Clique nas setas
Dia 16 de novembro celebra-se o mar e a sua importância, não só para o desenvolvimento do nosso país como também para cada um de nós. É dele que extraímos peixe e marisco, ingredientes utilizados em diversos pratos e iguarias e é nele que procuramos calma.
Também a TeleCulinária quis comemorar esta data, partilhando 7 receitas bem “salgadinhas”: creme de marisco, medalhões de peixe com camarão, açorda de marisco, pescada frita com migas de marisco, peixe da tia Ana, fusilli com salmão, camarão e molho de tomate e favada de choco.
Texto por Daniela Torrinha
1. Creme de marisco
Um creme de marisco, delicioso e aveludado, confecionável com facilidade e rapidez.
As lambujinhas e o miolo de lagosta e camarão dão-lhe um sabor inesquecível a mar e fazem desta sopa uma entrada de que ninguém se vai esquecer.
Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 300 g de miolo de camarão
- 100 g de miolo de lagosta
- 100 g de lambujinhas
- 3 cenouras
- 2 cebolas
- 1 alho-francês
- 1 dente de alho
- 80 g de batatas
- 50 g de rama de aipo
- 100 g de polpa de tomate
- 1 saqueta de creme de marisco instantâneo
- 1 l de caldo de marisco
- 1 cálice de vinho branco seco
- 50 g de coentros
- Azeite q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Arranje, descasque e corte em pedaços as cebolas, o alho, as cenouras, o alho-francês, o aipo e as batatas. Lave e escorra.
2. Numa panela, aqueça um pouco de azeite, junte os legumes, exceto a batata, e deixe saltear. Acrescente a batata e deixe cozinhar por instantes, acrescentando um pouco de água, se necessário.
3. Adicione o creme de marisco e a polpa de tomate, mexa e, assim que ferver, junte o vinho branco.
4. Retifique os temperos de sal e pimenta, junte o caldo de marisco e triture tudo muito bem. Acrescente agora o miolo de camarão, as lambujinhas e a lagosta cortada em pedaços e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva com os coentros picados.
2. Medalhões de peixe com camarão
Um prato com sabor a mar, para servir aos seus convidados, numa ocasião especial.
O camarão e o arroz com passas dão um toque requintado à receita, que demora apenas 40 minutos a preparar.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 5 medalhões de peixe
- 5 camarões grandes
- 1 tomate grande maduro
- 1/2 alho-francês (parte branca)
- 1 cebola
- 5 dentes de alho
- 200 ml de vinho branco
- 50 ml de azeite
- 1 colher (sopa) de creme de marisco instantâneo
- 1 raminho de coentros
- 1 folha de louro
- Sal e piripiri q.b
Instruções:
1. Tempere os medalhões de peixe com sal e reserve. Descasque e pique a cebola e os alhos; retire a pele e as sementes ao tomate e corte-o em cubos; corte o alho-francês em meias-luas; descasque os camarões, deixando-lhes a cabeça e a cauda, faça um ligeiro corte no lombo e retire-lhes a tripa.
2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e o louro e deixe aquecer. Junte a cebola e os alhos, adicione os camarões, tempere com sal e piripíri e deixe corar. Junte o tomate, o alho-francês e o peixe e cozinhe-o, de ambos os lados. Regue com o vinho branco e deixe ferver.
3. Acrescente o creme de marisco, mexendo bem, assim como os coentros grosseiramente picados. Envolva, retire do lume e transfira para um prato.
4. Prepare o arroz: aloure a cebola picada no azeite, depois adicione o arroz e mexa. Deixe cozinhar um pouco, adicione a água a ferver, sal e o açafrão e cozinhe por cerca de 10 minutos. Por fim, envolva as passas e sirva como acompanhamento dos medalhões.
3. Açorda de Marisco
Esta açorda de marisco é feita com amêijoas, lingueirão e miolo de camarão. Um prato muito típico e aconchegante, fácil de confecionar, para o almoço ou jantar.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
Instruções:
1. Corte o pão em pedaços, deite-os para uma tigela e cubra com água fria. Lave as amêijoas e o lingueirão, deite-os para um tacho, tape, leve ao lume e deixe cozinhar até abrirem. Deite para um prato com a ajuda de uma escumadeira, retire a casca ao lingueirão mas deixe alguns inteiros para decorar. Passe a água que largaram por um passador de rede muito fina ou por um pano e reserve.
2. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o tomate pelado picado com o molho, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte o louro, o miolo de camarão e a água de cozinhar as amêijoas e o lingueirão e deixe ferver.
3. Escorra bem o pão entre as mãos, junte-o ao tacho, mexa bem até ferver, rectifique o sal, tempere com picante a gosto e mexa até ficar uma mistura homogénea. Junte o miolo de lingueirão e as amêijoas com a casca, misture, deixe ferver, adicione os coentros ou a salsa picada e sirva quente decorado com os lingueirões com a casca.
4. Pescada frita com migas de marisco
Se é daquelas pessoas que acha que fritar peixe dá muito trabalho… esta receita vai mostrar-lhe o contrário. Em apenas 35 minutos, prepara esta pescada frita e umas deliciosas migas com camarão e amêijoas.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 4 postas de pescada
- 1 posta de bacalhau cozida
- 500 g de amêijoas limpas
- 150 g de camarões descascados
- 1 pão saloio
- 3 dentes de alho
- 2 gemas
- 2 dl de leite
- 0,5 dl de vinho branco
- 1 colher (sopa) de banha
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 ramo de coentros
- Sal q.b.
