Clique nas setas
1. Sopa à lavrador
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 400 g de batatas
- 100 g de massa macarrão grande
- 8 folhas grandes de couve lombarda
- 1 lata grande de feijão vermelho
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 1 cubo de caldo de carne
- Sal q.b.
Instruções:
1. Descasque e lave as batatas, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite-os para uma panela. Junte 3/4 do feijão com o molho, o azeite e o caldo de carne, adicione água até cobrir e leve ao lume durante 30 minutos ou até que tudo fique cozido.
2. Retire do lume, reduza a puré, rectifique o sal, acrescente mais água se necessário e leve novamente ao lume. Arranje a couve lombarda, corte-a em pedaços sem a parte mais dura, junte-os à panela, adicione igualmente a massa e deixe cozinhar durante mais 10 minutos ou até que tudo fique macio.
3. Junte o resto do feijão, deixe levantar fervura, retire do lume, deite para uma terrina e sirva bem quente.
2. Sopa de couve-lombarda com massinhas
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 1 nabo
- 400 g de abóbora descascada
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1/4 de couve lombarda
- 100 g de massinhas
- 1 colher (café) de sal
Instruções:
1. Descasque as cenouras, a cebola e o nabo e corte tudo em pedaços. Corte também a abóbora, lave todos os legumes e deite-os numa panela. Adicione 1,5 L de água e leve ao lume. Junte o azeite e deixe cozinhar durante 15 minutos.
2. Corte a couve em pedaços, lave-os e deixe-os escorrer. Reduza a sopa a puré, leve-a novamente ao lume e deixe ferver. Junte a couve e as massinhas e deixe cozer durante 12 minutos. Rectifique o sal e sirva.
3. Sopa de peixe
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 0,5 kg de pescada ou outro peixe
- 0,5 kg de mexilhões
- 1 lata pequena de tomate em pedaços
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pacote de sopa instantânea de marisco
- 1 dl de azeite
- Coentros picados q. b.
- Sal e piripiri q.b
Instruções:
1. Leve ao lume um tacho com 1,5 l de água, tempere com sal e junte o peixe. Deixe cozer e escorra-o, aproveitando o caldo da cozedura. Deixe arrefecer o peixe, retire peles e espinhas e desfie-o.
2. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, sem alourar. Junte o tomate em pedaços e deixe reduzir um pouco.
3. Junte depois a água da cozedura do peixe coada e quando começar a ferver acrescente o mexilhão. À parte dissolva a sopa instantânea de marisco num pouco de água e junte ao caldo.
4. Adicione por fim o peixe desfiado, o piripíri e os coentros. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e sirva.
4. Sopa de abóbora com linguiça
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas
Ingredientes:
- 350 g de abóbora
- 1/2 linguiça
- 2 cenouras
- 1 batata
- 1 courgette grande
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal q.b.
Instruções:
1. Descasque e corte em pedaços as cenouras, a batata, a cebola e a abóbora. Lave a courgette, rale a parte verde e reserve. Corte o restante em pedaços e acrescente aos legumes anteriores.
2. Retire a pele da linguiça, corte-a em rodelas, coloque num tacho, leve ao lume e deixe fritar na sua própria gordura. Retire para um prato e coloque dentro do tacho todos os legumes. Cubra com água, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar bem.
3. No final, triture tudo e adicione a courgette ralada. Mantenha ao lume por mais 5 minutos e retire. Retifique os temperos, regue com o azeite e sirva com as rodelas de linguiça.
5. Sopa de batata doce e alho francês
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 2 alhos-franceses
- 1 cebola grande
- 2 batatas-doces
- 1 chuchu grande
- 1 ramo de coentros
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol
Instruções:
1. Lave os alhos-franceses, reserve metade e corte o restante em pedaços. Descasque a cebola, as batatas-doces e o chuchu, corte tudo em pedaços e coloque numa panela. Junte os pedaços de alho-francês, um raminho de coentros e sal.
