Clique nas setas

A dia 1 de junho, comemora-se o dia das crianças como forma de relembrar que elas são o nosso futuro e que, por esse motivo, precisamos de protegê-las, de defender os seus direitos e de as educar com carinho e compreensão. Se tem filhos, irmãos, sobrinhos ou trabalha com pequeninos, brinde-os com atividades e momentos divertidos: visite um museu, vá até ao jardim zoológico, faça um piquenique, proporcione momentos lúdicos, com jogos, teatros, música e dança, ou simplesmente organize um lanchinho.

Porque a TeleCulinária sabe tudo sobre cozinhar com amor, sugerimos-lhe 10 receitas para fazer para ou com os mais pequenos: mini hambúrgueres divertidos, pizza enformada com fatia de pão de forma, lagartinhas de sanduíches de atum e ovo, paleta de pintor, pipocas coloridas em pauzinhos, caracóis de fruta com creme de avelã, queques coloridos, potinhos de iogurte com framboesas, trufas de coco e chocolate e gomas coloridas.

Texto por: Daniela Torrinha

1. Mini hambúrgueres divertidos

Mini Hamburgueres

Estes mini hambúrgueres de almôndegas de vaca são económicos e fáceis de fazer. Além disso, são também uma forma divertida de incluir legumes na alimentação das crianças.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer um pouco. Espalme as almôndegas, tempere-as com sal, junte-as à frigideira e deixe-as cozinhar de ambos os lados. Retire do lume, disponha metade das fatias do queijo sobre os hambúrgueres e reserve.

2.  Abra os pães ao meio, leve-os ao forno a 200ºC durante cerca de 2 minutos, retire, barre as metades inferiores com a maionese e ketchup, disponha as folhas de alface, os tomates cortados em rodelas e de seguida os hambúrgueres.

3. Corte as restantes fatias de queijo em rectângulos arredondados nas pontas e faça um risco no centro com um pouco de ketchup. Disponha nos pães com uma das pontas sobre a carne e outra a sair fora do pão, como vê na foto. Coloque as outras metades dos pães por cima e decore com os feijões frade.

2. Pizza enformada com fatia de pão de forma

Pizza enformada com fatia de pão de forma

E que tal uma alternativa à pizza tradicional, em que a base é feita com pão de forma? Esta receita é muito rápida de preparar e é um snack ideal para o lanche.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Corte os tomates ao meio, retire as pevides e coloque num tacho. Corte grosseiramente a cebola e o alho, junte ao tacho. Regue com o azeite, tempere com uma pitada de sal e leve a lume brando, mexendo se vez em quando até que tudo fique macio. Retire do lume e triture tudo muito bem. Reserve.

2.  Retire a pele à linguiça e corte-a em rodelas. Corte o pão com um corta massa, e leve a torrar ligeiramente. Retire e esfregue as fatias de pão com o alho. Reserve.

3. Coloque um pouco de tomate, metade de uma fatia de queijo e linguiça. Repita como vê na foto. Na última camada, polvilhe com o queijo ralado. Coloque num tabuleiro e leve ao forno na função gril até derreter o queijo. Retire do forno, decore a gosto e sirva.

3. Lagartinhas de sanduíches de atum e ovo

Sanduiche de Pasta de Atum e Ovo Cozido

Quando lidamos com crianças, precisamos de puxar pela imaginação, sobretudo quando implica cozinhar. Estas sanduíches de pão de forma com atum, tomates-cereja, pepino e ovo vão fazer as delícias da pequenada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza os ovos, deixe ferver durante 12 minutos, coloque a arrefecer em água fria, descasque e corte em rodelas finas. Corte as fatias de pão de forma com um aro pequeno redondo.

2.  Deite o atum escorrido numa tigela, junte a maionese, o ketchup, a cebola e as azeitonas picadas muito finamente e misture bem até ficar uma pasta. Junte salsa picada e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Barre os círculos de pão com esta pasta e disponha uma rodela de ovo cozido por cima. Coloque umas por cima das outras e prenda com palitos, fazendo quatro “lagartinhas”.

3. Lave o pepino, corte-o em rodelas grossas, faça alguns círculos mais pequenos para fazer os olhos, corte as restantes em triângulos pequenos e coloque-os nas laterais, como vê na imagem.