- Farinha q.b.
- Óleo para fritar
Instruções:
1. Depois de temperadas com sal, passe as postas de pescada por leite e depois por farinha. Frite-os em óleo abundante, de ambos os lados, retire, escorra e reserve.
2. Corte o pão em pedaços grosseiros e demolhe-os em água. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e desfie-o.
3. Leve ao lume um tacho com 1 colher (sopa) do azeite, junte as amêijoas, regue com o vinho e deixe cozinhar até abrirem. Retire, deixe arrefecer e reserve o caldo.
4. Leve ao lume uma frigideira com o restante azeite e a banha, junte os dentes de alho picados e deixe alourar ligeiramente. Adicione o bacalhau e os camarões e, de seguida, o pão espremido. Mexa até ficar tudo envolvido e desfeito, adicionando caldo das amêijoas sempre que necessário. No final, misture as gemas, polvilhe com os coentros picados, junte as amêijoas e volte a envolver. Sirva com as postas de pescada fritas.
5. Peixe da tia Ana
Uma receita de forno é sempre infalível quando se quer preparar uma refeição para a família. Pode preparar esta com sobras de qualquer peixe cozido, que, misturado com as batatas, os ovos, a maionese o bechamel, fica uma bomba de sabor.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 600 g de sobras de peixe cozido
- 800 g de batatas
- 2 ovos m cozidos
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 100 ml de maionese
- 100 ml de molho bechamel
- 50 ml de azeite
- 1 ramo de salsa
- Sal e pimenta q.b.
- Óleo para fritar
- Azeitonas pretas para decorar
Instruções:
1. Descasque, corte as batatas em cubinhos, frite-os em óleo quente e escorra-as sobre papel absorvente. Elimine as espinhas e a pele ao peixe e desfie-o. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias-luas e pique os alhos. Descasque os ovos cozidos e rale-os.
2. Leve ao lume um tacho com o azeite. Quando estiver quente, junte a cebola e os alhos e deixe alourar. Retire a cebolada do lume, adicione o peixe e as batatas, tempere com sal e pimenta e envolva bem.
3. Misture a maionese com o bechamel e os ovos ralados. Deite o preparado de peixe e batata num tabuleiro de louça ou pirex e cubra-o com o creme anterior. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 15 minutos. Decore com a salsa picada e azeitonas e sirva de seguida.
6. Fusilli com salmão, camarão e molho de tomate
Esta receita é simplesmente divinal. Combina massa fusilli com um dos peixes mais saborosos – o salmão, cozinhado num apaladado molho de tomate. O melhor é que demora apenas 30 minutos a confecionar. Experimente.
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 porções
Ingredientes:
- 5 tomates maduros
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de orégãos
- 1 colher (sobremesa) de sal
- Pimenta acabada de moer
- 350 g de massa fusilli
- 150 g de miolo de camarão
- 2 filetes de salmão limpos de pele e espinhas
- 1 raminho de salsa ou coentros picados
Instruções:
1. Mergulhe os tomates em água a ferver durante 15 segundos, depois retire-os, passe-os por água fria, retire-lhes a pele, corte-os ao meio, rejeite as pevides e corte-os em pedaços.
2. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho, deite-os para um tacho, junte o azeite e leve ao lume a cozinhar até a cebola ficar macia, adicione o tomate, os orégãos, tempere com sal e pimenta, misture, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.
3. Leve ao lume um tacho com água, quando ferver junte a massa, mexa e deixe cozer durante 9 minutos. Escorra e reserve.
4. Triture o preparado do tomate até ficar um puré e leve de novo ao lume. Adicione o miolo de camarão e o salmão cortado em cubos, tape e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte a massa escorrida, envolva e sirva polvilhado com coentros ou salsa picada.
7. Favada de choco
E que tal uma favada de choco quentinha, para aquecer no mês de novembro?
Saborosa e tradicional, sabe a mar e a tradição. É um excelente prato, económico, para toda a família. Delicie-se… e bom apetite!
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 700 g de chocos
- 600 g de favas
- 1/2 chouriço
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 dl de polpa de tomate
- 1 dl de vinho branco
- 0,5 dl de azeite
- 1 folha de louro
- 1 ramo de coentros
- Sal e pimenta q.b.
Instruções:
1. Arranje os chocos e disponha-os numa tigela. Descasque, lave e pique os dentes de alho finamente. Tempere os chocos com os dentes de alho, o vinho branco, sal e pimenta e deixe marinar durante 15 minutos.
2. Descasque e lave as cenouras e a cebola, corte as cenouras em rodelas e pique a cebola. Retire a pele ao chouriço e corte-o em cubinhos.
3. Leve ao lume um tacho com o azeite, quando estiver quente junte a cebola e deixe refogar até ficar macia. Adicione a polpa de tomate e a folha de louro e deixe cozinhar mais um pouco até o molho apurar.
4. Junte os chocos e as cenouras, regue com 4 dl de água e deixe cozinhar durante 10 minutos. Junte depois as favas e deixe cozinhar muito bem. Retifique os temperos e deixe cozinhar. Sirva com coentros picados.