Início Blog Agenda & Notícias Doces de colher para saborear no sofá!

    Doces de colher para saborear no sofá!

    Clique nas setas

    1Arroz doce simples e cremoso

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 1 hora
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    • 300 g de Açúcar 
    • 250 g de arroz carolino
    • 2,5 L de  leite
    • 8 gemas
    • 2 colheres (sopa) de  manteiga
    • 5 dl de água
    • 2 casquinhas de limão
    • 1 pau de canela
    • 1 pitada de sal
    • nozes q.b.
    • Açúcar  para polvilhar
    • açúcar em pó para polvilhar
    • canela em pó para polvilhar
      Instruções:

      1. Deite a água num tacho, tempere com a pitada de sal, junte a manteiga, as casquinhas de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Adicione o arroz e deixe cozer até que fique quase sem líquido.

      2. Ferva o leite num tacho à parte e depois adicione-o ao tacho do arroz, aos poucos e deixando cozinhar até que fique bastante cremoso. Junte o açúcar, mexa e deixe cozinhar até que fique novamente cremoso. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz aos poucos e mexendo sempre, verta depois para o tacho mexendo continuamente e retire do lume.

      3. Rejeite o pau de canela e as cascas de limão, verta para uma taça ou travessa larga e deixe arrefecer. Polvilhe depois com mais um pouco de açúcar, queime com um ferro quente, polvilhe depois com canela e açúcar em pó, decore com metades de noz e sirva.

    2Taça de chocolate e natas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 35 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Triture as bolachas e reserve-as. Num tacho, junte o leite condensado com o leite, as gemas e o chocolate picado, misture bem e leve ao lume até ficar um creme grosso. Retire do lume e mexa bem.

    2. Coloque depois, numa taça, colheradas do creme anterior alternadas com a bolacha triturada (como vê na foto), sendo que a última camada deve ser de creme.

    3. Bata as natas em chantilly bem firme, disponha-as por cima do creme e leve ao frigorífico até à hora de servir. Depois sirva decorado com raspas de chocolate a gosto.

    3Doce mulato

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 20 minutos.
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite o leite condensado cozido para uma tigela. Bata 2 dl das natas até ficarem espessas, junte-as ao leite condensado e misture delicadamente.

    2. Deite um pouco da mistura anterior em taças individuais e disponha, por cima, as bolachas previamente passadas pelo café. Cubra com o resto da mistura do leite condensado e leve ao frio.

    3. Antes de servir, bata o resto das natas em chantilly com o açúcar, espalhe em cima de cada taça, polvilhe com um pouco de cacau em pó e sirva.

    4Doce de bolacha e natas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 40 minutos.
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Para o creme:

    Instruções:

    1. Deite o leite condensado para um tacho, junte as gemas e o vinho do porto e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, deite para uma taça funda e deixe arrefecer.

    2. Esmague bem as bolachas até ficarem tipo pão ralado. Bata as natas em chantilly sem açúcar. Bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar aos poucos batendo sempre até ficarem bem firmes, adicione-as ao chantilly e misture delicadamente. Espalhe a bolacha em cima do creme na taça, cubra com a mistura de chantilly e leve ao frio.

    3. Prepare o creme: deite, para um tacho, as gemas, as natas e o açúcar e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

    4. Antes de servir o doce, cubra-o com o creme e sirva bem fresco e decorado a gosto.

    5Doce de iogurte com frutas fatiadas

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 40 minutos.
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite 100 g do açúcar para um tacho, adicione os frutos vermelhos, misture e leve ao lume brando, mexendo de vez em quando até ficar com a consistência de compota. Retire do lume e reserve.

    2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite os iogurtes numa tigela, junte o restante açúcar e mexa. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte à tigela, em fio e mexendo sempre. Bata então as natas em chantilly bem firme e envolva na mistura até ficar um creme.

    3. Descasque e lave os kiwis e corte-os em rodelas finas. Descasque a papaia, corte-a ao meio, retire-lhe as sementes e lamine-a. Numa taça funda, disponha uma camada de creme, coloque por cima a papaia, cubra com mais creme e espalhe o kiwi. Junte o resto do creme, cubra com a compota de frutos vermelhos, leve ao frio até ficar bem fresco e depois sirva.

    6Taça de leite creme com bolo

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 30 minutos.
    Doses: 8 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Corte o pão-de-ló em pedaços e coloque-os num tabuleiro de louça ou pirex. Leve ao lume um tacho com o leite, a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver.

    2. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e bata bem. Adicione depois o leite quente, em fio e mexendo sempre e rejeite o pau de canela e a casca de limão. Verta para o tacho e leve novamente ao lume, mexendo continuamente até engrossar.

    3. Retire do lume, verta por cima do pão-de-ló e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com açúcar, queime com um ferro próprio e sirva decorado a gosto, por exemplo polvilhado com açúcar em pó.

    7Ovos em taça

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 40 minutos + tempo de arrefecer
    Doses: 7 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Deite o açúcar para um tacho, junte a água e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos.

    2. Numa tigela, misture os ovos, as gemas, o sumo de limão e o leite. Adicione depois à calda de açúcar em fio e mexendo sempre até ferver e depois deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.

    3. Retire do lume, deixe arrefecer, deite para uma taça grande ou várias individuais e sirva decorado a gosto.

    8Leite creme à Portuguesa

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 40 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. Retire do lume e reserve.

    2. Numa tigela, bata o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e bata novamente. Adicione depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e rejeite o pau de canela e a casca de limão.

    3. Distribua o creme por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e queime com um ferro próprio para o efeito.

    9Taça de gelatinas 

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económica
    Tempo de Cozedura: 45 minutos.
    Doses: 7 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Prepare as gelatinas individualmente como indicam as embalagens, depois deite-as para tabuleiros ou recipientes baixos e leve ao frio até ficarem bem solidificadas.

    2. Com a ajuda de um cortador redondo, corte alguns círculos das gelatinas para decorar e reserve no frio. Corte o resto das gelatinas em cubos e deite-os para uma taça funda, intercalando as cores.

    3. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Deite o leite condensado no copo do liquidificador, junte as natas, o leite de coco e a gelatina derretida, ligue e deixe bater bem até ficar homogéneo.

    4. Deite a mistura anterior sobre os cubos da gelatina na taça e leve ao frio até ficar bem solidificado. Antes de servir, decore com as rodelas de gelatina que reservou.