Clique nas setas

A dia 8 de junho celebra-se o dia mundial dos oceanos, como forma de exaltar a sua importância para o planeta e para os seres vivos.

Porque a gastronomia portuguesa é influenciada pelo contacto que a costa tem com a água, muitos dos pratos típicos são confecionados com peixe e marisco. A TeleCulinária preparou-lhe 7 receitas com “sabor a mar”, para desfrutar em família e com amigos: gambas com malaguetas, amêijoas na cataplana, sapateira recheada, bacalhau à minhota, arroz de marisco, polvo na grelha com picadinho de pimentos e filetes de pescada panados com macedónia.

Texto por: Daniela Torrinha

1. Gambas com malaguetas

Gambas com malaguetas

Com o verão prestes a chegar, chegou a altura de começar a pensar nas petiscadas. Nada melhor do que umas gambas com malaguetas, acompanhadas com uma bebida bem fresquinha.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descongele as gambas e retire-lhes a casca, deixando apenas a cabeça e a cauda.

2.  Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Abra as malaguetas ao meio, elimine as sementes e pique-as. Tempere as gambas com os dentes de alho e as malaguetas picadas, sumo de limão e sal. Envolva bem e reserve.

3. Numa frigideira, aqueça o azeite com a margarina e deixe derreter. Junte as gambas e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até que fiquem douradinhas.

4. Adicione depois o vinho branco e deixe apurar. Por fim, polvilhe com coentros picados, retifique os temperos e retire do lume. Decore a gosto e sirva.

2. Amêijoas na cataplana

amêijoas na cataplana

Uma receita rápida e fácil de confecionar, com um toque diferente da tradicional. Nesta cataplana o sabor a mar conjuga-se com o das carnes frias. Simplesmente deliciosa!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para demolhar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Demolhe as amêijoas em água temperada com sal de um dia para o outro. No dia, descasque e corte as cebolas em meias luas finas. Com uma faca, pique o chouriço sem pele, bem como o presunto e o fiambre.

2.  Leve uma cataplana ao lume com o azeite, deixe aquecer, adicione a cebola, tempere com sal, pimenta, piripiri e o colorau e deixe refogar, em lume brando, durante cerca de 10 minutos. Junte as amêijoas, o vinho branco, o raminho de salsa, o chouriço, o presunto e o fiambre, feche a cataplana e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 a 12 minutos.

3. Abra a cataplana, verifique se as amêijoas abriram, retire do lume e sirva de imediato polvilhado com mais salsa picada. Pode decorar com rodelas de limão e acompanhar com fatias de pão torrado.

3. Sapateira Recheada

Sapateira recheada

Como entrada ou para um lanche de final de tarde, esta sapateira recheada faz parte da tradição. Acompanhe-a com umas tostinhas ou pão torrado.

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Separe as patas da sapateira e retire o miolo do interior, reservando a casca. Descasque e pique grosseiramente os ovos.

2.  Numa tigela, coloque o miolo da sapateira, os ovos picados, os pickles e a mostarda.

3. Adicione depois o ketchup, o pão ralado, a cerveja e o whisky.

4. Por fim, junte a maionese, tempere com sal e pimenta e envolva tudo muito bem. Recheie a casca da sapateira com este preparado e sirva com as patas cozidas, acompanhando com pão e tostas.

4. Bacalhau à Minhota

bacalhau à minhota

Há peixe que saiba mais a mar do que o bacalhau? Presente em diversos pratos da nossa gastronomia, é um ingrediente de que todos gostam e que se conjuga, na perfeição, com outros. Demora apenas 25 minutos a ser preparado: o bacalhau e as batatas são fritos, cobertos como uma cebolada e polvilhados com coentros no final. Ficou com água na boca?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque e corte as batatas em rodelas grossas. Enxugue bem o bacalhau com um pano, polvilhe com colorau e pimenta e frite, de ambos os lados, numa frigideira com óleo quente, mantida sobre lume moderado. Coloque depois num pirex e leve ao forno, a 160ºC, durante 10 minutos.

2.  No mesmo óleo, frite as batatas, retire, escorra sobre papel absorvente, tempere com um pouco de sal e reserve.

3. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte em rodelas finas e aloure numa frigideira com o azeite, até a cebola ficar macia.

4. Disponha as batatas numa travessa, junte as postas de bacalhau e cubra com a cebolada. Decore com azeitonas, polvilhe com a salsa e sirva.

5. Arroz de Marisco

arroz de marisco

Uma receita muito típica, para servir aos seus convidados. Este apaladado arroz de marisco é confecionado com cocktail de marisco, mas pode juntar outros ingredientes a seu gosto, como peixe.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque, lave e lamine os dentes de alho. Arranje os pimentos, rejeite pevides e peles brancas e corte em cubos. Arranje o tomate e corte também em cubos.

2.  Numa panela com água abundante ferva o creme de marisco. Num tacho leve ao lume o azeite com os dentes de alho e a folha de louro e deixe alourar. Junte os pimentos e o tomate e deixe refogar um pouco. Refresque com o vinho branco.

3. Adicione a polpa de tomate, o picante e o creme de marisco e o arroz, na mesma quantidade, ou seja, o recipiente que usar para medir o arroz, é o mesmo para medir o creme de marisco.

4. Deixe levantar fervura, junte o cocktail de marisco e retifique o sal. Junte o arroz de vá mexendo durante cerca de 7 minutos ou até o arroz estar cozido. Retire e sirva decorado a gosto.

6. Polvo na grelha com picadinho de pimentos

Polvo na grelha com picadinho de pimentos

Do mar para o prato… depois de passar pela grelha… este prato de polvo, acompanhado com pimentos salteados, é ideal para os dias de calor. Pode comê-lo como entrada, prato principal ou petisco.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque o polvo numa panela com o louro, a cebola inteira descascada e pimenta em grão. Cubra com água e deixe cozinhar, em lume brando, durante cerca de 50 minutos. De seguida, retire o polvo da panela, deixe-o arrefecer e depois corte-o em tranches grandes.

2.  Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as sementes e peles brancas, corte metade dos pimentos em cubos muito pequenos a outra metade em pedaços maiores. Leve ao lume um tacho com o azeite, sal, pimenta, os alhos picados, um pouco de pimentão-doce e os pimentos. Deixe saltear ligeiramente, envolvendo e reserve.

3. Grelhe o polvo numa grelha e deixe cozinhar até ficar marcado. Corte depois em pedaços mais pequenos, coloque num prato ou travessa funda, cubra com a mistura dos pimentos e sirva.

7. Filetes de pescada panados com macedónia

Filetes de pescada panados com macedónia

Uma receita para toda a família, que sabe sempre bem ao almoço ou jantar. Os filetes são previamente temperados com sumo de limão e depois são panados e fritos. O acompanhamento de legumes torna esta refeição leve e saudável.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descongele e arranje os filetes de pescada, tempere-os com os dentes de alho picados finamente, o sumo de limão, o azeite, sal e pimenta. Deixe marinar durante 20 minutos.

2.  Entretanto, arranje o feijão-verde e corte-o em pedacinhos. Descasque e lave as cenouras e corte-as em cubinhos. Lave e arranje os brócolos e a couve-flor e corte-os em raminhos. Leve a cozer estes legumes em água temperada com sal e depois escorra-os.

3. Escorra os filetes, passe-os por farinha e depois pelos ovos previamente batidos e leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos de ambos os lados. Retire-os, escorra-os sobre uma folha de papel de cozinha e sirva-os decorados a gosto e acompanhados com a macedónia de legumes.

8. Comentários