Clique nas setas

1. Doce da Joana

No dia 8 de Março comemora-se o Dia da Mulher e, aqui na TeleCulinária, celebramos com algumas receitas confecionadas pelas mãos sábias das nossas tias, avós e não só. O bacalhau da tia Francisca, o frango da avó, a alheira no forno à moda da Isabel, as almôndegas à Maria José, a queijada da Margarida, bolo da tia Francisca, o pão-de-ló da tia Albina, as cookies da Ana e o doce da Joana.

Comecemos pelo doce da Joana. Delicioso e muito rápido! Perfeito para terminar a refeição em beleza.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de frio
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite as gemas para um tacho, junte 100 g do açúcar e a água, mexa e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deite para uma tigela e deixe arrefecer. Pique as bolachas de chocolate na picadora.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas, sem deixar ferver. Deite o leite condensado cozido para uma tigela e mexa bem.

3. Bata as claras em castelo, adicione o resto do açúcar aos poucos e batendo sempre, junte depois a gelatina derretida em fio e bata mais um pouco. Adicione depois esta mistura ao leite condensado e envolva delicadamente.

4. Deite o preparado anterior para uma taça funda, em camadas alternadas com a bolacha, e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, cubra com o creme de ovos que preparou e polvilhe com a amêndoa laminada torrada. Decore a gosto.

 

2. Frango da avó

Um prato delicioso e suculento feito pelas mãos de quem mais sabe! 😉

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de marinar
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje as pernas de frango, corte-as ao meio e coloque-as num tabuleiro. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os finamente, deite-os numa tigela, junte o caldo de galinha em pedaços e o azeite e amasse bem. Adicione depois o sumo de limão e a paprica, tempere com sal e pimenta e misture bem.

2. Barre o frango com o preparado anterior, regue depois com a cerveja, junte por cima a margarina em pedacinhos e a folha de louro e deixe marinar durante 20 minutos.

3. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C, regando de vez em quando com o próprio molho, durante cerca de 45 minutos ou até que as pernas de frango fiquem bem assadas. Retire do forno e sirva decoradas a gosto e acompanhadas com batatas fritas.

 

3. Pão-de-ló da Tia Albina

O bolo perfeito para acompanhar o chá das 5!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre uma forma grande de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha.

2. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e a raspa do limão e bata durante 20 minutos. Adicione então a farinha peneirada e misture delicadamente. Deite depois na forma e leve ao forno durante 40 minutos.

3. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente. Depois sirva decorado a gosto.

 

4. Alheira no forno à moda da Isabel

A Isabel é especialista neste prato cheio de sabor!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o toucinho fumado em pedacinhos e leve-os ao lume numa frigideira até tostar e libertarem gordura e retire para uma tigela. Lave e pique os cogumelos finamente, salteie-os na mesma frigideira com a gordura e retire para uma tigela. Volte a colocar o toucinho na frigideira, adicione os cogumelos, envolva, deixe aquecer e deite numa tigela.

2. Adicione as alheiras sem pele e desfeitas, junte também a cebola e a salsa picadas e o leite, tempere com sal e pimenta e amasse até obter uma massa moldável. Se a massa ficar muito húmida, acrescente um pouco de farinha.

3. Divida a mistura em quatro porções e disponha-as num tabuleiro untado com azeite. Forme uma cova no meio de cada porção, como vê na foto, e reserve.

4. Numa frigideira, aqueça o fio de azeite e aloure os dentes de alho picados. Adicione as folhas de espinafres, tempere com sal e deixe cozinhar até ficarem macias. Deite depois no centro do preparado das alheiras, abra cada ovo cuidadosamente por cima e leve ao forno a 180°C até ficarem cozinhados. Sirva com salada de tomate e pão.

 

5. Queijada da Margarida

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre com margarina um recipiente de barro ou outro que possa ir ao forno.

2. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara. Adicione a farinha e a margarina derretida e bata mais um pouco. Junte depois o leite morno, em fio e mexendo sempre até ficar uma mistura lisa. Adicione então a raspa de limão e mexa.

3. Deite a mistura anterior para o recipiente e leve ao forno durante 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.

 

6. Almôndegas à Maria José

Uma receita diferente mais cheia de sabor, que vai fazer as delicias de todos!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a carne picada para uma tigela. Retire a pele ao chouriço e deite-o para uma picadora. Junte a cebola descascada e cortada em pedaços e as folhas da salsa, ligue até ficar picado, adicione à tigela, junte também o ovo e o vinho branco, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e amasse bem.

2. Molde almôndegas com a mistura anterior polvilhando-as com farinha, passe-as por pão ralado e leve-as a fritar em óleo apenas até ganharem cor. Leve um tacho ao lume com o caldo de carne, deixe aquecer, adicione as almôndegas e deixe cozinhar durante 5 a 8 minutos.

3. Dissolva a farinha maisena no sumo de limão, junte as gemas, mexa, adicione depois um pouco do caldo do tacho quente, mexa bem, junte ao tacho e deixe cozinhar, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e sirva decorado a gosto e acompanhado com batatas fritas em palitos.

 

7. Bolo da Tia Francisca

O bolo perfeito para acompanhar o chá das 5!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte a forma com a margarina, polvilhe com farinha e ligue o forno a 180ºC. Numa tigela, junte a margarina, a raspa de limão, o açúcar e bata tudo muito bem. Depois adicione os ovos um a um batendo sempre muito bem em cada adição.

2. Por fim, junte o fermento e a farinha aos poucos, batendo sempre bem. Verta o preparado para a forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

3. Espete um palito para verificar se está cozido. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer e depois corte o bolo em dois no sentido horizontal.

4. Barre a primeira rodela com o leite condensado cozido adicione a segunda rodela e barre de novo. Por último barre toda a superfície do bolo com o restante leite condensado e polvilhe com açúcar em pó.

 

8. Cookies da Ana

Estas bolachas da Ana são perfeitas a qualquer hora do dia!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre o tabuleiro do forno com manteiga e polvilhe-o com farinha.

2. Numa tigela, misture a farinha com o chocolate em pó, o fermento, os flocos de aveia e o açúcar. Junte a manteiga amolecida e os ovos e misture bem. Adicione o chocolate granulado e misture novamente.

3. Molde bolinhas com a mistura anterior, coloque-as no tabuleiro bem separadas umas das outras e achate-as ligeiramente. Leve ao forno durante 15 minutos, retire, descole de imediato com uma espátula, deixe arrefecer e sirva.

 

9. Bacalhau da tia Francisca

Quem consegue resistir a este bacalhau acabadinho de sair do forno?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer em água juntamente com os ovos lavados.

2. Retire o bacalhau para um prato, deixe-o amornar e rejeite-lhe as peles e as espinhas lascando-o grosseiramente. Coloque os ovos em água fria. Descasque as batatas, corte-as em cubinhos, leve-os a fritar em óleo e depois escorra-os.

3. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias-luas finas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até ficar douradinho. Retire do lume, junte o bacalhau, as batatas fritas, o bechamel e um pouco da água de cozer o bacalhau, se necessário, e envolva bem.

4. Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex, regue com a maionese e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, até ficar coradinho. Retire do forno e sirva decorado com os ovos cozidos cortados em rodelas, azeitonas e salsa picada.

 

10. Comentários