Toda a gente adora pizza (bem… quase toda), mas o facto é que, além de ser muito fácil de cozinhar, é daquelas coisas que dá um tremendo prazer comer.

Crê-se que é uma herança do povo egípcio que, há mais de 5 000 anos, foi o pioneiro na arte de amassar farinha com água! A massa era cozinhada em fornos rústicos e serviu de inspiração para os italianos, que lhe adicionaram tomate, ervas regionais e azeite.

Atualmente é um ex-libris da gastronomia italiana e faz furor pelo mundo, de tal forma que, a 10 de julho, se celebra-se o facto de ter sido inventada. Muitas pizzarias fazem promoções, mas não acha que uma fatia caseirinha sabe muito melhor?

Escolhemos 10 receitas, entre salgadas e doces, para preparar para si e para a sua família: para ser vir como entrada, pode optar pelas mini pizzas de atum ou pela pizza de queijo e figos. Se quer servir esta iguaria como refeição principal ou num lanche ajantarado, escolha entre a pizza de sardinha e pimentos, a pizza calzone, a pizza bolonhesa ou a pizza de frango. Selecionámos também duas opções mais arrojadas – a pizza de batata e a pizza de abóbora – para quem procura inovar na cozinha e aprecia vegetais. Por fim (e para a sobremesa ou lanche), escolhemos uma pizza brigadeiro com framboesas e uma pizza de maçã com doce de goiaba.

Texto por Daniela Torrinha

Clique nas setas

 

1. Mini pizzas de atum

Mini pizzas de atum

Rápidas de fazer, e em formato mini, são excelentes para servir como entrada, para lanche e, quem sabe, até para levar para a praia. Experimente!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os em cubos. Descasque e pique a cebola e os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, os alhos e a cebola e deixe alourar. Acrescente o tomate, tempere com sal e o açúcar e deixe o molho reduzir. Retire do lume, deixe arrefecer e reduza a puré.

2. Limpe o pimento e corte-o em pequenas tiras. Escorra as azeitonas e seque-as com papel absorvente.

3. Desenrole a massa, mantendo por baixo o papel vegetal. Corte pequenos círculos, elimine o excesso de massa e afaste-os uns dos outros. Transfira o papel com os círculos para um tabuleiro grande e barre a massa com o molho de tomate, deixando uma margem à volta.

4. Distribua pelas mini pizzas o atum escorrido, as tiras de pimento, o queijo e as azeitonas. Polvilhe com orégãos e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 15 minutos. Sirva de seguida.

2. Pizza de queijo e figos

Pizza de queijo e figos

Não se deixe enganar pelo “aspeto gourmet” desta receita: é económica e fácil de preparar. Além disso é confecionada com fruta e legumes da época – o figo, o tomate e a rúcula.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio

Instruções:

1. Prepare a massa: deite as farinhas em cima da mesa, misture-as e abra-lhes uma cavidade ao meio, junte o sal e o azeite e envolva.

2. Numa tigela misture o fermento com a água, junte a mistura da farinha e trabalhe muito bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe-a levedar até duplicar o volume.

3. Entretanto mergulhe os tomates em água a ferver durante 20 segundos, depois retire-os e passe-os por água fria. Retire-lhes a pele, corte-os ao meio, retire as pevides e pique-os. Coloque-os numa tigela, junte os orégãos, o azeite e o sal, misture e guarde.

4. Ligue o forno a 200ºC e unte o tabuleiro do forno com azeite. Deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com o rolo e deixe-a em forma retangular e com uma espessura fina. Coloque a massa no tabuleiro, pique-a com um garfo e leve ao forno até ficar douradinha e crocante. Retire do forno, espalhe em cima o tomate, a mozzarella cortada em rodelas e os figos cortado ao meio e leve ao forno até o queijo começar a derreter. Retire do forno, espalhe em cima a rúcula e sirva cortado em quadrados.

