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A poucos meses do verão, as preocupações com o corpo e com a boa forma física aumentam. Depois do natal, da Páscoa e de tantas outras festas, o bikini grita-nos da gaveta a pedir que cortemos em alguns alimentos e, quando menos esperamos, entramos num rodopio entre a fome e a vontade de comer.

Apesar do excesso de peso ser prejudicial à saúde, algumas dietas desequilibradas também o são, pelo que aconselhamos que consulte um nutricionista se está a pensar fazer alguma. Além da falta de energia, podem provocar alterações de humor, ansiedade, fraqueza muscular, pouca disposição para a realização das atividades quotidianas, redução da capacidade de raciocínio e deficiência nutricional.

O objetivo deste dia, celebrado a 6 de maio, é promover a aceitação do corpo, chamar a atenção para os perigos resultantes da obsessão irrealista pela imagem perfeita, educar para uma alimentação saudável e honrar as vítimas de transtornos alimentares, como a anorexia e bulimia, e todos aqueles que são discriminados por não se enquadrarem nos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Festeje esta data dando uma “facadinha na dieta” e saboreando uma ou mais destas 10 receitas (cujas calorias não interessam) que escolhemos para si: pastelinhos de queijo de cabra com mel, empada de farinheira e legumes, arroz de marisco, filetes de pescada recheados, entrecosto frito com migas de batata à alentejana, gratinado de carne picada e tomate, bife à portuguesa com presunto, mousse de caramelo com bolacha ralada, pavê de chocolate com morangos e tarte de natas e fruta.

Texto por Daniela Torrinha

1. Pastelinhos de queijo de cabra com mel

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Comemore este dia com quem mais gosta e prepare um jantar. Qualquer refeição mais requintada começa com uma entradinha e esta é indicada para surpreender os convidados.

Feita com massa filo, recheada com queijo fresco, nozes picadas, regada com mel e polvilhada com salsa picada, demora apenas 30 minutos a preparar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Disponha as folhas de massa filo numa bancada e pincele-as com manteiga. Forre depois formas pequenas com esta massa.

2. Leve as formas ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 4 a 5 minutos. Depois retire, deixe e reserve.

3. Desfaça o queijo cabra e recheie as formas, junte o mel, as nozes picadas e a salsa. Tempere com um pouco de pimenta e leve novamente ao forno mais 3 minutos. Sirva decorado a gosto.

2. Empadas de farinheira e cogumelos

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Como entrada ou refeição ligeira, acompanhada com salada, esta empada de farinheira e cogumelos é deliciosa. Conseguirá comer apenas uma?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para a massa de empadas:

  • 500 g de farinha
  • 2 gemas
  • 1 ovo
  • 110 g de manteiga
  • sal e água q.b.

 

Instruções:

Para a massa de empadas:

  1. Coloque a farinha numa tigela e junte o sal. Derreta a manteiga, adicione à farinha e mexa bem.
  2. Junte as gemas e o ovo e amasse bem até formar uma bola.
  3. Adicione depois um pouco de água aos poucos, amassando até ficar elástica.
  4. Depois de bem amassada, tape com o pano e deixe descansar durante 20 minutos. Depois estenda com um rolo e forre pequenas formas para empada.

Para o recheio:

1. Descasque, lave e pique a cebola e o dente de alho. Arranje e lamine os cogumelos. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola, o alho e os cogumelos e deixe cozinhar lentamente.

2. Retire a pele à farinheira, junte-a à frigideira e deixe cozinhar um pouco. Tempere com sal e pimenta, junte o caldo de carne e a farinha e deixe engrossar um pouco.

3. Junte o recheio da farinheira às pequenas formas já forradas com a massa para empadas, feche o rebordo, tape por cima com rodelas de massa e pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 12 minutos. Retire e sirva decoradas a gosto.

