Clique nas setas

1. Delícia de maçã e caramelo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as maçãs e corte-as em pedaços pequenos. Deite-os para um tacho e leve ao lume junto com o pau de canela e a estrela de anis. Quando a maçã estiver totalmente cozida retire a estrela de anis e a canela e triture muito bem as maçãs.

2. Numa tigela à parte bata 2 dl de natas em chantilly com o açúcar e reserve.

3. Deite o leite condensado para uma tigela e desfaça-o bem. Junte às restantes natas e mexa bem até ficar uma mistura cremosa.

4. Disponha em tacinhas camadas alternadas da mistura do leite condensado, das natas e das maçãs, como vê na foto. Decore a gosto e sirva.

2. Creme de maçã reineta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes e corte-as em pedaços. Lave-os e coloque-os num tacho. Junte a água, leve ao lume, tape e deixe cozinhar até a maça ficar desfeita.

2. Retire a maçã do lume, junte a gelatina e reduza tudo a puré com a varinha mágica. Depois mexa muito bem e deixe arrefecer um pouco.

3. Separe as gemas das claras. Junte as gemas ao puré de maçã, mexa e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo, junte o adoçante aos poucos e batendo sempre até ficarem bem duras. Envolva-as delicadamente no puré de maçã.

4. Distribua o creme por taças individuais e leve ao frio até solidificar. Sirva fresco e decorado a gosto.

 

3. Doce de maçã reineta com leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços regulares. Coloque depois numa taça, tape com película aderente e faça uns furos. Leve depois ao micro-ondas na potência máxima durante 15 minutos. Retire e disponha num pirex.

2. Leve ao lume o leite com o leite condensado, a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver, mexendo sempre.

3. Deite as gemas para uma tigela, junte a farinha maisena e bata bem. Verta o preparado anterior para a tigela, mexa e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, rejeite a casca de limão e o pau de canela e verta sobre a maçã reineta. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

4. Maçã assada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e arranje as maçãs, retirando o caroço, como vê foto. Regue as maçãs com o vinho do porto, o açúcar e a canela. Coloque um pau de canela no centro de cada uma das maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 minutos ou até que fiquem assadas.

2. Retire as maçãs do forno, decore a gosto e sirva.

5. Calzone de maçã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio

Instruções:

1. A massa: numa tigela bata o açúcar com a manteiga, junte uma pitada de sal, a farinha, umas gotas de água e a raspa de limão, amasse bem e deixe-a repousar 25 minutos.

2. O recheio: descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, junte o açúcar e deixe derreter.

3. Junte os pedaços de maçã, mexendo até as maçãs amolecerem.

4. Adicone as sultanas, mexa e deixe arrefecer. Polvilhe uma forma de tarte grande com farinha. Estenda a massa e forre a tarteira. Disponha o recheio de maçã em metade da forma, sem atingir os bordos e pincele-os com ovo batido. Dobre a outra metade da massa sobre o recheio e feche-a em forma de meia-lua. Pincele com o ovo batido por cima e polvilhe com açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 35 minutos. Depois retire, sirva quente e com gelado a acompanhar.

6. Migas doces com maca reineta

Veja aqui o video.

7. Delícia de maçã reineta com ananás

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides, corte-as em pedaços, lave-os e deite-os para um tacho. Adicione a água, tape, leve ao lume e deixe cozinhar até a maçã ficar cozida e desfeita.

2. Desligue o lume, junte o pó da gelatina de ananás e reduza tudo a puré com a varinha mágica até a gelatina ficar bem dissolvida. Deite para uma tigela, deixe arrefecer, adicione depois as gemas e mexa bem.

3. À parte, bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte à mistura da maçã, envolva delicadamente, deite para uma taça grande ou várias pequena e leve ao frio até ficar bem fresco. Depois sirva fresco e decorado a gosto.

8. Tarteletes de maçã reineta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda a massa folhada polvilhada com farinha, forre forminhas de tartelete e apare os rebordos.

2. Descasque as maçãs reinetas, retire-lhes as sementes, corte-as em pedaços e deite-os num tacho. Junte o açúcar e o pau de canela, misture e leve ao lume, mexendo de vez em quando até ficar quase com a textura de compota.

3. Distribua pelas tarteletes e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até ficarem bem cozidas. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva polvilhadas com canela em pó.

9. Comentários