4. Com os tomates cereja, as rodelinhas de pepino, cebolinho e um pouco de azeitona, construa a cabeça da lagarta e prenda com um palito.

4. Quiches mini de queijo e fiambre

Quiches Mini de Queijo e Fiambre

Tudo o que é pequeno tem outra graça. Estas quiches de queijo e fiambre, em formato mini, são ótimas para comer em qualquer altura. A decoração, com vegetais e em forma de joaninha, dá-lhes um “ar de graça”.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata os ovos com a farinha, junte as natas, mexa bem e tempere com sal e pimenta. Corte a massa folhada em rodelas, forre forminhas e apare.

2. Distribua os cubinhos de queijo e fiambre pelas forminhas, regue com a mistura dos ovos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 a 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

3. Lave e corte os tomates cereja ao meio mas sem os separar totalmente, retire um pouco da polpa se necessário e coloque-os sobre as mini quiches. Corte os pepinos em pedacinhos com 0,5 cm, espete-lhes um pouco de cebolinho e disponha junto dos tomates para fazer “joaninhas”, como vê na foto. Faça as pintas com um pouco de queijo creme ou pedacinhos de azeitonas pretas e sirva.

5. Paleta de pintor (robot de cozinha)

Paleta de pintor

Porque a vida é uma tela em branco, ensine a sua criança a desenhar um futuro risonho, partilhando momentos e criando memórias felizes. Esta sandes de atum, ovo, alface e milho em forma de paleta de pintor é uma forma divertida e rápida de puxar pela criatividade de miúdos e graúdos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque o copo de rede no copo do robot, junte os ovos, cubra com água e programe a 100°C, durante 15 minutos, na velocidade 2 (velocidade 3 na Mycook). Retire os ovos do copo e coloque-os em água fria.

2. Corte o pão em fatias no sentido do comprimento e depois apare as fatias dando a forma de ”paletas” como vê na foto. Escorra bem o atum, desfie-o e deite-o numa tigela. Deite o milho num passador de rede, passe por água, deixe escorrer bem, junte ao atum e misture. Descasque os ovos e corte-os em rodelas. Lave e arranje as folhas de alface.

3. Prepare depois as sandes com as fatias de pão, a alface, a mistura do atum e as rodelas de ovo cozido, utilizando 2 ou 3 fatias de pão em cada uma. Decore a gosto ou como vê na foto e sirva.

6. Pipocas coloridas em pauzinhos

Pipocas Coloridas em Pauzinhos

Com apenas quatro ingredientes se faz esta guloseima: pipocas, chocolate, natas e açúcar em pó! Pode decorá-las com granulado colorido ou com outro topping, tornando-as ideais para servir em festas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 8 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte 8 copos com óleo e reserve.

2. Divida as pipocas pelos copos e espete um pau em cada uma delas. Reserve.

3. Ferva as natas num tacho, junte o chocolate partido em pedaços e o açúcar. Mexa tudo muito bem.

4. Divida o preparado pelos copinhos e leve ao frio até que o chocolate solidifique. Na hora de servir, desenforme e polvilhe com o granulado colorido.

7. Caracóis de fruta com creme de avelã

Um snack muito saudável, para comer a qualquer hora do dia. Se a sua criança é daquelas que não gosta de fruta, experimente preparar estes caracóis de maçã, abacaxi e papaia, com chocolate e pintarolas!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as rodelas de abacaxi, rejeite-lhes a parte mais dura do meio e corte-as em tiras. Com uma faca, faça uma pequena incisão no centro, a todo o comprimento das tiras. Lave e corte as maçãs com casca em rodelas de 0,5 cm de espessura e apare num dos lados.

2. Recheie as cavidades do abacaxi com um pouco do creme de avelã, coloque a maçã em cima com a base para baixo, como vê na imagem. Deite o restante creme de avelã num saco de pasteleiro com boquilha lisa fina e disponha nas laterais da maçã, com efeito de caracol.

3. Descasque e corte a papaia em palitos finos, disponha como vê na imagem e decore com as pintarolas. Sirva decorado com as restantes pintarolas e palitos de papaia.