3. Filetes de pescada recheados

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Sejamos honestos: esta receita é uma verdadeira bomba de sabores, mas também é um prato que pode preparar para uma jantarada entre amigos ou família. Os filetes de pescada são temperados com sumo de limão, depois são recheados com queijo e fiambre, por fim, enrolados em presunto e cobertos um preparado de natas, queijo creme e queijo fundido. Confesse… acabou de ficar com água na boca?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo para marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descongele os filetes de pescada e tempere-os com os dentes de alho picados, sumo de limão, o leite, sal e pimenta. Deixe marinar durante 30 minutos.

2. Corte as fatias de queijo e fiambre para ficarem do tamanho dos filetes. Escorra os filetes, disponha uma fatia de fiambre e uma fatia de queijo sobre metade dos filetes e cubra com os restantes filetes.

3. Enrole uma fatia de presunto à volta de cada par de filetes e coloque num tabuleiro.

4. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos. Retire do forno, escorra o líquido que se formou no tabuleiro e deite-o para um tacho. Junte depois as natas, o queijo creme e o queijo fundido e leve ao lume brando, mexendo sempre até obter um creme liso. Rectifique os temperos, regue os filetes e sirva decorados a gosto. Acompanhe com arroz de sultanas ou legumes a gosto.

4. Arroz de marisco

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O arroz de marisco é um clássico da cozinha portuguesa, que nos sabe a tradição e a mar. Este prato prepara-se em apenas 25 minutos, mas vale a pena ser degustado durante mais tempo.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine os dentes de alho. Arranje os pimentos, rejeite pevides e peles brancas e corte em cubos. Arranje o tomate e corte também em cubos.

2. Numa panela com água abundante ferva o creme de marisco. Num tacho leve ao lume o azeite com os dentes de alho e a folha de louro e deixe alourar. Junte os pimentos e o tomate e deixe refogar um pouco. Refresque com o vinho branco.

3. Adicione a polpa de tomate, o picante e o creme de marisco e o arroz, na mesma quantidade, ou seja, o recipiente que usar para medir o arroz, é o mesmo para medir o creme de marisco.

4. Deixe levantar fervura, junte o cocktail de marisco e retifique o sal. Junte o arroz de vá mexendo durante cerca de 7 minutos ou até o arroz estar cozido. Retire e sirva decorado a gosto.

5. Entrecosto frito com migas de batata à alentejana

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A gastronomia portuguesa é rica em paladares apurados. Com uma “costela alentejana” esta receita de entrecosto frito com migas de batata é uma delícia.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e lamine-os. Arranje o entrecosto e tempere com os dentes de alho, a massa de pimentão, o vinho branco sal e pimenta e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Lave as batatas e a couve. Leve ao lume um tacho com água e sal, junte as batatas e a couve e deixe cozer. Depois retire e escorra. Retire a pele às batatas, coloque-as num prato e esmague-as com um garfo. Reserve.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte o entrecosto e deixe cozinhar. Regue com a marinada e deixe cozinhar mais um pouco. Depois retire a carne e metade do molho. Junte a batata e a couve ao tacho, envolva muito bem e molde em forma de migas, como vê na foto. Acompanhe a carne com as migas e decore com os coentros.

6. Bife à portuguesa com presunto

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Se há receita que nunca falha é um bom bife com batatas fritas. Experimenta a nossa sugestão, onde a carne é acompanhada com uma generosa fatia de presunto e um molho suculento.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, junte os alhos esmagados com a casca e as folhas de louro e deixe aquecer. Adicione os bifes temperados com sal e deixe-os fritar de ambos os lados.

2. Retire os bifes, junte as fatias de presunto, deixe-as fritar até ficarem douradinhas e retire-as.

3. Adicione o vinho branco à mesma frigideira, deixe ferver para evaporar o álcool, junte a manteiga e deixe cozinhar até engrossar.

4. Tempere com sal e pimenta, adicione o vinagre, deixe ferver, junte novamente os bifes e o presunto por cima, deixe aquecer bem e sirva com batatas fritas.