2. Regue os legumes com a água até cobrir, leve ao lume e deixe ferver durante 35 minutos. Retire do lume, regue com o azeite, triture tudo muito bem e rectifique os temperos.
3. Corte o restante alho-francês em tirinhas e leve-as a corar em forno pré-aquecido a 180º C. Sirva a sopa quente com as tirinhas de alho-francês e as sementes de girassol.
6. Sopa do balde 
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 700 g de entremeada
- 1/2 chouriço de carne
- 600 g de batatas
- 500 g de couve lombarda limpa
- 1 lata grande de feijão manteiga
- 1 nabo com a rama
- 2 cenouras
- 2 alhos-franceses
- 2 tomates maduros
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- Sal q.b.
Instruções:
1. Tempere a entremeada com sal e deixe-a no frigorífico de um dia para o outro. No dia, lave-a, passe-a por água, deite-a para uma panela, junte o chouriço e água até cobrir bem, leve ao lume e deixe cozinhar durante 40 minutos.
2. Limpe os alhos franceses e descasque a cebola, os alhos, as cenouras e as batatas. Descasque igualmente o nabo e guarde a rama. Retire a entremeada e o chouriço, adicione mais água à panela se necessário até perfazer 3 l, leve de novo ao lume e deixe ferver. Junte a cebola, as batatas, os alhos e 1 alho francês, lavados e cortados em pedaços, adicione igualmente 1 cenoura cortada em rodelas e o azeite, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos.
3. Entretanto, corte a restante cenoura, o nabo e a couve em cubos, limpe a rama do nabo e corte-a em pedacinhos. Lave tudo e deixe escorrer. Retire a pele aos tomates, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e corte-os também em cubos. Corte o outro alho francês em rodelas finas, lave-as e deixe-as escorrer.
4. Junte metade do feijão com o molho à panela, retire do lume, reduza a puré, leve de novo ao lume e deixe ferver. Adicione então todos os legumes, mexa, deixe ferver, junte o resto do feijão, a entremeada e o chouriço cortados em pedacinhos, mexa, rectifique o sal e deixe cozinhar mais 15 minutos. Sirva quente.
7. Sopa de grelos com abóbora
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas
Ingredientes:
- 1 molho de grelos
- 700 g de abóbora
- 2 batatas
- 2 nabos
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 0,5 dl de azeite
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 folha de louro
- Sal q.b.
Instruções:
1. Arranje os grelos, leve-os a cozer em água temperada com sal, depois escorra-os, passe-os por água fria e reserve-os.
2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e o caldo de carne e deixe refogar até que fique douradinho. Acrescente 1,5 L de água e deixe ferver.
3. Descasque e lave as batatas, a abóbora e os nabos e corte tudo em cubinhos. Adicione estes legumes à panela, junte também a folha de louro, rectifique o sal e deixe cozer durante 20 minutos. Adicione depois os grelos cortados em pedaços pequenos, deixe ferver até que tudo fique macio, retire do lume e sirva decorado a gosto. Acompanhe com fatias de broa de milho.
8. Sopa de Peixe e Agrião com Massinhas
Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 4 pessoas
Ingredientes:
- 600 g de peixe sem espinhas a gosto
- 200 g de miolo de camarão pequeno
- 100 g de delícias do mar
- 100 g de massinhas pevide
- 300 g de agrião limpo
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de paprica
- 2 L de água
- Sal q.b.
Instruções:
1. Descasque e lave a cebola e a cenoura, pique a cebola finamente e corte a cenoura em juliana.
2. Corte o peixe em pedaços pequenos e as delícias do mar e reserve.
3. Leve ao lume uma panela com o azeite, junte a cebola e deixe alourar. Adicione a cenoura e deixe cozinhar mais 2 minutos.
4. Junte água à panela e quando começar a ferver adicione a massa, tempere com sal e paprica e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte depois o peixe, o miolo de camarão e as delícias do mar e cozinhe mais 8 minutos. Por fim junte o agrião, desligue o lume e sirva.