Início Blog Agenda & Notícias Dieta das sopas!

    Dieta das sopas!

    Clique nas setas

    1Sopa à lavrador

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque e lave as batatas, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite-os para uma panela. Junte 3/4 do feijão com o molho, o azeite e o caldo de carne, adicione água até cobrir e leve ao lume durante 30 minutos ou até que tudo fique cozido.

    2. Retire do lume, reduza a puré, rectifique o sal, acrescente mais água se necessário e leve novamente ao lume. Arranje a couve lombarda, corte-a em pedaços sem a parte mais dura, junte-os à panela, adicione igualmente a massa e deixe cozinhar durante mais 10 minutos ou até que tudo fique macio.

    3. Junte o resto do feijão, deixe levantar fervura, retire do lume, deite para uma terrina e sirva bem quente.

    2Sopa de couve-lombarda com massinhas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque as cenouras, a cebola e o nabo e corte tudo em pedaços. Corte também a abóbora, lave todos os legumes e deite-os numa panela. Adicione 1,5 L de água e leve ao lume. Junte o azeite e deixe cozinhar durante 15 minutos.

    2. Corte a couve em pedaços, lave-os e deixe-os escorrer. Reduza a sopa a puré, leve-a novamente ao lume e deixe ferver. Junte a couve e as massinhas e deixe cozer durante 12 minutos. Rectifique o sal e sirva.

    3Sopa de peixe

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 45 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Leve ao lume um tacho com 1,5 l de água, tempere com sal e junte o peixe. Deixe cozer e escorra-o, aproveitando o caldo da cozedura. Deixe arrefecer o peixe, retire peles e espinhas e desfie-o.

    2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, sem alourar. Junte o tomate em pedaços e deixe reduzir um pouco.

    3. Junte depois a água da cozedura do peixe coada e quando começar a ferver acrescente o mexilhão. À parte dissolva a sopa instantânea de marisco num pouco de água e junte ao caldo.

    4. Adicione por fim o peixe desfiado, o piripíri e os coentros. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e sirva.

    4Sopa de abóbora com linguiça

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 5 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque e corte em pedaços as cenouras, a batata, a cebola e a abóbora. Lave a courgette, rale a parte verde e reserve. Corte o restante em pedaços e acrescente aos legumes anteriores.

    2. Retire a pele da linguiça, corte-a em rodelas, coloque num tacho, leve ao lume e deixe fritar na sua própria gordura. Retire para um prato e coloque dentro do tacho todos os legumes. Cubra com água, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar bem.

    3. No final, triture tudo e adicione a courgette ralada. Mantenha ao lume por mais 5 minutos e retire. Retifique os temperos, regue com o azeite e sirva com as rodelas de linguiça.

    5Sopa de batata doce e alho francês

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave os alhos-franceses, reserve metade e corte o restante em pedaços. Descasque a cebola, as batatas-doces e o chuchu, corte tudo em pedaços e coloque numa panela. Junte os pedaços de alho-francês, um raminho de coentros e sal.

    2. Regue os legumes com a água até cobrir, leve ao lume e deixe ferver durante 35 minutos. Retire do lume, regue com o azeite, triture tudo muito bem e rectifique os temperos.

    3. Corte o restante alho-francês em tirinhas e leve-as a corar em forno pré-aquecido a 180º C. Sirva a sopa quente com as tirinhas de alho-francês e as sementes de girassol.

    6Sopa do balde 

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 2 horas
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Tempere a entremeada com sal e deixe-a no frigorífico de um dia para o outro. No dia, lave-a, passe-a por água, deite-a para uma panela, junte o chouriço e água até cobrir bem, leve ao lume e deixe cozinhar durante 40 minutos.

    2. Limpe os alhos franceses e descasque a cebola, os alhos, as cenouras e as batatas. Descasque igualmente o nabo e guarde a rama. Retire a entremeada e o chouriço, adicione mais água à panela se necessário até perfazer 3 l, leve de novo ao lume e deixe ferver. Junte a cebola, as batatas, os alhos e 1 alho francês, lavados e cortados em pedaços, adicione igualmente 1 cenoura cortada em rodelas e o azeite, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos.

    3. Entretanto, corte a restante cenoura, o nabo e a couve em cubos, limpe a rama do nabo e corte-a em pedacinhos. Lave tudo e deixe escorrer. Retire a pele aos tomates, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e corte-os também em cubos. Corte o outro alho francês em rodelas finas, lave-as e deixe-as escorrer.

    4. Junte metade do feijão com o molho à panela, retire do lume, reduza a puré, leve de novo ao lume e deixe ferver. Adicione então todos os legumes, mexa, deixe ferver, junte o resto do feijão, a entremeada e o chouriço cortados em pedacinhos, mexa, rectifique o sal e deixe cozinhar mais 15 minutos. Sirva quente.

    7Sopa de grelos com abóbora

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 1 hora
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Arranje os grelos, leve-os a cozer em água temperada com sal, depois escorra-os, passe-os por água fria e reserve-os.

    2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e o caldo de carne e deixe refogar até que fique douradinho. Acrescente 1,5 L de água e deixe ferver.

    3. Descasque e lave as batatas, a abóbora e os nabos e corte tudo em cubinhos. Adicione estes legumes à panela, junte também a folha de louro, rectifique o sal e deixe cozer durante 20 minutos. Adicione depois os grelos cortados em pedaços pequenos, deixe ferver até que tudo fique macio, retire do lume e sirva decorado a gosto. Acompanhe com fatias de broa de milho.

    8Sopa de Peixe e Agrião com Massinhas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 25 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque e lave a cebola e a cenoura, pique a cebola finamente e corte a cenoura em juliana.

    2. Corte o peixe em pedaços pequenos e as delícias do mar e reserve.

    3. Leve ao lume uma panela com o azeite, junte a cebola e deixe alourar. Adicione a cenoura e deixe cozinhar mais 2 minutos.

    4. Junte água à panela e quando começar a ferver adicione a massa, tempere com sal e paprica e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte depois o peixe, o miolo de camarão e as delícias do mar e cozinhe mais 8 minutos. Por fim junte o agrião, desligue o lume e sirva.