 

3. Pizza de sardinha e pimentos

Pizza de Sardinha e Pimentos

Um prato italiano com sabor a Portugal! Esta pizza é confecionada com sardinhas e pimentos e demora apenas 30 minutos a preparar. Surpreenda os seus convidados com esta combinação imprevisível.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de levedar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para a massa:

Instruções:

1. Faça a massa: coloque todos os ingredientes indicados numa taça e envolva até obter uma massa com alguma elasticidade. Forme depois uma bola, polvilhe com farinha e reserve no frigorífico durante 20 minutos.

2. Abra as sardinhas ao meio, retire a espinha central e mantenha os filetes inteiros. Decorrido o tempo indicado, estique a massa numa bancada polvilhada com farinha de forma a ficar fina.

3. Espalhe por cima a polpa de tomate e depois os pimentos e a cebola cortados em juliana. Acrescente os filetes de sardinha, polvilhe com o queijo e, por último, disponha as azeitonas. Polvilhe com orégãos a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 7 minutos. Retire e sirva.

 

4. Pizzas calzone

A calzone é uma pizza dobrada ao meio, em forma de meia-lua, antes de ir ao forno. Nesta receita, escolhemos recheá-la com tomate, manjericão, fiambre, chourição e queijo. Simplesmente divinal!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os tomates, seque-os e corte-os em rodelas. Numa das metades das bases para pizza, disponha o chourição, o fiambre, o queijo, o tomate e folhas de manjericão.

2. Dobre a parte da massa sem recheio sobre o recheio, pincele com a gema previamente batida e misturada com o leite e enrole as extremidades para fechar.

3. Coloque as pizzas num tabuleiro polvilhado com farinha e pincele-as por cima com mais gema batida. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficarem cozidas e douradinhas. Retire do forno, deixe amornar e sirva.

 

5. Pizza bolonhesa

Se gosta de massa à bolonhesa, imagine o quão deliciosa não será esta pizza, coberta com carne, polpa de tomate, queijo e azeitonas… miúdos e graúdos vão lutar pela última fatia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Deite a farinha com o sal numa bancada, abra uma cavidade no centro, junte o azeite, o fermento e água morna amassando sempre até ficar uma massa bastante homogénea. Enrole a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro volume.

2. Entretanto, faça a cobertura: descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça o azeite, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Junte depois a carne picada, mexa até ganhar cor, adicione a polpa de tomate e um pouco de orégãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 5 minutos. Polvilhe então com a farinha maisena peneirada e misture bem até que a farinha se dissolva e engrosse. Retire do lume e reserve.

3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um quadrado. Unte um tabuleiro com azeite, disponha a massa no interior e estique com as mãos se necessário de modo a cobrir o tabuleiro e ficar com um rebordo. Espalhe a mistura da carne por cima, polvilhe com o queijo ralado e as azeitonas e junte o chouriço cortado em rodelas. Leve depois ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que a pizza fique bem cozida. Retire do forno e sirva cortada em fatias.

 

6. Pizza de frango       

Pizza de frango

A maior pizza do mundo, com 40 metros de diâmetro, foi vez confecionada em Itália, mas porque não confecionar a mais saborosa em sua casa?

Com frango, ananás, pimento, milho e queijo ralado é, sem dúvida, uma forte convidada ao prémio da melhor pizza caseira!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Faça a massa: deite a água no copo, junte o azeite e o fermento e programe a 37°C (40°C na Mycook), na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook), durante 1 minuto. Adicione depois a farinha e a pitada de sal e ligue durante 5 minutos na velocidade especial para massas. Retire do copo, enrole a massa, polvilhe-a com farinha, coloque-a numa tigela também polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

2. O recheio: corte os peitos de frango em pedaços pequenos, deite-os no copo de rede, encaixe no copo do robot, cubra com água, tempere com sal e pimenta, programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 35 minutos, na velocidade 3 (velocidade 4 na Mycook), escorra, deixe amornar e desfie. Descasque as rodelas de ananás e corte-as em pedaços pequenos. Deite o milho no copo de rede, junte as azeitonas e passe por água. Lave o pimento, retire-lhe as pevides e peles brancas e corte-o em cubinhos

3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha deixando-a com um formato redondo, coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha, barre com a polpa de tomate, polvilhe com metade do queijo ralado, junte o frango, o ananás, o milho, as azeitonas e o pimento, polvilhe com o resto do queijo e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Verifique se está bem cozida, retire do forno e sirva decorada a gosto.

