Clique nas setas

O pão é o alimento presente em quase todas as mesas dos portugueses e além de ser saboreado simples com um pouco de azeite ou manteiga, também é usado em inúmeras receitas tão tradicionais e cheias de sabor. Pão alentejano, pão de mafra, bolinhas de mistura, carcaças, o pão da padeira, de centeio, as broas de milho, o pão de cereais… tanta variedade que por vezes se torna difícil escolher. Venha conhecer algumas das melhores receitas com pão que escolhemos para si!

Texto por Catarina Campos

1. Sopa alentejana com bacalhau e ovos escalfados

Para começar, não há nada mais português que uma bela sopa alentejana!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta sopa alentejana, leve ao lume um tacho com água e sal. Corte as postas de bacalhau ao meio e leve a cozer na água fervente. Retire e reserve. Escalfe os ovos na mesma água durante 5 minutos. Retire e reserve.

2. Descasque os dentes de alho, coloque-os num copo alto, acrescente-lhes o azeite, os coentros lavados e um pouco do caldo anterior e triture bem com a varinha-mágica.

3. Misture depois o restante caldo de bacalhau e mexa. Reserve.

4. Corte as fatias de pão em quatro partes e divida-as por tigelas individuais. Distribua os ovos e o bacalhau pelas tigelas. Regue com o caldo anterior bem quente, cubra com película aderente e aguarde cerca de 7 minutos. Retire a película e sirva.

2. Torricado de bacalhau e azeitonas

E para enganar a fome que tal um torricado de bacalhau? Tão simples de fazer e cheio de sabor!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola e o alho. Coza o bacalhau em água durante 5 minutos. Depois de cozido, escorra, rejeite as espinhas e a pele e lasque para uma tigela.

2. Elimine a polpa interior dos tomates e corte a parte exterior em pequenos cubos, sem grainhas. Junte ao bacalhau, assim como a cebola e o alho picados, e misture.

3. Retire o caroço às azeitonas, pique-as e adicione-as ao preparado anterior. Acrescente também um pouco de cebolinho picado, tempere com azeite, sal e pimenta e envolva tudo muito bem.

4. Torre as fatias de pão, coloque-as num prato e cubra-as com o preparado de bacalhau. Sirva de seguida.

3. Pão com chourição (robot de cozinha)

Um outro clássico é o delicioso pão com chourição, acabadinho de sair do forno.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 8 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água no copo do robot, junte o fermento e programe a 37°C (40°C na Mycook), durante 2 minutos, na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook). Adicione depois o azeite, a farinha e uma pitada de sal e ligue 5 minutos na velocidade especial para massas.

2. Retire a massa, enrole-a, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz por cima, tape com pano húmido e deixe levedar até ficar o dobro do volume.

3. Corte depois a massa em 8 unidades, estenda-as ligeiramente, divida as fatias de chourição por cima, enrole de modo a obter pães, disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe levedar mais 20 minutos. Depois leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 25 minutos ou até ficaram cozidos, retire, deixe amornar e sirva.

4. Ensopado de peixe à portuguesa

No ensopado, o pão é rei!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o peixe em pedaços e tempere-os com um pouco de sal e o sumo de limão. Descasque as cebolas, os alhos e as batatas, corte as cebolas e as batatas em rodelas e pique os alhos.

2. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione a cebola e o louro, deixe cozinhar até a cebola ficar macia, junte depois o tomate pelado picado com o molho e deixe ferver. Adicione o vinho branco e os pimentos cortados em tiras sem pevides e peles brancas, mexa e deixe ferver.

3. Junte as batatas, tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos. Adicione então o peixe, tape novamente e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Retire do lume e sirva de imediato, polvilhado com a salsa ou coentros picados.

5. Sardinhas com pão grelhado

Com as sardinhas assadas é imprescindível para não se perder todo os sucos!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as sardinhas e tempere-as com sal grosso. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente, deite-os para uma tigela, junte o azeite e mexa.

2. Leve as sardinhas a grelhar de ambos os lados a gosto, retire-as e reserve-as em local morno. Corte a broa em fatias, pincele-as com a mistura do azeite e leve-as também a grelhar de ambos os lados a gosto.

3. Coloque o pão e as sardinhas numa travessa, polvilhe o pão com um pouco de salsa picada e sirva.

 

6. Lasanha de pão (robot de cozinha)    

E que tal uma lasanha diferente?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em pedaços, deite tudo no copo do robot e ligue 5 segundos na velocidade 5 (6 segundos e velocidade 6 na Mycook). Passe a espátula, adicione o azeite e programe na temperatura vapor (120°C na Mycook), durante 5 minutos, na velocidade mínima (velocidade 2 na mycook).

2. Encaixe o acessório misturador, junte a carne picada, tempere com cominhos, sal e piripiri e programe a 100°C, durante 10 minutos, na velocidade mínima e rotação invertida (velocidade 2 na Mycook). Mexa com a espátula de vez em quando para soltar, depois retire e reserve.

