Clique nas setas

Quando cozinhamos todos os dias, chegamos a um ponto em que nos falta a inspiração, sobretudo se é preciso preparar algo especial…

Se se encontra num desses momentos e não sabe que miminho preparar para a sua família ou se não sabe que sobremesa servir num jantar especial, deixe-nos ser a sua musa inspiradora e descubra os oito docinhos criativos que preparámos para si: sorvete de maracujá, bombons coloridos, molotoff de menta e molho de chocolate, tarte de chocolate e framboesas, pudim de três cores, mil-folhas de bolacha, natas e morangos e um red velvet cheesecake.

Texto por Daniela Torrinha

Sorvete de maracujásorvete de maracujá

Se a sobremesa for simples, aposte numa decoração criativa.

Este sorvete é rapidamente preparado com apenas 5 ingredientes. O que fizemos? Descorámo-lo com chocolate derretido, com polpa e metade de um maracujá e com uma flor vermelha, para dar cor ao prato.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o leite condensado para uma tigela. Passe a polpa de maracujá pelo coador de rede para retirar as pevides, depois junte à tigela e mexa bem. À parte, bata as natas em chantilly e reserve no frigorífico.

2. Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Bata as claras em castelo e adicione-lhe o açúcar, os poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte o chantilly à mistura do maracujá, mexa bem, adicione depois as claras em castelo e misture delicadamente.

3. Deite a mistura anterior na forma, espalhe bem e leve ao congelador até ficar bem firme. Antes de servir, desenforme com a ajuda do papel, rejeite depois esse papel, corte em fatias grossas e sirva-as decoradas a gosto, por exemplo com chocolate derretido, como vê na foto.

Bombons coloridosBombons coloridos

Estes bombons são extremamente económicos, pois precisam somente de 3 ingredientes para serem confecionados: chocolate e leite em pó e leite condensado.

Em 30 minutos tem um doce para o lanche ou para festas. As missangas coloridas comestíveis dão um ar colorido e diferente aos bombons.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite o leite condensado para uma tigela, junte o leite em pó e o chocolate em pó e misture muito bem até ficar uma massa consistente e moldável.

2. Depois molde bolinhas com a mistura, passe-as por missangas coloridas a gosto, coloque-as em caixinhas de papel e sirva decorado a gosto.

Molotoff de menta e molho de chocolate

Uma alternativa contemporânea ao tradicional molotoff, com menta e chocolate, que promete impressionar os seus convidados. Reinvente a receita e experimente outras coberturas ou aromas.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Encha um tabuleiro com água, leve ao forno e ligue à temperatura de 180ºC.

2. Bata as claras em castelo, adicionando o açúcar aos poucos até formar um merengue bastante consistente. Junte depois a menta e envolva com cuidado.

3. Barre uma forma com manteiga e encha-a com o preparado das claras, batendo com a forma na bancada para ficar bem preenchida.

4. Coloque a forma no forno, sobre o tabuleiro com água, e deixe cozer durante 18 minutos, mantendo a temperatura a 180ºC. No final, abra a porta do forno e deixe repousar cerca de 5 minutos.

5. Leve ao lume um tacho com a manteiga, o chocolate e as natas e deixe ferver até engrossar. Desenforme o molotoff cuidadosamente e regue com o molho de chocolate. Deixe arrefecer e sirva.

Tarte de chocolate com framboesasTarte de chocolate com framboesas

Uma tarte vem sempre a calhar e esta sugestão é simplesmente tentadora. Aposte numa decoração criativa: utilize o saco de pasteleiro para fazer rosetas de chantili, dê cor com framboesas ou outra fruta a gosto e desenhe formas com chocolate derretido.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o recheio

Instruções:

1. Triture bem a bolacha até ficar bem ralada. Leve a manteiga a derreter no micro-ondas, misture bem com o preparado anterior e forre o fundo e as laterais de uma tarteira. Reserve.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela à parte bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso.

3. Parta o chocolate para um tacho e leve ao lume em banho-maria a derreter, mexa e junte ao preparado das gemas, em fio e mexendo sempre.

4. Bata as natas em chantilly bem firme e reserve uma parte para decoração. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no micro-ondas sem ferver. Junte às natas, envolva suavemente de seguida acrescente o creme que preparou com o chocolate, as gemas e o açúcar e envolva bem. Depois de concluído verta na tarteira, alise e leve ao frio até solidificar. Quando retirar do frio, coloque as restantes natas num saco de pasteleiro e disponha por cima da tarte, decore com framboesas e molho de chocolate.

