Clique nas setas
A poucos meses do verão, as preocupações com o corpo e com a boa forma física aumentam. Depois do natal, da Páscoa e de tantas outras festas, o bikini grita-nos da gaveta a pedir que cortemos em alguns alimentos e, quando menos esperamos, entramos num rodopio entre a fome e a vontade de comer.
Apesar do excesso de peso ser prejudicial à saúde, algumas dietas desequilibradas também o são, pelo que aconselhamos que consulte um nutricionista se está a pensar fazer alguma. Além da falta de energia, podem provocar alterações de humor, ansiedade, fraqueza muscular, pouca disposição para a realização das atividades quotidianas, redução da capacidade de raciocínio e deficiência nutricional.
O objetivo deste dia, celebrado a 6 de maio, é promover a aceitação do corpo, chamar a atenção para os perigos resultantes da obsessão irrealista pela imagem perfeita, educar para uma alimentação saudável e honrar as vítimas de transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia, e todos aqueles que são discriminados por não se enquadrarem nos padrões de beleza impostos pela sociedade.
Festeje esta data dando uma “facadinha na dieta” e saboreando uma ou mais destas 10 receitas (cujas calorias não interessam) que escolhemos para si: pastelinhos de queijo de cabra com mel, empada de farinheira e legumes, arroz de marisco, filetes de pescada recheados, entrecosto frito com migas de batata à alentejana, gratinado de carne picada e tomate, bife à portuguesa com presunto, mousse de caramelo com bolacha ralada, pavê de chocolate com morangos e tarte de natas e fruta.
Texto por Daniela Torrinha
1. Pastelinhos de queijo de cabra com mel
Comemore este dia com quem mais gosta e prepare um jantar. Qualquer refeição mais requintada começa com uma entradinha e esta é indicada para surpreender os convidados.
Feita com massa filo, recheada com queijo fresco, nozes picadas, regada com mel e polvilhada com salsa picada, demora apenas 30 minutos a preparar.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 12 folhas de massa filo
- 400 g de queijo de cabra
- 50 g de nozes picadas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga para pincelar
- Pimenta q.b.
Instruções:
1. Disponha as folhas de massa filo numa bancada e pincele-as com manteiga. Forre depois formas pequenas com esta massa.
2. Leve as formas ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 4 a 5 minutos. Depois retire, deixe e reserve.
3. Desfaça o queijo cabra e recheie as formas, junte o mel, as nozes picadas e a salsa. Tempere com um pouco de pimenta e leve novamente ao forno mais 3 minutos. Sirva decorado a gosto.
2. Empadas de farinheira e cogumelos
Como entrada ou refeição ligeira, acompanhada com salada, esta empada de farinheira e cogumelos é deliciosa. Conseguirá comer apenas uma?
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 8 pessoas
Ingredientes:
- 1 farinheira
- 100 g cogumelos frescos
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 2 cubos de caldo caseiro legumes
- 2 colheres (sopa) Azeite
- 1 colher (sopa) Farinha
- 1 gema batida para pincelar
- Sal e pimenta q.b.
Para a massa de empadas:
- 500 g de farinha
- 2 gemas
- 1 ovo
- 110 g de manteiga
- sal e água q.b.
Instruções:
Para a massa de empadas:
- Coloque a farinha numa tigela e junte o sal. Derreta a manteiga, adicione à farinha e mexa bem.
- Junte as gemas e o ovo e amasse bem até formar uma bola.
- Adicione depois um pouco de água aos poucos, amassando até ficar elástica.
- Depois de bem amassada, tape com o pano e deixe descansar durante 20 minutos. Depois estenda com um rolo e forre pequenas formas para empada.
Para o recheio:
1. Descasque, lave e pique a cebola e o dente de alho. Arranje e lamine os cogumelos. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola, o alho e os cogumelos e deixe cozinhar lentamente.
2. Retire a pele à farinheira, junte-a à frigideira e deixe cozinhar um pouco. Tempere com sal e pimenta, junte o caldo de carne e a farinha e deixe engrossar um pouco.
3. Junte o recheio da farinheira às pequenas formas já forradas com a massa para empadas, feche o rebordo, tape por cima com rodelas de massa e pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 12 minutos. Retire e sirva decoradas a gosto.
3. Filetes de pescada recheados
Sejamos honestos: esta receita é uma verdadeira bomba de sabores, mas também é um prato que pode preparar para uma jantarada entre amigos ou família. Os filetes de pescada são temperados com sumo de limão, depois são recheados com queijo e fiambre, por fim, enrolados em presunto e cobertos um preparado de natas, queijo creme e queijo fundido. Confesse… acabou de ficar com água na boca?
