No dia 7 de julho comemora-se o dia do chocolate. Há 468 anos atrás, o chocolate entrou em solo europeu, oriundo da América Central, onde era bastante utilizado pelas civilizações pré-colombianas. Nessa altura era apenas consumido na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Posteriormente, os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo a seu gosto. Atualmente é consumido em diferentes formas que vão desde o sólido (barras, ovos, bombos e em pó) ao líquido (achocolatados e chocolate quente), servindo como ingrediente em inúmeras receitas.

Dizem as “más-línguas”, que os portugueses comem em média um quilo e meio de chocolate por ano! J

Por aqui acreditamos que será muito mais, porque é muito difícil resistir a estas receitas tão deliciosas!

Veja a seleção que fizemos para si de algumas das melhores receitas com chocolate!

Texto por Catarina Campos

Clique nas setas

1. Salame de chocolate enformado

Salame de chocolate 5

Começamos então com o Salame de Chocolate Enformado. Vai conseguir resistir?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para a cobertura

Instruções:

1. Parta as bolachas em pedaços e coloque-as numa tigela. À parte, bata muito bem a margarina derretida com o chocolate e o açúcar; adicione, depois, os ovos e a gema e volte a bater bem. Junte a bolacha e envolva muito bem.

2. Coloque numa forma pequena de aro amovível e leve ao frio até solidificar. Desenforme e coloque em cima de uma rede.

3. Entretanto, prepare a cobertura: ferva as natas, depois retire e junte o chocolate picado e o açúcar. Mexa bem até obter um creme liso, regue por cima do salame e deixe solidificar. Decore a gosto e sirva.

2. Bolo de chocolate com suspiros

bolo de chocolate e suspiros

Morangos, chocolate e suspiros este trio é completamente irresistível! Vai conseguir não ceder à tentação?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até ganhar volume, junte a manteiga derretida e bata. Adicione a farinha misturada com o chocolate em pó e o fermento, aos poucos e batendo sempre. Unte uma forma quadrada com um pouco de manteiga, polvilhe-a com farinha, verta-lhe a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até ficar bem cozido.

2. Entretanto, deite o chocolate em pedaços para uma tigela, adicione as natas e o açúcar em pó e leve a derreter em banho-maria. Retire e envolva bem até obter um creme consistente.

3. Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer, desenforme-o, corte-o em cubos, barre-os com o creme de chocolate e polvilhe com os suspiros esmagados grosseiramente. Decore com os morangos lavados e cortados em quartos, como vê na foto.

3. Pizza brigadeiro com framboesas

pizza brigadeiro com framboesas

Não só salgadas são as pizzas e esta receita de pizza brigadeiro com framboesas vai fazer as delícias dos mais pequenos…e não só!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo para levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque a farinha numa bancada, junte a pitada de sal fino, misture, abra uma cavidade ao meio, adicione o fermento, o azeite e depois a água morna, aos poucos e amassando bem até obter uma massa homogénea. Enrole, polvilhe com farinha, coloque numa tigela, faça um corte em cruz por cima, cubra com um pano e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

2. Estenda depois a massa numa bancada polvilhada com farinha até que fique com cerca de 0,5 cm de espessura, forre uma base de pizza, apare, pique o fundo com um garfo, forre com uma folha de papel vegetal e encha com grão ou feijão seco. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até que fique bem cozida. Retire do forno, rejeite o feijão seco e o papel vegetal e deixe arrefecer.

3. Faça a cobertura: Deite o leite condensado num tacho, junte as natas, misture e leve ao lume, mexendo sempre até ficar bem quente. Adicione depois o chocolate partido em pedaços, mexa bem até obter um creme liso, verta por cima da base e deixe amornar. Depois decore com drageias coloridas e framboesas e sirva. Pode também polvilhar com açúcar em pó.

4. Bolo de bolacha com creme de chocolate

bolo de bolacha com creme de chocolate

E o que nos diz a uma fatia de Bolo de Bolacha com Creme de Chocolate? Nhami! 😛

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela, misture a manteiga com o açúcar, o cacau, os ovos e as gemas e bata tudo muito bem.

2. Sobre um prato, disponha camadas alternadas de bolachas, previamente demolhadas em café, e de creme. Decore a superfície com o restante creme, auxiliando-se do saco de pasteleiro. Leve ao frio até ficar bem solidificado.

5. Mousse de chocolate com pimenta rosa e doce de leite

TC Mousse de Chocolate com Doce de Leite e Pimenta 006

E que tal um clássico com um twist? Esta mousse de chocolate com pimenta rosa e creme de leite é de comer e chorar por mais!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, junte a manteiga e leve ao banho-maria, mexendo até derreter.

2. Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme. Numa tigela à parte, misture muito bem as gemas com o açúcar, adicione depois à mistura do chocolate e mexa bem. Envolva depois as claras em castelo.

3. Deite a mousse em taças individuais e leve ao frio para ficar com textura. Regue depois com o leite condensado em fios finos e sirva polvilhada com grãos de pimenta rosa.

6. Petit gâteau de chocolate

petit gateaux teleculinaria

Quem consegue resistir a um Petit gâteau com uma bola de gelado? Eu não!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta 200 g do chocolate em pedaços, deite-os numa tigela, junte a manteiga e leve depois a derreter no microondas ou no lume, em banho-maria, mexendo de vez em quando.

2. Adicione depois os ovos, um a um, misturando bem.

3. De seguida, junte o açúcar e depois a farinha, o chocolate em pó e o fermento peneirados e envolva bem.

4. Ligue o forno a 170°C. Unte forminhas com manteiga e polvilhe-as com farinha. Divida o preparado pelas forminhas sem as encher completamente e espalhe os restantes 100 g de chocolate partido em pedaços por cima.

5. Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco e sirva os petit gâteau ainda mornos. Pode polvilhar com açúcar em pó.

7. Bolo gelado de chocolate e banana

bolo gelado de chocolate e banana 1

Chocolate e banana é uma combinação feita no céu, e este Bolo Gelado de Chocolate e Banana não nos deixa mentir!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Demolhe a gelatina em água fria. Num tacho disponha o leite, o açúcar, o chocolate de culinária em pedaços e o cacau, leve ao lume brando e deixe aquecer bem.

2. À parte dissolva as gemas e a farinha maisena num pouco de leite e adicione ao preparado anterior até cozer, sempre a mexer.

3. Escorra as folhas de gelatina e envolva no preparado até se dissolverem. Bata as claras em castelo firme e envolva no creme. Verta para uma forma e leve ao congelador. Descasque as bananas, lamine-as e disponha sobre a sobremesa.

8. Bolo brigadeiro recheado

Bolo Brigadeiro 11

Terminamos com chave de ouro, com uma das melhores receitas de chocolate que existem – o fenomenal Bolo Brigadeiro! É de lamber os dedos e o prato.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bolo brigadeiro, numa tigela, bata as claras em castelo firme, junte as gemas e depois o açúcar batendo sempre. Adicione o leite, bata, junte a farinha com o fermento e metade do chocolate em pó, aos poucos e batendo.

2. Verta a mistura anterior numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 45 minutos ou até ficar bem cozido. Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer, desenforme-o e corte-o ao meio de modo a obter duas rodelas.

3. Leve ao lume um tacho com o leite condensado, o restante chocolate em pó e a manteiga, misture e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo sempre, durante 10 minutos ou até ficar um creme consistente. Espalhe metade sobre a rodela inferior do bolo, reponha a parte superior e barre todo o bolo com o resto do creme. Sirva polvilhado com chocolate granulado e decorado a gosto.

9. Comentários