Clique nas setas

1. Tarteletes de frutos silvestres

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e forre as tarteletes. Apare os bordos e pique o fundo da massa com um garfo.

2. Leve ao lume um tacho com o leite e deixe ferver. Coloque numa tigela o açúcar, junte a farinha e mexa. Adicione depois as gemas e mexa muito bem. Junte o leite, em fio, mexendo sempre até engrossar. Verta depois para as tarteletes e leve ao forno até que fiquem douradinhas.

3. Retire, deixe arrefecer, e sirva com os frutos vermelhos e bagos de romã, como vê na foto.

2. Delícias folhadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha até ficar com cerca de 1 cm de espessura e corte-a depois em 24 rodelas.

2. Coloque as rodelas de massa em dois tabuleiros de forno previamente salpicados com água e leve ao forno durante 25 minutos ou até que fiquem folhadas e douradinhas. Retire-as do forno, descole-as e deixe-as arrefecer.

3. Divida o creme de leite condensado por 12 rodelas de massa, cubra com as restantes rodelas, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

3. Tarte de creme de baunilha

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Polvilhe uma bancada com farinha, estique a massa folhada e forre uma tarteira.

2. Num tacho, misture as gemas, o leite, o leite condensado, a farinha maisena previamente desfeita num pouco do leite, a essência de baunilha e o açúcar baunilhado, leve ao lume e deixe engrossar mexendo sempre.

3. Verta o preparado anterior dentro da tarte e leve ao forno aproximadamente 25 minutos ou até que a massa fique coradinha. Retire, deixe arrefecer e sirva decorada a gosto.

4. Tarte de maçãs assadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para fazer as maçãs assadas

Instruções:

Para as maçãs assadas

1. Lave e arranje as maçãs, retirando o caroço, como vê foto. Regue as maçãs com o vinho do porto, o açúcar e a canela. Coloque um pau de canela no centro de cada uma das maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 minutos ou até que fiquem assadas.

2. Retire as maçãs do forno, decore a gosto e sirva.

Para a tarte

1. Depois de assar as maçãs, deixe-as arrefecer, retire-lhes cuidadosamente a pele sem as desmanchar e corte-as em pedaços grandes. Reserve.

2. Estenda a massa folhada polvilhada de farinha, forre uma tarteira, apare e corte as sobras da massa em tiras. Coloque os pedaços de maçã assada no interior da tarte.

3. Numa tigela, bata o açúcar com 6 gemas e as natas, regue a tarte com este preparado e disponha as tiras de massa folhada por cima, como vê na foto. Numa tigela, misture a restante gema com o leite, pincele as tiras e o rebordo de massa folhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante aproximadamente 40 minutos.

4. Retire do forno, desenforme e sirva, morna ou fria e polvilhada com açúcar em pó.

5. Tarteletes de laranja

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Numa tigela, junte o leite condensado com as gemas e o sumo de laranja, misture bem e reserve.

2. Estenda a massa folhada polvilhada de farinha. Corte-a em 6 quadrados, forre formas de tartelete e apare os bordos.

3. Verta o creme anterior sobre a massa e leve ao forno durante 35 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto, por exemplo com fatias finas de laranja.

6. Mil folhas de figo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180º C. Estenda ligeiramente a massa folhada, corte-a em 12 rodelas com o mesmo diâmetro, passe-as pelo ovo batido e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 7 minutos ou até ficarem bem folhadas. Retire e deixe arrefecer.

2. Abra os figos ao meio, retire a polpa com uma colher, coloque num tacho, junte o açúcar e o pau de canela, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar com textura de doce.

3. Barre uma rodela de massa folhada com o doce de figo, coloque outra rodela por cima, volte a barrar com o doce e termine com uma rodela de massa. Prepare mais três mil-folhas, seguindo os passos anteriores e terminando assim os ingredientes. Polvilhe com sementes de papoila e sirva decorados a gosto.

7. Strudel de cerejas e frutos secos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 170° C. Lave as cerejas, retire-lhes o pé e o caroço e reserve.

2. Coloque a manteiga numa frigideira, leve a lume brando e deixe derreter. Junte o açúcar e as cerejas e mexa. Adicione os frutos secos e as sultanas e deixe caramelizar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.

3. Estenda a massa folhada sobre a bancada polvilhada com farinha. Espalhe por cima o preparado anterior e enrole a massa como se fosse uma torta.

4. Pincele o strudel com o ovo batido e leve ao forno durante 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.

8. Pastéis bom bocado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 12 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Estenda a massa folhada, pincele-a com água, enrole-a e corte-a depois em rodelas com aproximadamente 2 cm. Deite as rodelas em forminhas e estique-as com os dedos até forrar toda a forminha. Pique o fundo com um garfo e apare os rebordos se necessário.

2. Deite o leite num tacho, junte o leite condensado, o pau de canela e a casca de limão, misture bem e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maisena, adicione depois as gemas e mexa novamente. Junte depois a mistura do leite, em fio e mexendo sempre até ficar homogéneo e rejeite o pau de canela e a casca de limão.

3. Verta o preparado anterior para as formas até chegar a 3/4 das forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até que os pastéis fiquem bem cozidos. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com canela e açúcar em pó.

9. Mini pastéis de feijão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 9 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Passe o feijão branco cozido pelo passevite. Deite o açúcar para um tacho, junte 2 dl de água, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Adicione o puré de feijão e a amêndoa moída e mexa bem. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, junte os ovos e as gemas levemente batidas, misture bem e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa folhada polvilhada com farinha, corte-a em pequenos círculos, forre forminhas e coloque-as no tabuleiro do forno. Encha depois com a mistura do feijão e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.

3. Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente. Disponha em caixinhas de papel e sirva. Pode polvilhar com mais açúcar em pó.

10. Folhados de doce de ovos com gila

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o doce de gila para uma tigela. Coloque 8 gemas num tacho, junte a água e o açúcar, misture muito bem e leve ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar e sem deixar ferver. Retire do lume, junte à tigela com o doce de gila, misture e deixe arrefecer.

2. Misture a restante gema com o leite. Estenda ligeiramente a massa folhada numa bancada polvilhada com farinha e corte-a em 8 rectângulos. Disponha um pouco do preparado anterior no centro de cada rectângulo de massa, pincele à volta com a mistura da gema, dobre uma lateral e depois a outra de forma a obter tipo uma trouxa, como vê na foto. Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, pincele por cima com a restante gema e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

3. Leve então ao forno pré-aquecido a 200°C durante aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos. Retire os folhados do forno, descole-os com uma espátula, deixe-os arrefecer e sirva-os polvilhados com mais açúcar em pó e decorados a gosto.

11. Comentários