Clique nas setas

Este dia comemora um alimento versátil, de origem animal, utilizado na confeção de diversos pratos doces ou salgados. Rico em proteínas, vitaminas e minerais, possui um reduzido teor calórico e benefícios para a saúde.

Com a clara e a gema pode preparar pratos principais, como o famoso bacalhau à Brás, doces, sobremesas, omeletes e recheios ou então pode consumi-los de forma simples, cozidos, mexidos, escalfados ou estrelados. Além disso, a casca pode também ser aproveitada para fazer farinha, adubos, para controlar pragas de insetos ou até em trabalhos manuais.

Para si, selecionámos nove receitas com este ingrediente: ovos recheados, sopa de bacalhau com ovos escalfados, ovos mexidos com farinheira e espinafres, omelete de bacalhau, bacalhau à Gomes de Sá, bife com ovo a cavalo, semifrio de doce de ovos, torta de claras com creme de cacau e um fabuloso pudim de gemas.

Texto por Daniela Torrinha

1. Ovos recheados

Para começar a refeição da melhor forma, experimente fazer este petisco!

As claras, cozidas, são recheadas com um preparado de gemas, queijo creme, maionese, mostarda, salsa, cebolinho e paprica. Sirva sobre uma cama de rúcula e decore com pimenta rosa em grão. Fácil, rápido, económico e delicioso!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza os ovos em água temperada com sal e vinagre, durante 8 minutos. Passe-os por água fria, descasque-os e corte-os ao meio, no sentido do comprimento.

2. Corte um dos ovos em pedaços e coloque-os numa tigela. Acrescente as gemas dos restantes ovos, reservando as claras, a salsa e o cebolinho picados, a mostarda, o queijo creme, a maionese, sal e a paprica. Triture com a varinha mágica e retifique os temperos.

3. Recheie as cavidades das claras com o preparado anterior, auxiliando-se de uma colher ou saco de pasteleiro. Decore com uma rodela de azeitona e um pedacinho de cebolinho e disponha num prato, sobre uma cama de rúcula.

4. Por fim, polvilhe os ovos com pimenta rosa em grão, ligeiramente desfeita, e leve ao frigorífico um pouco antes de servir. Acompanhe com tostas.

2. Sopa de bacalhau com ovos escalfados

Com um toque alentejano, esta sopa é uma delícia tradicional. O bacalhau faz sempre sucesso à mesa de uma família portuguesa e os ovos escalfados finalizam o prato com requinte.

Por levar pão, enche, pelo que funciona na perfeição como almoço ou jantar.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com a água, sal e a folha de louro. Quando começar a ferver, junte os ovos sem casca, um a um, e deixe escalfar. Retire-os com uma escumadeira e reserve.

2. Coza o bacalhau na mesma água e retire-o mal esteja cozido. Deixe arrefecer um pouco, elimine as espinhas e a pele e lasque-o. Passe o caldo por um coador e reserve.

3. Descasque e pique finamente os alhos e os pés dos coentros e leve-os ao lume, num tacho com o azeite, até alourarem ligeiramente. Regue com o caldo, deixe ferver, durante 5 minutos, tempere com pimenta, retifique o sal e mexa. Por fim, junte o bacalhau lascado.

4. Distribua o pão, cortado em fatias pequenas, por pratos fundos ou tigelas. Regue com o caldo, coloque o bacalhau e os ovos escalfados por cima e polvilhe com as folhas de coentros picadas. Sirva bem quente.

3. Ovos mexidos com farinheira e espinafres

Somos fãs de ovos mexidos, pois rapidamente se preparam e ficam sempre saborosos. Esta receita, com espinafres e farinheira, confecionada em apenas 25 minutos, surpreende pela riqueza e pelo contraste de paladares.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola e os alhos. Parta os ovos para uma tigela e bata-os ligeiramente. Reserve.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o louro, o raminho de tomilho, a cebola, os alhos e o azeite. Deixe aquecer.

3. Junte a farinheira sem a pele, cortada em pedaços, e deixe alourar ligeiramente. Adicione os espinafres, tempere com sal e pimenta e mexa.

4. Por fim, acrescente os ovos e mexa novamente até ficarem cozinhados a gosto. Retire o louro e o tomilho e sirva de imediato.

4. Omelete de bacalhau

Se lhe sobrou bacalhau cozido do jantar, prepare esta omelete e, em 15 minutos apenas, tem uma refeição deliciosa. Recomendamos que acompanhe com uma boa salada de alface, tomate e cenoura ralada ou então com uma sopa de legumes.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta os ovos para uma tigela, e bata-os com a ajuda de um garfo e tempere com sal, pimenta, a paprica e o alho em pó. Misture e reserve.

2. Descasque, lave e pique a cebola, arranje o pimento, retire-lhe as peles brancas e pevides e corte-o em cubos com cerca de 1/2 cm.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, quando estiver quente junte a cebola e os pimentos e deixe cozinhar. Adicione as sobras de bacalhau e os ovos batidos, envolva bem e deixe cozinhar. Retire e sirva a omelete decorada com a malagueta laminada.

5. Pescada à Gomes de Sá

“à Gomes de Sá” é um dos clássicos da cozinha portuguesa. O ingrediente mais usual de confecionar desta forma é o bacalhau, mas, como gostamos de lhe apresentar soluções para facilitar o seu dia-a-dia, sugerimos-lhe uma alternativa: a pescada.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as postas de pescada, tempere-as com o sumo de limão, sal e pimenta, deixe repousar uns minutos e depois leve a cozer em água. Escorra a pescada, rejeite-lhe as peles e as espinhas e lasque-a grosseiramente.

