Toda a gente adora pizza (bem… quase toda), mas o facto é que, além de ser muito fácil de cozinhar, é daquelas coisas que dá um tremendo prazer comer.
Crê-se que é uma herança do povo egípcio que, há mais de 5 000 anos, foi o pioneiro na arte de amassar farinha com água! A massa era cozinhada em fornos rústicos e serviu de inspiração para os italianos, que lhe adicionaram tomate, ervas regionais e azeite.
Atualmente é um ex-libris da gastronomia italiana e faz furor pelo mundo, de tal forma que, a 10 de julho, se celebra-se o facto de ter sido inventada. Muitas pizzarias fazem promoções, mas não acha que uma fatia caseirinha sabe muito melhor?
Escolhemos 10 receitas, entre salgadas e doces, para preparar para si e para a sua família: para ser vir como entrada, pode optar pelas mini pizzas de atum ou pela pizza de queijo e figos. Se quer servir esta iguaria como refeição principal ou num lanche ajantarado, escolha entre a pizza de sardinha e pimentos, a pizza calzone, a pizza bolonhesa ou a pizza de frango. Selecionámos também duas opções mais arrojadas – a pizza de batata e a pizza de abóbora – para quem procura inovar na cozinha e aprecia vegetais. Por fim (e para a sobremesa ou lanche), escolhemos uma pizza brigadeiro com framboesas e uma pizza de maçã com doce de goiaba.
Texto por Daniela Torrinha
Clique nas setas
1. Mini pizzas de atum
Rápidas de fazer, e em formato mini, são excelentes para servir como entrada, para lanche e, quem sabe, até para levar para a praia. Experimente!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 12 pessoas
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa fresca para pizza (espessura grossa)
- 1 lata de atum em conserva
- 6 tomates maduros
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimento pequeno verde
- 80 g de queijo ralado para pizza
- 50 ml de azeite
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Azeitonas pretas em rodelas q.b.
- Orégãos secos q.b.
- Sal q.b.
Instruções:
1. Retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os em cubos. Descasque e pique a cebola e os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, os alhos e a cebola e deixe alourar. Acrescente o tomate, tempere com sal e o açúcar e deixe o molho reduzir. Retire do lume, deixe arrefecer e reduza a puré.
2. Limpe o pimento e corte-o em pequenas tiras. Escorra as azeitonas e seque-as com papel absorvente.
3. Desenrole a massa, mantendo por baixo o papel vegetal. Corte pequenos círculos, elimine o excesso de massa e afaste-os uns dos outros. Transfira o papel com os círculos para um tabuleiro grande e barre a massa com o molho de tomate, deixando uma margem à volta.
4. Distribua pelas mini pizzas o atum escorrido, as tiras de pimento, o queijo e as azeitonas. Polvilhe com orégãos e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 15 minutos. Sirva de seguida.
2. Pizza de queijo e figos
Não se deixe enganar pelo “aspeto gourmet” desta receita: é económica e fácil de preparar. Além disso é confecionada com fruta e legumes da época – o figo, o tomate e a rúcula.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 200 gr de farinha de trigo
- 250 gr de farinha integral
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 saqueta de fermento padeiro (11 g)
- 4,5 dl de água morna
- Farinha para polvilhar
- Azeite para untar
- 600 gr de tomates maduros
- 1 colher de sobremesa de orégãos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 bola de queijo mozzarella fresco
- 6 figos frescos
- 100 gr g de rúcula
Instruções:
1. Prepare a massa: deite as farinhas em cima da mesa, misture-as e abra-lhes uma cavidade ao meio, junte o sal e o azeite e envolva.
2. Numa tigela misture o fermento com a água, junte a mistura da farinha e trabalhe muito bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe-a levedar até duplicar o volume.
3. Entretanto mergulhe os tomates em água a ferver durante 20 segundos, depois retire-os e passe-os por água fria. Retire-lhes a pele, corte-os ao meio, retire as pevides e pique-os. Coloque-os numa tigela, junte os orégãos, o azeite e o sal, misture e guarde.
4. Ligue o forno a 200ºC e unte o tabuleiro do forno com azeite. Deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com o rolo e deixe-a em forma retangular e com uma espessura fina. Coloque a massa no tabuleiro, pique-a com um garfo e leve ao forno até ficar douradinha e crocante. Retire do forno, espalhe em cima o tomate, a mozzarella cortada em rodelas e os figos cortado ao meio e leve ao forno até o queijo começar a derreter. Retire do forno, espalhe em cima a rúcula e sirva cortado em quadrados.