 

7. Pizza de batata      

Pizza de batata

Uma opção diferente, onde a massa, em vez de confecionada com farinha, é feita com flocos de batata. Pode recheá-la com os ingredientes que sugerimos (queijo, fiambre e azeitonas) ou deixar a sua criatividade culinária fluir… e adicionar-lhe outras coberturas!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Deite os flocos de batata para uma tigela, tempere com sal, junte a água e comece a amassar. Adicione depois os ovos, um a um e amassando sempre até ficar uma massa consistente mas moldável. Estenda-a depois com o rolo, corte-a em formato redondo e disponha-a numa base ou forma de pizza.

2. OLigue o forno a 180° C. Barre a base com o ketchup. Corte o fiambre em cubinhos, espalhe-os por cima, junte também o queijo ralado, as rodelas de azeitona e polvilhe com um pouco de orégãos.

3. Regue com o fio de azeite e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire do forno e sirva decorada a gosto.

 

8. Pizza de abóbora

Pizza de abobora

Esta receita é super rápida de preparar! Em apenas 15 minutos terá uma refeição pronta para amigos ou familiares. Além disso, é confecionada com abóbora, o que lha dá um toque adocicado e uma textura que se desfaz na boca!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC e unte ligeiramente o tabuleiro do forno com azeite. Disponha a massa da pizza no tabuleiro.

2. Descasque a cebola, pique-a e espalhe-a em cima da massa. Corte a abóbora em fatias bem finas e espalhe-as em cima da cebola, numa só camada. Tempere com sal fino e pimenta.

3. Polvilhe então com o queijo ralado, regue com o azeite, espalhe um pouco de orégãos picados e leve ao forno durante 15 minutos. Retire e sirva quente.

 

9. Pizza brigadeiro com framboesas

As receitas criam-se e depois recriam-se, das mais diversas formas. Com um aspeto muito similar às salgadas, esta pizza é coberta com chocolate, drageias coloridas de chocolate e framboesas. Uma excelente ideia para servir em festas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque a farinha numa bancada, junte a pitada de sal fino, misture, abra uma cavidade ao meio, adicione o fermento, o azeite e depois a água morna, aos poucos e amassando bem até obter uma massa homogénea. Enrole, polvilhe com farinha, coloque numa tigela, faça um corte em cruz por cima, cubra com um pano e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha até que fique com cerca de 0,5 cm de espessura, forre uma base de pizza, apare, pique o fundo com um garfo, forre com uma folha de papel vegetal e encha com grão ou feijão seco. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique bem cozida. Retire do forno, rejeite o feijão seco e o papel vegetal e deixe arrefecer.

Faça a cobertura:
1. Deite o leite condensado num tacho, junte as natas, misture e leve ao lume, mexendo sempre até ficar bem quente. Adicione depois o chocolate partido em pedaços, mexa bem até obter um creme liso, verta por cima da base e deixe amornar. Depois decore com drageias coloridas e framboesas e sirva. Pode também polvilhar com açúcar em pó.

10. Pizza de maçã com doce de goiaba

Piza de maçã com doce de goiaba

Esta pizza doce é ideal para o lanche, acompanhada com um refresco ou chá. A massa é coberta com doce de goiaba e maçã reineta laminada, pincelada com geleia de maçã.

Como diriam os italianos: buon appetito!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Ligue o forno a 200° C. Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha.

2. Corte uma tira comprida de massa e coloque-a no tabuleiro. Mexa o doce de goiaba e barre o centro da tira com ele.

3. Descasque as maçãs, lamine-as e regue-as com o sumo de limão. Disponha-as sobre o doce e leve a meio do forno cerca de 15 minutos.

4. Retire e pincele com geleia de maçã morna e sirva morno ou frio.

11. Comentários