Clique nas setas

A 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração, a nossa “máquina” que devemos estimar! Além de uma actividade física regular, também uma alimentação saudável previne problemas cardíacos. Alho, azeite, espinafres, tomate, salmão, aveia, nozes, frutos vermelhos, banana, abacate, chá verde, chocolate preto e o vinho tinto são alguns dos alimentos que devem constar na sua dieta saudável.

Venha conhecer as melhores receitas com alguns deste super alimentos!

1. Panquecas com frutos vermelhos

Panquecas com frutos vermelhos

E que tal começar o dia com umas panquecas?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 36 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Numa tigela, misture o leite com o ovo e vá adicionando a farinha, aos poucos, mexendo sempre. Acrescente o açúcar, o fermento, o sal, o óleo e a baunilha e misture bem.

2. Aqueça uma frigideira antiaderente, sem adicionar qualquer gordura, e deite nela cerca de 2 colheres (sopa) da massa (não mexa nem espalhe a massa e mantenha-a concentrada no centro da frigideira).

3. Quando começar a formar bolhas na superfície, vire a panqueca ao contrário, auxiliando-se de uma espátula ou prato, e deixe cozinhar do outro lado. Retire e repita o processo, até esgotar a massa. Sirva as panquecas com compota e frutos vermelhos.

 

2. Sopa de espinafres

Sopa de espinafres

Já a pensar no almoço, sugerimos uma sopa cheia de vitamina C! Esta irresistível sopa de espinafres faz as delícias de todos lá em casa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque e lave a abóbora, as cenouras, as batatas, os alhos e a cebola. Corte tudo em pedaços e coloque num tacho.

2. Arranje e lave o alho francês, corte-o em pedaços e junte ao tacho. Cubra com água e leve ao lume durante 35 minutos.

3. Retire do lume, junte o azeite e tempere com sal. Triture bem, rectifique a quantidade de caldo e, se necessário, acrescente mais um pouco de água. Leve novamente ao lume, deixe ferver, junte as folhas de espinafre. Deixe cozinhar até ficarem cozidos, retire do lume e sirva quente.

3. Salada de salmão e abacate com vinagrete

Salada de salmão e abacate com vinagrete de azeitonas

Rico em ómega 3, o salmão é um dos melhores alimentos para o seu coração. E aqui aliado ao abacate, nesta deliciosa receita, tornam-se irresistíveis!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Para o vinagrete:

Instruções:

1. Lave e coza as batatas novas com a pele em água temperada com sal, escorra-as, deixe-as arrefecer um pouco, retire-lhes a pele e corte-as em quartos.

2. Corte as postas de salmão ao meio, rejeite-lhes a espinha central e todas as que encontrar, corte-as em cubos com cerca de 1,5 cm e tempere-os com sal, pimenta e 1 colher (sopa) do azeite. Leve uma frigideira larga ao lume forte com o resto do azeite, deixe aquecer, adicione os cubos de salmão com a pele virada para baixo, deixe cozinhar durante 3 minutos, vire e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire e reserve.

3. Faça o vinagrete: deite as azeitonas pretas para o liquidificador, junte o azeite, o vinagre, a mostarda, o alho em pó e as folhinhas de tomilho, tempere com sal e pimenta e ligue até ficar bem desfeito.

4. Descasque os abacates, corte-os em cubos e tempere-os com o sumo de limão e sal fino. Deite a mistura de alfaces numa saladeira, junte um pouco do vinagrete e envolva. Misture também as batatas cozidas com um pouco de vinagrete, adicione à saladeira, junte o abacate e os cubos de salmão e sirva decorado a gosto.

4. Panacota de chá verde e hortelã

Panacota de chá verde e hortelã

Para sobremesa, uma fresquíssima panacota de chá verde e hortelã!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Pincele ligeiramente forminhas ou moldes com óleo. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

2. Leve um tacho ao lume com as natas, o leite, o açúcar e o mel, mexendo bem até dissolver e levantar fervura. Retire do lume, adicione o sumo de limão e uma pitada de sal, mexa, junte depois as folhas de gelatina escorridas e mexa bem até dissolverem. Deixe arrefecer ligeiramente, adicione depois o chá verde em pó e a hortelã picada finamente e mexa bem.