3. Pizza de sardinha e pimentos
Um prato italiano com sabor a Portugal! Esta pizza é confecionada com sardinhas e pimentos e demora apenas 30 minutos a preparar. Surpreenda os seus convidados com esta combinação imprevisível.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de levedar
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 200 g de farinha tipo 00
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (café) de açúcar
- 2 dl de água
- Farinha para polvilhar
- 4 sardinhas frescas sem cabeça
- 100 g de queijo mozzarella ralado
- 70 g polpa de tomate
- 50 g de cebola
- 50 g de pimento vermelho
- 50 g de pimento verde
- 50 g de pimento amarelo
- 30 g de azeitonas pretas descaroçadas
- Orégãos q.b.
Instruções:
1. Faça a massa: coloque todos os ingredientes indicados numa taça e envolva até obter uma massa com alguma elasticidade. Forme depois uma bola, polvilhe com farinha e reserve no frigorífico durante 20 minutos.
2. Abra as sardinhas ao meio, retire a espinha central e mantenha os filetes inteiros. Decorrido o tempo indicado, estique a massa numa bancada polvilhada com farinha de forma a ficar fina.
3. Espalhe por cima a polpa de tomate e depois os pimentos e a cebola cortados em juliana. Acrescente os filetes de sardinha, polvilhe com o queijo e, por último, disponha as azeitonas. Polvilhe com orégãos a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 7 minutos. Retire e sirva.
4. Pizzas calzone
A calzone é uma pizza dobrada ao meio, em forma de meia-lua, antes de ir ao forno. Nesta receita, escolhemos recheá-la com tomate, manjericão, fiambre, chourição e queijo. Simplesmente divinal!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 2 bases de massa para pizza e compra
- 200 g de fiambre fatiado
- 200 g de chourição fatiado
- 200 g de queijo mozzarella fatiado
- 2 tomates
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de leite
- Folhas de manjericão q.b.
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Arranje os tomates, seque-os e corte-os em rodelas. Numa das metades das bases para pizza, disponha o chourição, o fiambre, o queijo, o tomate e folhas de manjericão.
2. Dobre a parte da massa sem recheio sobre o recheio, pincele com a gema previamente batida e misturada com o leite e enrole as extremidades para fechar.
3. Coloque as pizzas num tabuleiro polvilhado com farinha e pincele-as por cima com mais gema batida. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficarem cozidas e douradinhas. Retire do forno, deixe amornar e sirva.
5. Pizza bolonhesa
Se gosta de massa à bolonhesa, imagine o quão deliciosa não será esta pizza, coberta com carne, polpa de tomate, queijo e azeitonas… miúdos e graúdos vão lutar pela última fatia!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas
Ingredientes
- 500 g de farinha
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 saqueta de fermento seco de padeiro
- 3,5 dl de água morna
- 1 pitada de sal
- Farinha para polvilhar
- Azeite para untar
- 400 g de carne de vaca picada
- 1/2 chouriço pequeno
- 300 g de queijo mozzarella ralado
- 100 g de azeitonas em rodelas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 2 dl de polpa de tomate
- 1 colher (sopa) de farinha maisena
- Orégãos secos q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Deite a farinha com o sal numa bancada, abra uma cavidade no centro, junte o azeite, o fermento e água morna amassando sempre até ficar uma massa bastante homogénea. Enrole a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro volume.
2. Entretanto, faça a cobertura: descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Junte depois a carne picada, mexa até ganhar cor, adicione a polpa de tomate e um pouco de orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos. Polvilhe então com a farinha maisena peneirada e misture bem até que a farinha se dissolva e engrosse. Retire do lume e reserve.
3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um quadrado. Unte um tabuleiro com azeite, disponha a massa no interior e estique com as mãos se necessário de modo a cobrir o tabuleiro e ficar com um rebordo. Espalhe a mistura da carne por cima, polvilhe com o queijo ralado e as azeitonas e junte o chouriço cortado em rodelas. Leve depois ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que a pizza fique bem cozida. Retire do forno e sirva cortada em fatias.
6. Pizza de frango 
A maior pizza do mundo, com 40 metros de diâmetro, foi vez confecionada em Itália, mas porque não confecionar a mais saborosa em sua casa?
Com frango, ananás, pimento, milho e queijo ralado é, sem dúvida, uma forte convidada ao prémio da melhor pizza caseira!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas
Ingredientes
- 500 g de farinha
- 350 g de água
- 50 g de azeite
- 1 saqueta de fermento seco de padeiro
- 1 pitada de sal
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Faça a massa: deite a água no copo, junte o azeite e o fermento e programe a 37°C (40°C na Mycook), na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook), durante 1 minuto. Adicione depois a farinha e a pitada de sal e ligue durante 5 minutos na velocidade especial para massas. Retire do copo, enrole a massa, polvilhe-a com farinha, coloque-a numa tigela também polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.