2. Lave as batatas, corte-as ao meio e coza-as com a casca em água temperada com sal. Depois escorra-as, pele-as e corte-as em cubos. Coza também os ovos, coloque-os em água fria e descasque-os.

3. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas às rodelas e pique grosseiramente os alhos. Numa frigideira ao lume, aqueça o azeite, adicione a cebola e os alhos e deixe alourar, mexendo regularmente. Junte depois as batatas e a pescada, envolva cuidadosamente e deite para um pirex.

4. Espalhe os ovos cozidos cortados em rodelas por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200° C até que fique douradinho. Retire do forno, polvilhe com salsa picada, decore com azeitonas e sirva.

6. Bife com ovo à cavalo

Quem não gosta de um bom bife com ovo estrelado e batatas fritas? Prepare esta receita, em apenas 35 minutos, de forma fácil e infalível. Vai fazer as delícias da sua família e amigos.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere os bifes com sal e pimenta. Descasque as batatas, corte-as em palitos e coloque-as em água.

2. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e frite ligeiramente os bifes de ambos os lados. Retire e reserve.

3. Refresque a frigideira com o vinho branco. Acrescente a manteiga, o louro e os alhos esmagados com casca e deixe alourar um pouco. Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Junte novamente os bifes e deixe cozinhar até ficarem passados a gosto. Reserve.

4. Escorra bem as batatas, frite-as em óleo bem quente, retire e escorra sobre papel absorvente. Estrele os ovos noutra frigideira com um fio de azeite e tempere-os com sal e pimenta. Coloque as batatas nos pratos, disponha por cima os bifes e depois o ovo e sirva de imediato.

7. Semifrio de doce de ovos

Uma deliciosa sobremesa para adocicar o final da refeição. O doce de ovos é utilizado em diversas receitas tradicionais. Nesta, alternámo-lo com camadas de bolo de chocolate esfarelado e creme de natas batidas com leite condensado. Simplesmente DIVINAL!

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o doce de ovos:

Instruções:

1. Prepare o bolo: bata, no liquidificador, a manteiga com os ovos e o leite. Adicione o açúcar, o chocolate, a farinha e o fermento e mexa bem. Deite numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e, depois, desfaça.

2. Prepare o creme: demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante alguns minutos. Bata as natas em chantili, adicione o leite condensado e, depois, a gelatina, previamente escorrida e derretida no micro-ondas, mexendo, até ficar bem dissolvida. Reserve.

3. Prepare o doce de ovos: leve ao lume 100 ml de água com o açúcar, até obter ponto de pérola. Dissolva a farinha maisena nas gemas desfeitas. Adicione-lhes a calda em fio, com cuidado e sem parar de mexer. Deite no tacho e leve novamente ao lume, até engrossar um pouco.

4. Numa taça de vidro, disponha parte do bolo desfeito e cubra com um pouco do creme, as bolachas passadas por café e um pouco do doce de ovos. Repita as camadas, terminando com o doce de ovos. Leve ao frio até ficar bem fresco.

8. Torta de claras com creme de cacau

Uma torta “fofinha”, preparada em apenas 30 minutos. É um doce menos calórico, pois é feito com ingredientes light e de origem vegetal. Descubra o aroma a baunilha e delicie-se com o sabor inconfundível do cacau. Pode servi-la como sobremesa ou ao lanche, com um chá.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 8 porções

Ingredientes:

Para o creme

Instruções:

1. Comece pelo creme: leve ao lume um tacho com o leite e a baunilha e deixe aquecer. Numa tigela à parte misture o cacau, com o açúcar e a farinha maisena, junte o leite, em fio e mexendo sempre. Passe a mistura por um coador de rede fina para outro tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver e ficar um creme liso. Retire, deite para uma tigela, tape com película aderente e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180ºc. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e unte-o com creme vegetal.

3. Bata as claras em castelo e junte o açúcar, aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes. Verta-as depois no tabuleiro, espalhe e leve ao forno durante 8 minutos. Retire e desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó. Deixe arrefecer, retire o papel vegetal e barre a massa com metade do creme. Enrole com a ajuda de um pano e deixe repousar um pouco. Depois retire o pano e sirva decorado com o restante creme, como vê na foto.

9. Pudim de gemas

Depois de preparar a torta de claras com creme de cacau, não deite fora as gemas e prepare este pudim, juntando mais algumas. É ótimo para momentos festivos ou apenas para um almoço de domingo. Impressione, encante e demonstre que a melhor forma de acarinhar quem ama é adoçando a sua vida!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

PARA O CARAMELO:

Instruções:

1. Comece pelo caramelo: deite o açúcar num tacho, regue com a água e leve ao lume, mexendo sempre, até obter caramelo. Retire do lume, caramelize o fundo e as laterais de uma forma de pudim e deixe arrefecer.

2. Deite a água num tacho, junte o açúcar e as cascas de limão, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Numa tigela, bata as gemas e adicione depois a calda do açúcar, em fio e mexendo sempre até engrossar. Rejeite as cascas de limão, verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 50 minutos.

3. Verifique se o pudim está bem cozido, retire do forno, deixe arrefecer dentro do banho-maria, desenforme com cuidado e sirva decorado a gosto.

Comentários