Clique nas setas

1. Charlotte de limão e amêndoa

Charlotte de Limão e Amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C, forre com papel vegetal duas formas redondas de abrir e unte com margarina. Bata as claras em castelo e adicione o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Misture o açúcar em pó e a amêndoa moída e envolva cuidadosamente nas claras. Divida pelas formas, leve ao forno durante 20 minutos, retire e deixe arrefecer.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Bata o leite condensado com as natas, o sumo e a raspa de limão. Escorra a gelatina, leve a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione à mistura, mexendo sempre.

3. Disponha os palitos de champanhe aparados numa das formas, à volta da rodela de bolo. Verta por cima metade da mousse de limão e cubra com a outra rodela de bolo de amêndoa que entretanto desenformou da segunda forma. Adicione a restante mousse, leve ao frio até solidificar, depois desenforme e sirva polvilhado com a amêndoa palitada.

 

 

2. Bolo de maçã merengado

Bolo de maçã merengado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as maçãs, corte-as em quartos, retire-lhes as sementes, lamine-as e deite para uma tigela. Junte as 3 colheres (sopa) de açúcar, a farinha maisena, a canela e o vinho do porto, envolva bem e reserve.

2. Forre uma forma de fundo amovível com metade dos palitos de champanhe aparando-os se necessário para caberem na forma. Espalhe depois a mistura da maçã por cima, alise, e cubra com os restantes palitos de champanhe. Tape com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 170ºc durante 35 minutos. Retire do forno, pressione bem mas com cuidado e deixe arrefecer.

3. Bata as claras em castelo adicionando as 100 g de açúcar. Disponha por cima utilizando um saco de pasteleiro ou simplesmente em colheradas e leve novamente ao forno, agora na função de gratinar, até ficar coradinho. Retire do forno, desenforme e sirva.

3. Bolo Tiramisu

Bolo tiramisu

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo para solidificar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Junte o café com o licor de café e reserve. Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e bata até que fique um creme fofo e esbranquiçado. Junte depois o queijo e envolva bem. Por fim, bata as claras em castelo e envolva com o preparado anterior.

2. Unte uma forma de fundo amovível com óleo e disponha uma camada de palitos de champanhe embebidos na mistura do café. Coloque metade do creme já preparado e, por cima, cubra com mais palitos de champanhe. Por fim, verta o restante creme.

3. Alise o creme com uma espátula e leve ao frigorífico até prender. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó, desenforme e sirva decorado a gosto.

4. Charlotte de frutos vermelhos

Charlotte de frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1h e 50 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os frutos vermelhos num tacho, junte a água, o açúcar e o sumo do limão e leve ao lume a ferver durante 5 minutos. Desligue o lume, reduza a puré e deixe arrefecer.

2. Coloque a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Escorra-a e derreta-a em banho-maria ou no microondas. Forre o interior de uma forma de abrir com os palitos de champanhe cortados ao meio.

3. Deite os iogurtes para uma taça, junte o puré dos frutos já frio e mexa bem. Incorpore a gelatina derretida e mexa bem.

4. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura anterior. Deite dentro da forma e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme a charlote, decore com as framboesas e sirva.

5. Doce da mãe

doce da mãe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o chocolate para uma tigela, junte a manteiga, leve a derreter em banho-maria, retire e mexa. Numa tigela, bata as gemas com 60 g do açúcar, junte o chocolate derretido e envolva bem.

2. Bata as claras em castelo, junte ao preparado anterior, envolvendo delicadamente, e leve ao frigorífico durante 20 minutos. À parte, bata as natas com o açúcar até ficarem firmes.

3. Escorra o ananás, reserve a calda, e corte o ananás em pedaços pequenos. Passe os palitos de champanhe pela calda e coloque-os no fundo de um tabuleiro ou pirex quadrado ou rectangular. Faça depois camadas alternadas de ananás, creme de chocolate e natas batidas. Polvilhe com raspas de chocolate e sirva fresco.

6. Delícia de leite condensado

delicia de leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com o leite, o leite condensado e a essência de baunilha e deixe ferver. Numa tigela, bata as gemas, junte depois a mistura do leite, em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, verta para um tabuleiro de louça ou pirex e deixe arrefecer.

2. Demolhe os palitos de champanhe em café açucarado e disponha-os por cima do creme no tabuleiro. Bata as claras em castelo, adicionando o açúcar aos poucos e batendo sempre e disponha por cima dos palitos de champanhe utilizando um saco de pasteleiro.

3. Leve depois ao forno pré-aquecido a 200ºC ou na função de gratinar apenas até que fique coradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva polvilhado com canela e decorado a gosto.

7. Comentários