Clique nas setas

1. Omelete de brócolos

omelete de brócolos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 2 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Leve ao lume um tacho com água e sal, quando ferver junte os raminhos de brócolos previamente lavados e escorridos e deixe cozer durante 5 minutos. Depois escorra e deixe arrefecer em cima de um pano ou papel de cozinha.

2. Pique grosseiramente os brócolos. Coloque os ovos numa tigela, junte o leite e bata bem, tempere com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira antiaderente untada com azeite, deixe aquecer e junte a mistura dos ovos, em fio, e rodando sempre a frigideira. Espalhe em cima dos ovos os brócolos e o cebolinho picado, e com a ajuda de uma espátula, enrole a omelete e deixe-a cozinhar até ficar douradinha. Retire e sirva decorada a gosto.

2. Crumble de maçã

crumble de maçã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 75 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para cobertura:

Instruções:

1. Barre um prato de forno com creme vegetal. Ligue o forno a 180° C.

2. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes, corte-as em cubos grossos e regue-os com sumo de limão.

3. Bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara. Adicione o óleo, o iogurte, a raspa do limão e bata bem. Junte a farinha e o fermento e bata bem. Deite a massa no prato de forno e espalhe por cima os cubos de maçã.

Prepare a cobertura:
1. Misture a farinha com o açúcar e o creme vegetal até obter um género de farofa. Espalhe-a sobre a maçã e leve ao forno durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva.

3. Aveludado de batata-doce com pesto picante

Aveludado de batata-doce com pesto picante

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

PARA O PESTO

Instruções:

1. Descasque as batatas e as cebolas, corte tudo em pedaços, deite para um tacho, adicione 1,5 L de água, leve ao lume e deixe cozer durante 15 minutos.

2. Prepare o pesto: corte as malaguetas ao meio, retire as sementes, corte-as em pedaços e coloque no liquidificador. Descasque os alhos, corte-os também em pedaços e junte ao liquidificador, bem como o sumo e a raspa do limão, o azeite e uma pitada de sal. Ligue e deixe triturar até obter uma pasta. Retire para uma taça e guarde no frio.

3. Reduza a sopa a puré com a varinha mágica e leve de novo ao lume. Junte o azeite, tempere com sal e cominhos, mexa e deixe ferver. Sirva o aveludado com um pouco do pesto e com sementes de girassol ou de abóbora.

4. Maçãs assadas com molho de citrinos

maçãs assadas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

1. Ligue o forno a 180° C. Lave as maçãs, retire-lhes o caroço com um utensílio próprio e dê-lhes um corte na casca a toda a volta. Disponha-as depois num prato de forno.

2. Retire a raspa a um limão e uma laranja e misture. Polvilhe o interior das maçãs com uma pitada de cravinho e um pouco da mistura das raspas e disponha no centro um pau de canela.

3. Retire o sumo às restantes laranjas e limões, adicione-o ao prato das maçãs e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva-as mornas ou frias.

 

5. Lombo de salmão no forno

Lombo de salmão no forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 60 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

1. Para preparar esta receita de lombo de salmão no forno, descasque e lave as batatinhas e separe os brócolos em raminhos. Leve-os a cozer separadamente em água temperada com sal. Escorra e reserve em local quente.

2. Coloque o lombo de salmão num tabuleiro de forno, tempere com os dentes de alho picados, sumo de limão, o azeite, sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos. Retire do forno e coloque numa travessa com as batatinhas e os brócolos.

3. Descasque a cebola e pique-a finamente. Coloque numa tigela, junte coentros picados e o molho do peixe que se formou no tabuleiro. Regue com mais um pouco de sumo de limão, misture bem e deite sobre o salmão. Decore a gosto e sirva.

6. Tiramisu de pêras

tiramisu de pêras

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 30 minutos + tempo de arrefecer
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

PARA O CREME

1. Descasque as pêras, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes e corte em gomos ou em cubos. Deite para um tacho, adicione o sumo do limão, a canela, o adoçante e a água, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar sem líquido. Desligue e deixe arrefecer.

2. Prepare o creme: deite o mascarpone numa taça, junte os iogurtes, a baunilha e o adoçante e bata bem até obter um creme.

3. Coloque a pêra em taças, alternando com as bolachas passadas pelo café e o creme. A última camada dever ser de creme. Leve ao frio até ao momento de servir e, nessa altura, polvilhe com cacau e canela em pó.

7. Salada de cuscuz com peixe e laranja

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

1. Depois de temperado com sal e pimenta, coza ou asse o peixe, conforme o seu gosto. Deixe arrefecer, elimine pele e espinhas e lasque. Reserve.

2. Descasque as laranjas, corte em gomos e elimine-lhes a película que os envolve. Corte o aipo em lâminas e esmague grosseiramente o miolo de noz.

3. Envolva o cuscuz com o peixe, os tomates-cereja, o aipo, o cebolinho e as nozes. Disponha por cima a laranja, regue com o azeite e retifique o sal e a pimenta. Envolva cuidadosamente e sirva.

8. Salada com molho rosa

salada com molho rosa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Para o molho rosa:

1. Leva ao lume uma panela com água e sal, quando ferver junte os ovos e deixe cozer durante 12 minutos. Depois retire, passe-os por água fria e deixe-os arrefecer. Descasque-os e corte em rodelas. Reserve.

2. Arranje, lave e corte a couve-roxa em juliana fina para uma saladeira. Descasque e lave as cenouras e rale-as. Abra a lata de cogumelos e de milho, escorra-os, passe por água e junte tudo à couve-roxa. Junte também a mistura de alfaces e envolva cuidadosamente.

3. Corte o queijo em pedaços regulares e o fiambre em cubinhos e junte-os aos restantes ingredientes. Decore com as rodelas de ovo.

4. O molho: misture todos os ingredientes numa tigela, regue por cima da salada ou sirva à parte.

9. Pernas de frango grelhadas com molho de iogurte

Pernas de frango grelhadas com molho de iogurte

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

1. Tempere as pernas de frango com sal e pimenta e deixe repousar durante 20 minutos.

2. Descasque os dentes de alho, pique-os finamente e misture-os com o sumo de laranja, o azeite, os iogurtes e coentros picados. Tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa e reserve.

3. Grelhe as pernas de frango de ambos os lados até que fiquem douradinhas e bem grelhadas. Coloque-as numa travessa e regue com o molho de iogurte. Sirva com arroz branco ou esparguete tricolor.

10. Comentários