7. Gratinado de carne picada e tomate

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As receitas de tabuleiro fazem sempre sucesso à mesa. Experimente este gratinado de carne picada e tomate, com um toque mediterrânico e facílimo de confecionar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça 0,5 dl de azeite num tacho largo, junte a carne, tempere com sal e pimenta e deixe refogar. Retire e reserve.

2. No mesmo tacho junte mais 0,5 dl de azeite, adicione o alho e a cebola picados e refogue bem, adicione de novo a carne, junte os oregãos e o manjericão e deixe cozinhar mais um pouco.

3. Leve ao lume as batatas a cozer em água com sal. Retire, deixe arrefecer, rejeite a casca e corte em rodelas. Arranje o tomate e corte-o em rodelas finas. Numa tigela misture as natas com o pão ralado, a manteiga derretida e a salsa. Retifique temperos e envolva muito bem.

4. Num tabuleiro coloque o restante azeite e espalhe uniformemente as rodelas de tomate, o tomate seco, a batata e por cima a carne. Regue com o molho das natas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos. Retire e sirva a gosto.

8. Mousse de caramelo com bolacha ralada

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Com bolacha, chocolate, natas, caramelo e leite condensado, esta é uma sobremesa gulosa, rápida de preparar e impossível de resistir!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por triturar as bolachas tipo maria, depois pique o chocolate e reserve. Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria.

2. Numa tigela à parte bata as natas em chantilly bem firme. Retire 1/3 das natas e reserve à parte. Junte às restantes natas o leite condensado cozido, o caramelo, as bolachas e envolva suavemente.

3. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver e junte ao preparado anterior.

4. Numa taça disponha camadas alternadas do preparado de leite condensado, natas e chocolate, como vê na foto. Leve ao frio, decore a gosto e sirva fresco.

9. Pavê de chocolate com morangos

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Chocolate, chantili, morangos e biscoitos de champanhe: a combinação perfeita de ingredientes, num doce de taça que, além de fácil e económico, é simplesmente divinal.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por preparar o creme de chocolate: leve ao lume um tacho com 1 l leite e 130 g do açúcar e deixe ferver. Numa tigela, misture bem as gemas com o restante açúcar e depois junte a farinha maisena. Incorpore aos poucos a mistura do leite, mexendo sempre muito bem. Coloque novamente no tacho e leve a lume brando, deixando ferver durante 3 minutos, sem parar de mexer. Retire do lume e reserve.

2. Leve ao lume outro tacho com os 300 ml de leite até ficar bem quente. Junte o chocolate partido em pedaços e deixe derreter completamente. Retire do lume e acrescente aos poucos o creme anterior.

3. Bata as natas com o açúcar até ficarem bem espessas. Coloque um pouco do creme de chocolate em tacinhas ou copos. Disponha por cima uma camada de biscoitos e outra de morangos fatiados. Cubra com mais creme de chocolate e termine com as natas batidas. Decore com mais morangos e sirva fresco.

10. Tarte de natas e frutas

tarte de natas e fruta

Para os menos radicais, uma tarte com fruta fresca e exótica, que sabe bem a qualquer altura. Sirva-a como sobremesa ou ao lanche e deguste-a, garfada a garfada, sem culpa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma tarteira com a massa folhada, encha-a com feijão seco e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 25 minutos. Retire, elimine o feijão e deixe arrefecer. Desenforme e coloque num prato.

2. Demolhe a gelatina em água fria, escorra-a e derreta-a em banho-maria. Coloque o leite condensado numa tigela, junte a gelatina e mexa para ficar bem incorporada.

3. Bata as natas em chantili, envolva com o preparado de leite condensado e deite dentro da massa folhada cozida.

4. Descasque e corte a fruta a gosto. Disponha-a sobre o recheio da tarte e leve ao frigorífico durante 1 hora.

 

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