Clique nas setas

Se procura por receitas com beringela… Aqui ficam umas ideias 🙂

1. Lasanha de peru com beringela e beterraba

lasanha de peru com beringela e beterraba

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 45 minutos
Doses: 6 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Ligue o forno a 180º c. Lave as beringelas, elimine o pé e corte-as em fatias grossas. Forre o tabuleiro do forno com papel de alumínio, disponha as fatias em camadas polvilhadas com um pouco dos orégãos e sal e leve ao forno durante 25 minutos.

2. Prepare o molho: escalde os tomates, passe por água fria, retire a pele e as sementes e corte em pedaços. Descasque e pique a cebola e os alhos e aloure num tacho com 3 colheres (sopa) do azeite. Junte o tomate, o caldo de legumes e o resto dos orégãos, mexa, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos. Triture tudo com a varinha mágica até ficar um molho cremoso.

3. Aqueça o restante azeite num tacho, junte a carne picada e deixe cozinhar até ficar solta, mexendo de vez em quando. Adicione 2 dl do molho de tomate, a beterraba descascada e ralada e as ervas picadas, mexa e deixe cozinhar até ficar quase sem molho. Rectifique o sal no final.

4. Barre um prato de forno com azeite e coloque dentro camadas alternadas de fatias de beringela e carne. A última camada deve ser de beringela. Cubra com o restante molho de tomate, polvilhe o queijo mozzarella e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe repousar um pouco e sirva.

2. Beringela recheada com bacalhau e espinafres

beringela recheada com bacalhau e espinafres

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Lave as beringelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher retire a polpa de modo a deixar a casca inteira. Pique depois a polpa a beringela muito fina e reserve.

2. Descasque e pique a cebola e os alhos e coloque num tacho, junte o azeite e leve ao lume até a cebola ficar macia. Junte a polpa da beringela e misture, tape e deixe cozinhar em lume brando até a beringela ficar tenra.

3. Aqueça o forno a 180 graus. Adicione os espinafres ao tacho e misture até perderem o volume, adicione o bacalhau, envolva e polvilhe com a farinha, mexa, junte a água de cozer o bacalhau a ferver e misture bem. Rectifique o sal, junte a salsa ou os coentros e um pouco de pimenta e mexa bem. Recheie as cascas da beringela com o preparado, coloque num prato de forno, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva quente.

3. Beringelas à parmegiana

0384 Beringelas a parmegiana CHMM

Veja aqui o video.

4. Beringela com ovo

Beringela com ovo CHAA 13

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave a beringela, corte-a em fatias e tempere com sal grosso. Deixe repousar durante 1 hora.

2. Após esse tempo, bata os ovos com a farinha e a salsa picada. Sacuda o sal das fatias de beringela e passe-as por este polme.

3. Frite-as depois em óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhas. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva.

5. Beringela com queijo feta

Beringela recheada no forno com queijo feta CHLM 3 Large

Veja aqui o video.

6. Linguine com beringela e molho pesto

linguine com beringela e molho pesto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave as beringelas, corte-as em rodelas grossas e coloque-as a demolhar em água fria temperada com sal grosso durante 30 minutos. Entretanto, prepare o molho: deite metade da rúcula no liquidificador, junte as nozes, o azeite e o sumo de limão, tempere com sal e pimenta e ligue até ficar um molho bem liso e grosso. Retire e reserve.

2. Escorra as rodelas de beringela, seque-as e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas de ambos os lados. Retire-as e deixe-as escorrer em cima de uma folha de papel de cozinha.

3. Coza o linguine em água temperada de sal, deixe ferver durante 9 minutos, depois escorra e deite para um prato fundo. Adicione a beringela e o resto da rúcula, regue com o molho que preparou e sirva. Pode polvilhar com queijo ralado se gostar.

Comentários