Clique nas setas

Porque hoje damos as boas-vindas a uma estação maravilhosa, repleta de cores quentes e de aromas inconfundíveis, vamos celebrar da melhor forma, com oito sobremesas docinhas: bolo de café com nozes, bolo de mel com cobertura de laranja, brownie de avelã, tarte de maçã, bolinhos de banana e amêndoa, bolachas dinamarquesas e um doce de abóbora com vinho do Porto e amêndoa.

Partilhamos também uma receita de chocolate quente, que, carinhosamente, apelidámos de “doçura de chocolate e caramelo”. Descubra, colherada a colherada, ao que sabe o outono…

Texto por Daniela Torrinha

1. Bolo de café com nozes

Nesta época, sabe sempre bem um bolinho, com uma chávena de chá, café ou leite. A massa deste confeciona-se com miolo de noz, o que lhe confere um paladar muito rico.

Prepare-o para uma daquelas tardes de domingo…

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180ºc.

2. Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga, depois junte os ovos e bata novamente.

3. Triture 80 g das nozes, juntamente com a farinha, o café e o fermento, e envolva no preparado anterior.

4. Verta a massa para forma, polvilhe-a com as restantes nozes, grosseiramente picadas, e leve ao forno, por cerca de 40 a 45 minutos. Retire, desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó.

2. Bolo de mel com cobertura de laranja

Este é bolo, feito com dois tipos de mel (de eucalipto e de flores), sabe a natureza!

Coberto com uma calda de laranja, que lhe confere um toque especial, pode ser degustado a qualquer altura do dia (ou até da noite!)

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Para a cobertura de laranja:

Instruções:

1. Bata os ovos e a clara com o açúcar, até obter um preparado claro e fofo, depois junte o óleo, em fio e batendo sempre, assim como o leite. Adicione a farinha peneirada e o fermento e misture delicadamente. Por fim, acrescente o mel de flores e de eucalipto e envolva bem, até obter uma consistência homogénea.

2. Unte uma forma de buraco 22 cm de diâmetro com manteiga, polvilhe-a com farinha e deite nela a forma. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido e douradinho.

3. Entretanto, prepare a cobertura: deite o açúcar numa tigela e adicione o sumo de laranja em fio, mexendo bem até ficar homogéneo.

4. Desenforme o bolo sobre um prato e cubra-o com o glacé de laranja. Sirva polvilhado com açúcar dourado.

3. Brownie de avelã

Esta sobremesa não é tradicional da nossa gastronomia, mas é cada vez mais apreciada pelos portugueses. Um bolo de chocolate delicioso, com uma textura muito própria, pode ser comido ou lanche ou servido, juntamente com gelado, chantili e chocolate quente, como sobremesa.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 50 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Parta o chocolate em pedaços para uma tigela. Junte a manteiga e leve ao micro-ondas até derreter.

2. Parta os ovos para uma tigela, adicione o açúcar e bata tudo muito bem. Junte depois o chocolate derretido e envolva.

3. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e mexa cuidadosamente. Junte as avelãs grosseiramente partidas e envolva.

4. Forre uma forma com papel vegetal, verta nela o preparado anterior e leve ao forno, pré-aquecido a 170ºc, por cerca de 30 minutos. Desenforme, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

4. Tarte de maçã

Este é um clássico da estação, muito fácil de confecionar, e preparado com apenas 5 ingredientes.

Pode optar por fazer a sua compota caseira, colocando maçãs, cortadas em pedaços, num tacho com açúcar, sumo de limão, canela e água, até se desfazerem. Experimente também utilizar compotas de outros sabores: morango, uva ou pêssego.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque a compota de maçã numa tigela, junte os ovos e a amêndoa e envolva tudo muito bem.

2. Forre uma tarteira com a massa quebrada e recheie-a com o preparado anterior.

3. Lave as maçãs e corte-as em meias-luas. Disponha-as harmoniosamente sobre o recheio da tarte e leve ao forno, pré-aquecido a 170ºc, por cerca de 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

5. Bolinhos de banana e amêndoa

Pequenas delícias para o chá, rápidas de preparar e com duas texturas.

A massa, feita com amêndoa, é, por si só, deliciosa, mas o que dá um toque extra de doçura é a banana, polvilhada com canela, que finaliza o bolinho…

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Aqueça o forno a 180 graus. Leve ao lume um tacho com o açúcar mascavado, 20 g da manteiga e a água, deixe levantar fervura e depois cozinhar por cerca de 5 minutos, de modo a formar um xarope. Reserve.

2. Misture numa tigela o miolo de amendoa com a farinha, o açúcar em pó e o fermento. Adicione as claras, a baunilha e a restante manteiga derretida e mexa.

3. Descasque e corte as bananas em rodelas finas e coloque-as no fundo de 4 formas individuais ou taças de forno, previamente untadas com manteiga.

4. Deite metade do xarope sobre as bananas e polvilhe com canela. Divida também a massa pelas formas e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva com o restante xarope.

6. Bolachas dinamarquesas

Podiam ser apenas mais umas bolachas de manteiga… mas um chef lembrou-se de as cobrir com chocolate! São ideais para toda a família, para oferecer ou para saborear num momento a solo!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque a manteiga num robot de cozinha, junte o açúcar e triture até obter uma consistência areada. Acrescente o ovo, a farinha peneirada, o fermento e a baunilha e ligue até obter um creme homogéneo.

2. Deite o preparado num saco de pasteleiro, com boquilha em forma de estrela. Forre um tabuleiro com papel vegetal e, sobre ele, forme as bolachas com formatos a gosto. Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºc, durante cerca de 12 minutos.

3. Depois de cozidas, retire as bolachas do forno e deixe arrefecer. Parta o chocolate para uma tigela, leve ao lume em banho-maria e deixe derreter. Passe uma das extremidades de cada bolacha pelo chocolate, deixe secar e sirva.

7. Doce de abóbora, Vinho do Porto e Amêndoa

Adoramos compotas, pela sua versatilidade: ou para usar em receitas de sobremesas, ou para comer com queijo fresco ou para barrar torradas, scones ou tostas!

Esta receita mostra que até os legumes podem ser doces. Com um legume da época, a abóbora, é confecionada com apenas 6 ingredientes. O vinho do Porto dá-lhe um sabor a tradição e a amêndoa palita uma textura crocante!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Doses: 12 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Corte a abóbora em pedaços pequenos e deite-os para um tacho. Junte a casca limão, o açúcar e a água, leve ao lume brando e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a abóbora começar a desfazer-se.

2. Adicione o Vinho do Porto e deixe cozinhar, mexendo, até evaporar o álcool e atingir o ponto estrada. Retire do lume, rejeite a casca de limão e triture um pouco com a varinha.

3. Leve novamente ao lume, junte a amêndoa palitada, envolva e deixe começar a ferver. Retire do lume, deixe arrefecer e sirva com pão, tostas, queijos, etc.

 

8. Doçura de chocolate e caramelo (robot de cozinha)

Uma receita para guardar para sempre, para os dias frios, para os dias chuvosos, para saborear em família e para brindar com aqueles de quem mais gosta.

Económica e cremosa, prepara-se com apenas 4 ingredientes: leite, chocolate, caramelo líquido e farinha maisena.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para o copo do robot e dê uns toques no turbo.

2. Junte depois a farinha maisena, o leite e o caramelo e programe a 100°C, durante 12 minutos, na velocidade 3.

3. Retire e sirva quente e decorado a gosto.

Comentários