2. O recheio: corte os peitos de frango em pedaços pequenos, deite-os no copo de rede, encaixe no copo do robot, cubra com água, tempere com sal e pimenta, programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 35 minutos, na velocidade 3 (velocidade 4 na Mycook), escorra, deixe amornar e desfie. Descasque as rodelas de ananás e corte-as em pedaços pequenos. Deite o milho no copo de rede, junte as azeitonas e passe por água. Lave o pimento, retire-lhe as pevides e peles brancas e corte-o em cubinhos
3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com um formato redondo, coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha, barre com a polpa de tomate, polvilhe com metade do queijo ralado, junte o frango, o ananás, o milho, as azeitonas e o pimento, polvilhe com o resto do queijo e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Verifique se está bem cozida, retire do forno e sirva decorada a gosto.
7. Pizza de batata 
Uma opção diferente, onde a massa, em vez de confecionada com farinha, é feita com flocos de batata. Pode recheá-la com os ingredientes que sugerimos (queijo, fiambre e azeitonas) ou deixar a sua criatividade culinária fluir… e adicionar-lhe outras coberturas!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes
- 400 g de flocos de batata
- Sal q.b.
- 3 dl de água
- 3 ovos grandes
- 4 colheres (sopa) de ketchup
- 2 fatias grossas de fiambre
- 250 g de queijo ralado
- 70 g de azeitonas em rodelas
- Orégãos q.b.
- 1 fio de azeite
Instruções:
1. Deite os flocos de batata para uma tigela, tempere com sal, junte a água e comece a amassar. Adicione depois os ovos, um a um e amassando sempre até ficar uma massa consistente mas moldável. Estenda-a depois com o rolo, corte-a em formato redondo e disponha-a numa base ou forma de pizza.
2. OLigue o forno a 180° C. Barre a base com o ketchup. Corte o fiambre em cubinhos, espalhe-os por cima, junte também o queijo ralado, as rodelas de azeitona e polvilhe com um pouco de orégãos.
3. Regue com o fio de azeite e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire do forno e sirva decorada a gosto.
8. Pizza de abóbora
Esta receita é super rápida de preparar! Em apenas 15 minutos terá uma refeição pronta para amigos ou familiares. Além disso, é confecionada com abóbora, o que lha dá um toque adocicado e uma textura que se desfaz na boca!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes
- 1 rolo de massa para pizza de compra
- 300 g abóbora descascada
- 200 g queijo mozzarella ralado
- 1 cebola
- 4 colheres de sopa Azeite
- Orégãos frescos picados q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite para untar
Instruções:
1. Ligue o forno a 180ºC e unte ligeiramente o tabuleiro do forno com azeite. Disponha a massa da pizza no tabuleiro.
2. Descasque a cebola, pique-a e espalhe-a em cima da massa. Corte a abóbora em fatias bem finas e espalhe-as em cima da cebola, numa só camada. Tempere com sal fino e pimenta.
3. Polvilhe então com o queijo ralado, regue com o azeite, espalhe um pouco de orégãos picados e leve ao forno durante 15 minutos. Retire e sirva quente.
9. Pizza brigadeiro com framboesas
As receitas criam-se e depois recriam-se, das mais diversas formas. Com um aspeto muito similar às salgadas, esta pizza é coberta com chocolate, drageias coloridas de chocolate e framboesas. Uma excelente ideia para servir em festas.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas
Ingredientes
Instruções:
1. Coloque a farinha numa bancada, junte a pitada de sal fino, misture, abra uma cavidade ao meio, adicione o fermento, o azeite e depois a água morna, aos poucos e amassando bem até obter uma massa homogénea. Enrole, polvilhe com farinha, coloque numa tigela, faça um corte em cruz por cima, cubra com um pano e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.
2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha até que fique com cerca de 0,5 cm de espessura, forre uma base de pizza, apare, pique o fundo com um garfo, forre com uma folha de papel vegetal e encha com grão ou feijão seco. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique bem cozida. Retire do forno, rejeite o feijão seco e o papel vegetal e deixe arrefecer.
10. Pizza de maçã com doce de goiaba
Esta pizza doce é ideal para o lanche, acompanhada com um refresco ou chá. A massa é coberta com doce de goiaba e maçã reineta laminada, pincelada com geleia de maçã.
Como diriam os italianos: buon appetito!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes
- 1 base de massa de piza fresca
- 3 colheres (sopa) de doce de goiaba
- 2 maçãs reinetas
- Sumo de 1/2 limão
- Geleia de maçã q. b.
- Margarina para untar
- Farinha para polvilhar
Instruções:
1. Ligue o forno a 200° C. Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha.
2. Corte uma tira comprida de massa e coloque-a no tabuleiro. Mexa o doce de goiaba e barre o centro da tira com ele.
3. Descasque as maçãs, lamine-as e regue-as com o sumo de limão. Disponha-as sobre o doce e leve a meio do forno cerca de 15 minutos.
4. Retire e pincele com geleia de maçã morna e sirva morno ou frio.
> Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest, TikTok e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!