junte o mel com o açúcar e a margarina e bata tudo muito bem. Junte depois os ovos um a um batendo sempre.

3. Numa tigela à parte, junte o fermento com a farinha e a canela, envolva tudo muito bem e junte ao preparado anterior.

4. Coloque o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos. Verifique com um palito se está cozido. Retire do lume, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

9. Comentários