8. Queques coloridos

Queques coloridos

Estes queques são muito amorosos e práticos para comer tanto na escola como em casa, ao lanche. Pode servi-los simples ou decorados e decorá-los como preferir!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 10 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte 10 forminhas de queque com manteiga e polvilhe-as com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Leve um tacho ao lume com o leite e a casca de limão, deixe ferver, retire e rejeite a casca. Numa tigela, bata bem o açúcar com a manteiga e adicione os ovos, um a um e batendo sempre. Junte o leite em fio e batendo sem parar, depois a farinha e o fermento e bata muito bem até que a massa faça bolhas.

3. Verta o preparado anterior para as formas e leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até que fiquem cozidos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

4. Divida o açúcar em pó por 3 tigelas, junte umas gotas de corante alimentar e 1 colher (chá) de água a cada uma e misture bem. Se ficar muito líquido, junte mais um pouco de açúcar. Cubra depois os queques com as misturas coloridas, como vê na foto, utilizando um saco de pasteleiro. Polvilhe com pepitas coloridas a gosto e sirva.

9. Potinhos de iogurte com framboesas

Potes de Iogurte com Framboesas

Com bolacha tipo Maria, natas, iogurte, mel e framboesas, esta é uma daquelas receitas que nunca falham. Fresca, económica, rápida e fácil de fazer… para comer ao lanche ou como sobremesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly bem firme. Junte depois os iogurtes gregos e o mel e envolva suavemente.

2. Esmague bem as framboesas com um garfo ou no liquidificador. Parta as bolachas em pedaços, deite-os para uma picadora e ligue até ficar em pó.

3. Em tacinhas ou boiões, disponha camadas alternadas da mistura de iogurte, framboesas e bolacha. Sirva fresco.

10. Trufas de coco e chocolate

Trufas de Coco e Chocolate

Prepare estas trufas de coco e chocolate em forma de aranha ou ratinho e, em menos de uma hora, irá ter um miminho divertido e delicioso para as crianças.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 10 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o leite condensado cozido para um tacho, junte 50 g da manteiga e o chocolate negro partido em pedaços, leve a banho-maria e mexa até engrossar. Leve outro tacho a banho-maria com o leite condensado, o chocolate branco em pedaços e os restantes 20 g de manteiga e mexa até ficar homogéneo e engrossar. Deite cada mistura para uma tigela e leve ao frio até ficar bem espesso e moldável.

2. Retire as tigelas do frio, molde bolinhas com a mistura escura e passe-as pelo granulado de chocolate. Faça também algumas bolinhas com a mistura clara, passe-as por granulado, molde bolas maiores com o resto e passe pelo coco ralado.

3. Decore as bolas mais pequenas com bolinhas e raspas ou tiras de chocolate de modo a fazer aranhas. Decore as bolas brancas maiores com feijões, pedacinhos de fruta e também raspas ou tiras de chocolate para fazer ratinhos.

11. Gomas coloridas (robot de cozinha)

Gomas coloridas

Todas as crianças adoram de gomas! Esta receita vai fazer sucesso em festas e é ideal para decorar as mesas ou para oferecer, em saquinhos. São muito rápidas de preparar e levam apenas três ingredientes: gelatina, açúcar e água!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 24 doses

Ingredientes:

Instruções:

1. Separe as folhas de gelatina em dois conjuntos de 10 e demolhe-as separadamente em água fria.

2. Deite metade do açúcar no copo, junte 300 g da água e programe a 100°C, durante 5 minutos, na velocidade 2. Adicione depois um dos pacotes de gelatina e ligue 10 segundos na velocidade 2. Adicione 10 folhas de gelatina escorridas e programe a 100°C, durante 5 minutos, na velocidade 2. Deite num tabuleiro e leve ao frio durante 8 horas.

3. Prepare a outra gelatina repetindo os passos anteriores e utilizando o resto do açúcar, da água e das folhas de gelatina escorridas. Deite para outro tabuleiro e leve ao frio.

4. Retire as gelatinas do frio, corte-a em cubos, passe-os por açúcar, coloque-os numa taça e sirva decorados a gosto.

 

12. Comentários