Clique nas setas

Se procura por receitas com hortelã, aqui vão umas ideias 😉

1. Leite-creme de limão e hortelã

Veja o video.

 

2. Costeletas de borrego grelhadas com molho de café e hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere as costeletas de borrego com sal e pimenta. Depois leve-as a grelhar de ambos os lados a gosto, retire-as e reserve-as em local quente.

2. Coza o arroz em água temperada com sal, escorra-o, passe-o por água fria e deixe escorrer bem. Leve uma frigideira ao lume com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte os pinhões, mexa, adicione depois coentros picados e o arroz, envolva e deixe saltear um pouco. Rectifique os temperos.

3. Deite o restante azeite para uma tigela, junte o café, o mel e hortelã picada a gosto e misture bem. Pincele as costeletas e sirva-as com o arroz e decoradas a gosto.

 

3. Tarte de bolacha e creme de hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 35 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Rale as bolachas. Derreta a margarina, junte-a às bolachas raladas e misture bem. Forre uma tarteira de fundo amovível com esta mistura e pressione para que fique bem firme, como vê na foto.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Num liquidificador, junte o açúcar, o queijo creme, o leite e a hortelã e bata um pouco. Derreta as folhas de gelatina sem deixar ferver e junte-as ao preparado batendo sempre. Retire e coloque numa tigela.

3. Bata as natas em chantilly, envolva-o na mistura anterior, verta para a tarte e leve ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir, retire do frigorífico, decore com fruta a gosto e sirva bem fresquinho.

 

4. Creme de abóbora com hortelã

Veja aqui o video.

 

5. Tarte de cheesecake de hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Triture as bolachas até ficarem em pó. Derreta a manteiga, junte à bolacha e misture bem. Deite para uma forma de fundo amovível e pressione bem para forrar o fundo e as laterais.

2. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deite o queijo creme e o leite condensado para uma tigela. Aqueça o leite num tacho, adicione as folhas de gelatina escorridas, mexa bem, junte à tigela e mexa até ficar homogéneo. Adicione depois a hortelã picada finamente, misture bem, verta para a forma sobre a bolacha e leve ao frigorífico até solidificar.

3. Arranje e lave os morangos, corte-os em pedaços, deite-os para um tacho, junte o açúcar e leve ao lume brando, mexendo bem até que os morangos fiquem desfeitos. Retire do lume e reduza a puré. Desenforme a tarte, regue-a com o molho de morango e sirva decorada a gosto.

 

6. Receita fácil de bolo de hortelã e sementes de papoila

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 9 porções

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma tipo bolo inglês com creme vegetal e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180ºC.

2. Lave o limão, corte-o em pedaços com a casca, retire-lhes as pevides e deite-os na liquidificadora. Adicione os ovos, o açúcar, o iogurte, as folhas de hortelã e o creme vegetal. Triture bem e deite para uma tigela.

3. Junte a farinha e o fermento e bata muito bem, depois as sementes de papoila, envolva, deite na forma e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente. Sirva frio e decorado a gosto.

7. Cheesecake de chocolate e hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 55 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Parta a bolacha Maria em pedaços e coloque numa tigela. Leve ao lume a manteiga e deixe derreter, junte à bolacha Maria e triture muito bem. Coloque no fundo de uma tarteira de abertura lateral e espalhe bem, de forma a cobrir o fundo todo.

2. Deite as natas numa tigela, junte o açúcar e bata bem até ficarem fofas e volumosas, junte o queijo mascarpone e a hortelã picada e envolva.

3. Demolhe as folhas de gelatina, escorra-as e leve-as a derreter no microondas sem deixar ferver. Adicione um pouco de raspas de chocolate ao preparado das natas, depois as folhas de gelatina e misture bem. Verta por cima da base de bolacha e leve ao frio cerca de 3 horas. Derreta o restante chocolate e regue por cima. Decore a gosto e sirva.

 

8. Gelado de morango e hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 20 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e arranje os morangos. Disponha-os num liquidificador, junte o açúcar e as folhas de hortelã e triture muito bem.

2. Demolhe a folha de gelatina em água fria, depois escorra-a e leve a derreter no micro-ondas sem deixar ferver. Adicione ao preparado anterior e envolva.

3. Numa tigela à parte nata as natas em chantili firme e misture cuidadosamente com o preparado dos morangos. Leve ao congelador cerca de 3 horas até solidificar. Retire e sirva o gelado a gosto.

 

9. Bolo fofo de hortelã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês com azeite, forre-a com uma folha de papel vegetal e unte novamente.

2. Numa tigela, bata muito bem o açúcar com o azeite e os ovos. Junte depois a hortelã picada e a farinha peneirada com o fermento e bata muito bem. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

3. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva o bolo decorado a gosto e cortado em fatias.

Comentários