Pudim de três corespudim de três cores

Este pudim parece uma tela pintada com diversas cores! É feito com fruta e gelatina e possui um aspeto muito apelativo. Fresquinho, para o verão, rápido, fácil e económico.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + tempo para solidificar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Triture a polpa do melão e coloque num tacho, juntamente com 75 g do açúcar, leve ao lume e deixe ferver bem. Junte o conteúdo da saqueta da gelatina de maçã e mexa bem. Deixe amornar.

2. Unte com óleo uma forma de buraco, verta-lhe o preparado anterior e leve ao frio até solidificar. Demolhe em água fria as folhas de gelatina vermelha e incolor, separadamente.

3. Triture a polpa da meloa, juntamente com 75 g do restante açúcar e leve ao lume. Deixe ferver durante 5 minutos, retire, junte as folhas de gelatina incolor escorridas e mexa bem. Deixe arrefecer e disponha o preparado de melão já solidificado. Leve ao frio até solidificar.

4. Triture a polpa de melancia com o restante açúcar e leve ao lume durante 5 minutos. Retire, escorra as folhas de gelatina vermelha e junte ao preparado anterior, mexendo sempre. Verta sobre o preparado de meloa já solidificado e leve novamente ao frio até solidificar. Desenforme e sirva.

Mil-folhas de bolacha com natas e morangosMil-folhas de bolacha

Diferente dos demais, único e com um visual irresistível: assim é este mil-folhas, feito com bolachas de chocolate, chantili e morangos. Uma boa ideia para a sobremesa, que promete fazer as delícias de quem a provar…

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Para o molho:
Para o recheio:

Instruções:

1. Pré-aqueça o forno a 210 graus. Forre dois tabuleiros com papel vegetal e reserve.

2. Coloque num robot de cozinha a farinha, o cacau, o açúcar e a manteiga e bata durante 20 segundos até a mistura ficar com aspeto de areia. Junte as gemas e a essência de baunilha e bata até obter uma mistura homogénea.

3. Disponha a massa numa superfície polvilhada com farinha e trabalhe-a até ficar macia. Estenda-a entre duas folhas de papel vegetal, auxiliando-se do rolo, até ficar com cerca de 5 mm de espessura. Elimine o papel vegetal e corte 18 bolachas com um cortante canelado com cerca de 7 cm de diâmetro. Disponha-as nos tabuleiros e leve ao forno durante 8 minutos.

4. Prepare o molho: coloque num copo misturador os morangos arranjados e o açúcar e reduza a puré. Adicione a água para obter um molho de consistência fluida.

5. Disponha uma bolacha num prato, cubra-a com um pouco de natas batidas e de morangos cortados em quartos e coloque por cima outra bolacha com mais uma camada de natas e morangos. Termine com uma terceira bolacha. Prepare de igual forma os restantes “mil-folhas” e polvilhe-os com açúcar em pó e cacau. Sirva-os com o molho de morango.

Red Velvet CheesecakeRed velvet cheesecake

O segredo da arte é misturar o melhor de vários mundos. Liberte a sua alma de artista e prepare este red velvet cheesecake, uma verdadeira obra-prima da cozinha moderna

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio
Doses: 8 pessoas

Ingredientes

Para o recheio:

Instruções:

1. Aqueça o forno a 165ºc. Unte uma forma de mola com manteiga e forre com papel vegetal. Coloque duas camadas de papel de alumínio nas paredes exteriores da forma para que fique completamente estanque. Reserve.

2. Prepare a base: misture as bolachas esmagadas com a manteiga e o açúcar. Coloque a mistura no fundo da forma e pressione. Reserve.

3. Prepare o recheio: num recipiente grande, bata o queijo creme com o açúcar até ficar em creme. Junte as natas azedas, o buttermilk, o cacau e a essência de baunilha. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata ligeiramente a baixa velocidade. Por fim, junte o corante vermelho e deite na forma sobre a base. Coloque a forma num tabuleiro e adicione água quente até atingir cerca de 2,5 cm da altura do tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 1 hora a 1 hora e 10 minutos. Retire a forma do banho-maria e deixar arrefecer durante 10 minutos.

4. Passe uma faca entre o cheesecake e a forma e deixe arrefecer à temperatura ambiente, durante cerca de 1 hora. Leve ao frigorífico de um dia para o outro e depois desenforme.

[td_smart_list_end]

Comentários