3. Divida o preparado anterior pelas forminhas ou moldes, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar. No momento de servir, passe a base das formas ou moldes por água quente, desenforme e sirva decorado a gosto, por exemplo com morangos.

5. Coroa de chocolate e nozes

Coroa de chocolate e nozes

Para o lanche ou para satisfazer aquela gula a meio da manhã, e que tal uma fatia desta deliciosa coroa de chocolate e nozes?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada até obter 1 mm de espessura.

2. Barre-a com o creme de chocolate com avelãs e polvilhe com o miolo de noz, reservando um pouco para decorar.

3. Enrole a massa no sentido da largura e feche-a em forma de coroa. Pincele a superfície com um pouco de leite e polvilhe com o miolo de noz que reservou.

4. Com uma faca, faça incisões pouco profundas, simulando as fatias. Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

6. Sopa de tomate com tostas aromáticas

Sopa de tomate com tostas aromáticas

E que tal uma sopa de tomate com ovos escalfados para abrir o apetite para o jantar?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Lave os tomates, retire-lhes o pedúnculo, faça-lhes um corte em cruz e escalde em água a ferver, durante 30 segundos. Retire e coloque em água fria.

2. Descasque e pique a cebola e os alhos e coloque num tacho. Puxe a pele aos tomates com a ajuda de uma faca e coloque-os inteiros no tacho.

3. Regue os tomates com o azeite e leve ao lume, mexendo de vez em quando até ficarem macios. Descasque as batatas, corte-as em pedaços, junte ao tacho e cubra com água. Deixe ferver durante 25 minutos, rectifique os temperos, retire do lume e triture bem.

4. Corte o pão em quadrados e leve-os a torrar. Descasque e pique os dentes de alho, bem como um pouco de salsa e coentros e misture com a manteiga. Pincele os quadrados de pão com esta mistura e leve novamente a torrar. Sirva a sopa com as tostas aromáticas.

7. Peito de pato com frutos vermelhos

Peito de pato com frutos vermelhos

Além das sobremesas e ao pequeno-almoço, os frutos vermelhos ficam perfeitos como acompanhamento de carnes!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Faça uns golpes na pele dos peitos de pato e polvilhe-os com sal.

2. Ligue o forno a 200° C. Leve uma frigideira ao lume, sem gordura, e coloque a carne com a pele voltada para baixo. Deixe cozinhar até a pele ficar bem tostadinha. Depois, leve a carne ao forno durante 15 minutos.

3. Entretanto, coloque os frutos vermelhos num tacho juntamente com o açúcar e o vinagre. Leve ao lume e deixe ferver cerca de 2 minutos.

4. Retire a carne do forno, corte-a em fatias, regue-a com o molho dos frutos e sirva com uma salada fresca.

8. Trifle de banana com frutos vermelhos e chocolate

Trifle de banana com frutos vermelhos e chocolate

Fechamos com chave de ouro com este trifle delicioso com banana, chocolate e frutos vermelhos!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Para a mousse de chocolate:

1. Deite os frutos vermelhos num tacho, junte metade do açúcar, misture bem, leve ao lume, mexendo de vez em quando até obter um doce, retire e reserve.

2. Leve outro tacho ao lume com o leite, a essência de baunilha e o restante açúcar até aquecer. Numa tigela, bata as gemas com a farinha maisena e adicione o leite, em fio e batendo sempre. Verta no tacho, leve novamente ao lume, mexendo continuamente até engrossar, retire do lume e deixe arrefecer. Distribua o doce de frutos e o creme por taças individuais e coloque as bananas em rodelas por cima, reservando algumas para decorar. Leve ao frio até solidificar.

3. A mousse: derreta o chocolate picado em banho-maria juntamente com a margarina, retire, junte as gemas e bata bem. Bata as claras em castelo bem firme, adicionando o açúcar aos poucos, junte ao preparado do chocolate e envolva. Deite nas tacinhas e sirva decorado com as rodelas de banana que reservou e chocolate granulado.

Comentários