3. O molho: descasque a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em pedaços e deite tudo no copo lavado e sem o acessório misturador. Adicione o azeite, o tomate pelado com o molho e o ramo de manjericão, tempere com sal e programe a 100°C, durante 20 minutos, na velocidade 1. Depois ligue 1 minuto na velocidade 6 (velocidade 5 e depois toques de turbo até que fique cremoso na Mycook).

4. Num tabuleiro de louça ou pirex, disponha camadas alternadas de fatias de pão, molho de tomate e mistura de carne, sendo que a última camada deve ser de pão regado com o restante molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar douradinho, retire e sirva decorado a gosto.

7. Hambúrguer em pão do caco

Os mais pequenos vão adorar estes hambúrgueres em pão do caco.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos + tempo de levedar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para os pães do caco:

Instruções:

1. Comece por fazer os pães do caco: numa tigela, coloque a farinha, o puré de batata-doce e sal. Adicione o fermento, previamente diluído na água morna, e amasse tudo muito bem. Deixe levedar por cerca de 20 minutos.

2. Após o tempo indicado, molde bolas, achate-as e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 190ºc, por cerca de 25 minutos.

3. Leve ao lume uma frigideira com metade do azeite e salteie os cogumelos picados, em lume forte e sem deixar queimar. Retire e reserve. Numa taça, coloque a carne picada, a cebola picada, a gema, as alcaparras picadas, o ketchup, os cogumelos, sal e pimenta. Envolva tudo muito bem e molde os hambúrgueres.

4. Aqueça uma frigideira com o restante azeite e aloure os hambúrgueres de ambos os lados. Leve-os depois ao forno até ficarem no ponto desejado. Corte o tomate em rodelas e lave e escorra a alface. Recheie os pães do caco com a alface, o tomate e os hambúrgueres e sirva.

8. Francesinha em pão saloio

Não podemos deixar passar a farta francesinha e o seu pão torrado!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Comece por preparar o molho: descasque e lave a cebola e os dentes de alho, pique-os grosseiramente, deite num tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar até que fique douradinho. Polvilhe com a farinha, adicione o tomate pelado com o molho, a cerveja, o Vinho do Porto, os caldos de carne e a malagueta cortada sem sementes, tempere com sal e deixe ferver até engrossar. Retire do lume, reduza a puré e reserve.

2. Leve a torrar ligeiramente as fatias de pão. Corte as salsichas e as linguiças ao meio no sentido do comprimento. Corte os bifes se forem muito grandes e tempere-os com sal e pimenta. Leve a grelhar todas as carnes de ambos os lados.

3. Disponha os bifes e depois as salsichas e a linguiça sobre 4 fatias de pão, junte o fiambre, cubra com as restantes fatias de pão e coloque num tabuleiro.

4. Disponha as fatias de queijo por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até derreter. Retire do forno e sirva as francesinhas com o molho e polvilhadas com salsa picada.

9. Pão doce de canela

Para a sobremesa, que tal um pão doce?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora 10 minutos + tempo para levedar
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a farinha numa bancada, junte o açúcar e a pitada de sal, misture e abra uma cavidade no centro. Adicione o fermento, o leite morno, as 70 g de manteiga derretida e os ovos e amasse muito bem até obter uma massa bastante homogénea. Enrole-a, coloque-a numa tigela grande polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz, cubra com um pano e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

2. Ligue o forno a 180 graus. Coloque a massa numa bancada, amasse-a novamente bem, polvilhe-a com farinha e estenda-a depois com o rolo até obter um rectângulo. Pincele com as 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e polvilhe com o açúcar amarelo e a canela. Enrole em formato de torta, junte as pontas para que fique tipo uma argola e disponha-a numa forma de buraco untada com manteiga. Cubra novamente com um pano húmido e deixe levedar durante 30 minutos, em local morno.

3. Leve depois ao forno durante cerca de 40 minutos. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva cortado em fatias. Pode polvilhar com mais canela em pó.

10. Pão de rala

E para os mais gulosos, terminamos com um pão de rala. 🙂

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora 30 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a água e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Junte depois a amêndoa moída com e sem casca, mexa e deixe ferver mais 3 minutos. Numa tigela, bata 6 gemas, adicione o preparado da amêndoa, aos poucos e batendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar bem. Deite numa tigela e deixe arrefecer.

2. Prepare agora o recheio: deite o açúcar num tacho, junte a água e a casca de limão, leve ao lume e deixe ferver até dissolver o açúcar. Numa tigela, bata as gemas, adicione a calda do açúcar em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sem parar até engrossar, mas sem deixar ferver. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deixe arrefecer, junte então os fios de ovos, envolva e reserve.

3. Estenda metade da massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um círculo, disponha o recheio no centro, dobre os rebordos para cima e pincele com a restante gema misturada com o leite. Estenda depois o resto da massa, coloque por cima, polvilhe com bastante farinha, pressione nas laterais para colar e alise para obter tipo um ”queijo” homogéneo.

4. Disponha no tabuleiro de forno polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique douradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Comentários