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 8 filetes de pescada
- 4 fatias de presunto
- 4 fatias de fiambre
- 4 fatias de queijo
- 100 g de queijo creme
- 100 g de queijo fundido
- 3 dentes de alho
- 2 dl de natas
- 1 dl de leite
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Sumo de limão q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Descongele os filetes de pescada e tempere-os com os dentes de alho picados, sumo de limão, o leite, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.
2. Corte as fatias de queijo e fiambre para ficarem do tamanho dos filetes. Escorra os filetes, disponha uma fatia de fiambre e uma fatia de queijo sobre metade dos filetes e cubra com os restantes filetes.
3. Enrole uma fatia de presunto à volta de cada par de filetes e coloque num tabuleiro.
4. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos. Retire do forno, escorra o líquido que se formou no tabuleiro e deite-o para um tacho. Junte depois as natas, o queijo creme e o queijo fundido e leve ao lume brando, mexendo sempre até obter um creme liso. Rectifique os temperos, regue os filetes e sirva decorados a gosto. Acompanhe com arroz de sultanas ou legumes a gosto.
4. Arroz de marisco
O arroz de marisco é um clássico da cozinha portuguesa, que nos sabe a tradição e a mar. Este prato prepara-se em apenas 25 minutos, mas vale a pena ser degustado durante mais tempo.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 400 g de cocktail de marisco
- 500 g de arroz carolino
- 1 embalagem de creme de marisco
- 1/2 Pimento Vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento amarelo
- 1 tomate
- 100 g de polpa de tomate
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 gotas de picante
- 1 dl de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal q.b.
Instruções:
1. Descasque, lave e lamine os dentes de alho. Arranje os pimentos, rejeite pevides e peles brancas e corte em cubos. Arranje o tomate e corte também em cubos.
2. Numa panela com água abundante ferva o creme de marisco. Num tacho leve ao lume o azeite com os dentes de alho e a folha de louro e deixe alourar. Junte os pimentos e o tomate e deixe refogar um pouco. Refresque com o vinho branco.
3. Adicione a polpa de tomate, o picante e o creme de marisco e o arroz, na mesma quantidade, ou seja, o recipiente que usar para medir o arroz, é o mesmo para medir o creme de marisco.
4. Deixe levantar fervura, junte o cocktail de marisco e retifique o sal. Junte o arroz de vá mexendo durante cerca de 7 minutos ou até o arroz estar cozido. Retire e sirva decorado a gosto.
5. Entrecosto frito com migas de batata à alentejana
A gastronomia portuguesa é rica em paladares apurados. Com uma “costela alentejana” esta receita de entrecosto frito com migas de batata é uma delícia.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 1 kg de entrecosto
- 800 g de batatas
- 150 g de caldo-verde
- 4 dentes de alho
- 2 dl de vinho branco
- 1 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de massa de pimentão
- Coentros q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Descasque e lave os dentes de alho e lamine-os. Arranje o entrecosto e tempere com os dentes de alho, a massa de pimentão, o vinho branco sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.
2. Lave as batatas e a couve. Leve ao lume um tacho com água e sal, junte as batatas e a couve e deixe cozer. Depois retire e escorra. Retire a pele às batatas, coloque-as num prato e esmague-as com um garfo. Reserve.
3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte o entrecosto e deixe cozinhar. Regue com a marinada e deixe cozinhar mais um pouco. Depois retire a carne e metade do molho. Junte a batata e a couve ao tacho, envolva muito bem e molde em forma de migas, como vê na foto. Acompanhe a carne com as migas e decore com os coentros.
6. Bife à portuguesa com presunto
Se há receita que nunca falha é um bom bife com batatas fritas. Experimenta a nossa sugestão, onde a carne é acompanhada com uma generosa fatia de presunto e um molho suculento.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 800 g de bifes do lombo de vaca
- 4 fatias de presunto
- 3 dentes de alho
- 1 dl de vinho branco
- 100 g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (café) de vinagre
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte os alhos esmagados com a casca e as folhas de louro e deixe aquecer. Adicione os bifes temperados com sal e deixe-os fritar de ambos os lados.
2. Retire os bifes, junte as fatias de presunto, deixe-as fritar até ficarem douradinhas e retire-as.
3. Adicione o vinho branco à mesma frigideira, deixe ferver para evaporar o álcool, junte a manteiga e deixe cozinhar até engrossar.
4. Tempere com sal e pimenta, adicione o vinagre, deixe ferver, junte novamente os bifes e o presunto por cima, deixe aquecer bem e sirva com batatas fritas.
