Clique nas setas

Em muitas casas o dia nacional do pijama, costuma ser o domingo de quase todas as semanas, mas o oficial é o dia 20 de Novembro. Para este dia, que adoramos passá-lo de pijama, a relaxar, a ver televisão ou até mesmo passado em família, é um dia em que não nos devemos preocupar com nada e daí, e porque a fome chega a uma altura que aperta, nada melhor que aproveitar algumas sobras que por ali andam no frigorifico! Descubra então algumas das melhores receitas confecionadas com as suas sobras de outras refeições.

Texto por Catarina Campos

1. Sopa do cozido

Começamos então com uma deliciosa sopa com as sobras das carnes do almoço de domingo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.

2. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar, mexendo de vez em quando, adicione depois o caldo de carne e 2 litros de água e deixe ferver. Rectifique os temperos.

3. Arranje a couve e corte-a em pedaços pequenos. Descasque e lave as batatas, as cenouras e os nabos, corte-os também em pedaços pequenos e junte-os ao tacho. Arranje e pique as carnes e os enchidos, junte-os à sopa e deixe ferver durante 30 minutos até que tudo fique macio, retire do lume e sirva decorado a gosto.

2. Tostas de alho com patê de frango e ovos de codorniz

A meio da tarde sabe sempre bem petiscar uma tostinha… e que tal uma destas?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve uma frigideira ao lume com o dente de alho descascado e esmagado e o azeite, deixe aquecer adicione as fatias de pão, deixe-as fritar de ambos os lados e retire. Deite o frango em pedaços para uma picadora e ligue até ficar bem picado. Deite numa tigela.

2. Descasque e pique finamente a cebola e junte à tigela.

3. Adicione a maionese e um pouco de cebolinho picado, tempere com sal e pimenta e misture muito bem até ficar uma pasta homogénea.

4. Barre as fatias de pão com a mistura anterior. Frite os ovos de codorniz numa frigideira antiaderente untada com um pouco de óleo, disponha por cima das tostas e sirva.

3. Omelete de bacalhau

Mais uma maneira de cozinhar o bacalhau, a juntar às 1001.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta os ovos para uma tigela, e bata-os com a ajuda de um garfo e tempere com sal, pimenta, a paprica e o alho em pó. Misture e reserve.

2. Descasque, lave e pique a cebola, arranje o pimento, retire-lhe as peles brancas e pevides e corte-o em cubos com cerca de 1/2 cm.

3. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, quando estiver quente junte a cebola e os pimentos e deixe cozinhar. Adicione as sobras de bacalhau e os ovos batidos, envolva bem e deixe cozinhar. Retire e sirva a omelete decorada com a malagueta laminada.

4. Empadão de coelho (robot de cozinha)

E quando o pijama se alia à preguiça e só apetece preparar uma refeição de forno para a família, nada melhor que um delicioso empadão de coelho.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Desfie o coelho, deite-o para uma tigela e junte as sobras de ervilhas, cenoura e um pouco de molho.

2. Descasque e lave as batatas, corte-as em pedaços e deite-as no copo do robot. Adicione os 400 g de leite, tempere com uma pitada de sal, pimenta e noz-moscada e programe a 90°C, durante 30 minutos, na velocidade 1 (velocidade 2 na Mycook). Junte a manteiga e ligue 30 segundos na velocidade 4.

3. Deite metade do puré de batata num tabuleiro, espalhe por cima as sobras do coelho com os legumes, cubra com o restante puré de batata e alise. Pincele com a gema previamente misturada com a colher (sopa) de leite, coloque por cima o bacon sem courato e cortado em fatias e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

5. Carne à Brás

Sobrou carne estufada do jantar de ontem? Aproveite para saborear uma maravilhosa carne à Brás.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e pique os dentes de alho.

2. Desfie a carne. Num tacho aqueça o azeite e refogue a cebola, os dentes de alho e a folha de louro até que fique douradinha. Junte depois a carne e as batatas. Envolva tudo muito bem.

3. Rectifique os temperos. Numa tigela bata os ovos com o leite e junte ao preparado anterior, mexendo cuidadosamente até que os ovos fiquem cozidos. retire do lume e sirva decorado com as azeitonas, salsa picada e tomate cereja.

6. Empadas de frango

Para comer no dia do pijama, ou até mesmo no dia seguinte, estas empadas de frango caiem bem em qualquer altura.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180ºC e unte forminhas de empada com margarina. Pique o frango com uma faca.

2. Deite o queijo fresco no liquidificador, junte o leite, o óleo e os ovos e ligue para bater um pouco. Adicione a pitada de sal, a farinha e o fermento, ligue novamente e deixe bater bem até ficar uma massa lisa.

3. Ponha as formas no tabuleiro do forno, deite um pouco de massa em cada uma, depois divida o frango e cubra com o resto da massa sem encher demasiado. Leve ao forno durante 20 minutos ou até ficarem empadas douradinhas, retire, desenforme e sirva mornas ou frias.

7. Pasta com farinheira e ovos

Para um lanche ajantarado, que tal uma pasta de farinheira e ovos?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coza a farinheira em água durante 8 minutos, depois retire-a e reserve-a num prato. Leve ao lume um tacho com água abundante, deixe ferver, tempere com sal, junte a massa e deixe cozer durante 9 minutos.

2. Entretanto, descasque os dentes de alho, pique-os, deite-os para outro tacho, adicione o azeite, leve ao lume, deixe cozinhar até ficarem douradinhos, junte o peru desfiado e misture. Retire a pele à farinheira, esmague-a um pouco e adicione-a ao tacho. Junte os queijos frescos escorridos e esmagados ou cortado em cubos pequenos, adicione também os ovos batidos e misture até os ovos ficarem cozinhados mas cremosos. Rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

3. Escorra a massa e reserve a água. Junte então a massa ao tacho, misture, acrescente 1,5 dl da água de cozer, envolva bem e sirva polvilhado com salsa ou manjericão picado.

8. Receita de gelado de fruta

Mas também  é possível “reinventar” sobremesas com sobras de frutas e bolos! Vai uma bola de gelado de fruta?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma forma de bolo inglês com película aderente. Leve ao lume um tacho com o sumo das 6 laranjas, a água, o açúcar e os ramos de alecrim e deixe ferver. Depois retire, deixe arrefecer e rejeite os ramos de alecrim.

2. Retire a casca à maçã, à pera, à banana e à laranja, corte a fruta a gosto, retire os gomos da laranja e disponha tudo no fundo da forma.

3. Verta o preparado da laranja por cima e leve ao congelador cerca de 1h e 30 minutos até ficar em gelado.

9. Bolo reciclado

Ou até mesmo uma fatia de bolo? Bom apetite!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma grande ou várias pequenas com margarina. Ligue o forno a 180 graus.

2. Corte as sobras de bolo em pedaços, deite-os na picadora e ligue até ficar tipo pão ralado. Deite para uma tigela, junte a manteiga amolecida, o açúcar, os ovos e o iogurte e bata bem. Adicione depois a farinha, o fermento e o leite e bata até ficar uma massa lisa.

3. Deite a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.

Comentários