7. Gratinado de carne picada e tomate
As receitas de tabuleiro fazem sempre sucesso à mesa. Experimente este gratinado de carne picada e tomate, com um toque mediterrânico e facílimo de confecionar.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 800 g de carne picada mista
- 400 g de batata
- 400 g de natas de culinária
- 100 g de pão ralado
- 4 tomates maduros
- 6 tomates secos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho, picados
- 1,5 dl de azeite
- 3 folhas de manjericão
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
- Salsa q.b.
- orégãos q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Aqueça 0,5 dl de azeite num tacho largo, junte a carne, tempere com sal e pimenta e deixe refogar. Retire e reserve.
2. No mesmo tacho junte mais 0,5 dl de azeite, adicione o alho e a cebola picados e refogue bem, adicione de novo a carne, junte os oregãos e o manjericão e deixe cozinhar mais um pouco.
3. Leve ao lume as batatas a cozer em água com sal. Retire, deixe arrefecer, rejeite a casca e corte em rodelas. Arranje o tomate e corte-o em rodelas finas. Numa tigela misture as natas com o pão ralado, a manteiga derretida e a salsa. Retifique temperos e envolva muito bem.
4. Num tabuleiro coloque o restante azeite e espalhe uniformemente as rodelas de tomate, o tomate seco, a batata e por cima a carne. Regue com o molho das natas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos. Retire e sirva a gosto.
8. Mousse de caramelo com bolacha ralada
Com bolacha, chocolate, natas, caramelo e leite condensado, esta é uma sobremesa gulosa, rápida de preparar e impossível de resistir!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 100 g de bolacha tipo Maria
- 100 g de chocolate de leite
- 5 folhas de gelatina
- 8 dl de natas
- 1 lata de leite condensado cozido
- 1 dl de caramelo
Instruções:
1. Comece por triturar as bolachas tipo maria, depois pique o chocolate e reserve. Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria.
2. Numa tigela à parte bata as natas em chantilly bem firme. Retire 1/3 das natas e reserve à parte. Junte às restantes natas o leite condensado cozido, o caramelo, as bolachas e envolva suavemente.
3. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e junte ao preparado anterior.
4. Numa taça disponha camadas alternadas do preparado de leite condensado, natas e chocolate, como vê na foto. Leve ao frio, decore a gosto e sirva fresco.
9. Pavê de chocolate com morangos
Chocolate, chantili, morangos e biscoitos de champanhe: a combinação perfeita de ingredientes, num doce de taça que, além de fácil e económico, é simplesmente divinal.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 2 embalagens de biscoitos de champanhe
- 500 ml de natas para bater
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- Morangos q.b.
- Para o creme de chocolate:
- 360 g de chocolate negro em tablete
- 260 g de açúcar
- 80 g de farinha maisena
- 1 l de leite + 300 ml de leite
- 12 gemas
Instruções:
1. Comece por preparar o creme de chocolate: leve ao lume um tacho com 1 l leite e 130 g do açúcar e deixe ferver. Numa tigela, misture bem as gemas com o restante açúcar e depois junte a farinha maisena. Incorpore aos poucos a mistura do leite, mexendo sempre muito bem. Coloque novamente no tacho e leve a lume brando, deixando ferver durante 3 minutos, sem parar de mexer. Retire do lume e reserve.
2. Leve ao lume outro tacho com os 300 ml de leite até ficar bem quente. Junte o chocolate partido em pedaços e deixe derreter completamente. Retire do lume e acrescente aos poucos o creme anterior.
3. Bata as natas com o açúcar até ficarem bem espessas. Coloque um pouco do creme de chocolate em tacinhas ou copos. Disponha por cima uma camada de biscoitos e outra de morangos fatiados. Cubra com mais creme de chocolate e termine com as natas batidas. Decore com mais morangos e sirva fresco.
10. Tarte de natas e frutas
Para os menos radicais, uma tarte com fruta fresca e exótica, que sabe bem a qualquer altura. Sirva-a como sobremesa ou ao lanche e deguste-a, garfada a garfada, sem culpa.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada estendida
- 4 dl de natas
- 1 lata de leite condensado
- 4 folhas de gelatina
- Fruta fresca a gosto q.b.
Instruções:
1. Forre uma tarteira com a massa folhada, encha-a com feijão seco e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 25 minutos. Retire, elimine o feijão e deixe arrefecer. Desenforme e coloque num prato.
2. Demolhe a gelatina em água fria, escorra-a e derreta-a em banho-maria. Coloque o leite condensado numa tigela, junte a gelatina e mexa para ficar bem incorporada.
3. Bata as natas em chantili, envolva com o preparado de leite condensado e deite dentro da massa folhada cozida.
4. Descasque e corte a fruta a gosto. Disponha-a sobre o recheio da tarte e leve ao frigorífico durante 1 hora.