Início Blog Agenda & Notícias Receitas de Primavera!

    Receitas de Primavera!

    Clique nas setas

    1Semifrio de manga com iogurte

    A 20 de Março começa a primavera e com ela começam os dias mais longos e mais quentes, ficando a apetecer aqueles pratos e sumos mais frescos e leves já a fazer lembrar o verão. Veja as nossas sugestões: Sumo de maçãs verdes com beterraba, Massa primavera, Salada quente de bacalhau, Massada de peixe, Asinhas de frango no churrasco com salada de legumes, Medalhões de porco fritos com molho de mostarda e arroz primavera, Fritada de carne, Doce Primavera, Panna Cotta Primavera e Semifrio de manga com iogurte.

    Comecemos pelo semifrio de manga e iogurte. Simples, rápido e infalível! Este semifrio vai ser o rei da mesa!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 35 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela, junte a polpa de manga, o leite condensado e 1 iogurte grego e mexa muito bem.

    2. Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter sem deixar ferver e adicione ao preparado anterior, mexendo sempre muito bem. À parte, bata as natas em chantilly bem firme e envolva-o na mistura.

    3. Unte uma forma com um pouco de óleo, verta-lhe o preparado anterior, leve depois ao frio e deixe solidificar bem. Depois desenforme cuidadosamente, coloque num prato e regue com o restante iogurte grego. Descasque a manga, lamine-a, junte-a como vê na foto e sirva decorado com outras frutas a gosto.

    2Sumo de maçãs verdes com beterraba

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 10 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Lave, descasque e retire as sementes às maçãs. No copo liquidificador, coloque as maçãs, a água, o açúcar light e a beterraba cozida. Triture tudo e sirva.

    3Massa primavera

    Uma salada quente perfeita para os dias amenos de primavera!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque os alhos, esmague-os, deite-os para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer. Adicione o tomate pelado com o molho, tempere com sal e pimenta, junte os orégãos e deixe cozinhar durante 10 minutos. Depois retire do lume, reduza a puré e reserve.

    2. Limpe o feijão verde, corte-o em pedacinhos e coza-os, em água, juntamente com as ervilhas, durante 8 minutos. Coza à parte a massa tagliatelle também durante 8 minutos e escorra-a.

    3. Escorra as ervilhas e o feijão verde, junte ao molho de tomate, adicione igualmente a massa, leve ao lume, misture e deixe aquecer bem. Depois sirva com as fatias de presunto fritas e decorado a gosto.

    4Salada quente de bacalhau

    Uma simples salada com bacalhau que irá fazer as delicias de todos.

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 50 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque as batatas, corte-as em cubos, lave-as e leve-as a cozer em água temperada de sal durante 20 minutos. Após 10 minutos, junte o bacalhau e deixe acabar de cozer. Escorra tudo, deixe o bacalhau arrefecer, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o.

    2. Descasque a cebola, pique-a, deite-a para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione as lascas de bacalhau, as batatas, as ervilhas as azeitonas, a salsa ou os coentros picados e misture delicadamente.

    3. Deite depois para um tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com queijo ralado se gostar e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc durante 15 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto, por exemplo polvilhado com ovo cozido picado finamente.

    5Massada de peixe

    Uma deliciosa massada de peixe já a fazer lembrar o verão!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Médio
    Tempo: 55 minutos
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Para preparar esta receita de massada de peixe, descasque e pique a cebola e os alhos para um tacho. Adicione o azeite, deixe refogar e borrife com vinho branco. Acrescente depois o tomate picado e a malagueta e o pimento vermelho limpos e cortados em cubos e deixe estufar.

    2. Junte depois um pouco de água, deixe ferver, adicione as amêijoas e o peixe cortado em cubos, tempere com sal e pimenta, acrescente mais água se necessário, e deixe levantar fervura.

    3. Quando o peixe e as amêijoas estiverem cozidos, retire-os para um prato com uma escumadeira. Adicione a massa ao tacho e deixe cozer. Por fim, junte os coentros picados, retifique os temperos e envolva novamente o peixe. Sirva de imediato.

    6Asinhas de frango de churrasco

    Com os dias mais longos e quentes, apetece reunir a família e amigos para um belo churrasco! Já viu o que sugerimos para si?

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 45 minutos + tempo de marinar
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Coloque as asinhas numa tigela larga, tempere-as com sal e pimenta e deixe repousar durante 10 minutos.

    2. Descasque e pique os dentes de alho até ficar tipo pasta. Coloque-os numa tigela, junte a raspa e o sumo dos limões, os orégãos, o mel e o ramo de tomilho. Envolva bem e junte as asinhas de frango. Deixe marinar mais 25 minutos.

    3. Lave e arranje os legumes e corte-os em pedaços grosseiros ou a gosto. Leve a grelhar a carne de ambos os lados, assim como os legumes. Tempere os legumes com coentros picados e o azeite e sirva a acompanhar as asinhas.

    7Medalhões de porco fritos com molho de mostarda e arroz primavera

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Corte o lombinho em medalhões e tempere-os com sal. Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres (sopa) do azeite e o alho laminado, deixe aquecer, junte os medalhões e deixe-os fritar de ambos os lados. Reserve em local quente.

    2. Arranje e descasque os legumes, corte-os em cubos ou pedaços pequenos e leve-os a cozer em água temperada com sal deixando-os “”al dente””. Num tacho à parte, coza o arroz em bastante água, escorra-o, adicione os legumes e envolva.

    3. Leve um tacho pequeno ao lume com as natas, a mostarda, um pouco de molho inglês e o restante azeite, mexa e deixe ferver até engrossar. Tempere com sal e pimenta, regue os medalhões de porco e sirva acompanhados com o arroz de legumes.

    8Fritada de carne

    Uma receita tão simples e cheia de sabor, perfeita para quando tem visitas inesperadas!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Descasque e lave os dentes de alho, pique-os e deite-os numa tigela. Junte os cubos de carne, a massa de pimentão, a folha de louro, o vinho branco, sal e pimenta, envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.

    2. Deite o azeite e a banha num tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Junte a carne escorrida, deixe fritar até ganhar cor, adicione depois a marinada e o caldo de carne e deixe cozinhar, em lume brando, até que fique macia. Acrescente água aos poucos sempre que necessário.

    3. Descasque e lave as batatas, corte-as em cubos e leve-os a fritar em óleo. Escorra, junte ao tacho da carne, envolva e sirva com os pickles picados, azeitonas e salsa picada.

    9Doce primavera

    Uma simples sobremesa e muito deliciosa, perfeita para fechar com chave de ouro qualquer refeição!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 35 minutos + tempo de frio
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Triture bem a bolacha maria até ficar tipo pão ralado. Escorra o ananás e o pêssego, corte o ananás em pedacinhos e o pêssego em tiras. Bata as natas em chantilly com o açúcar até ficarem bem espessas.

    2. Numa taça grande e funda coloque, em camadas, as tiras de pêssego, metade do chantilly e da bolacha. Depois espalhe o ananás e cubra com o resto do chantilly e da bolacha.

    3. Leve ao frigorífico até ficar bem fresco, retire e sirva.

    10Panacottas de primavera

    Tão frescas e deliciosas, estas panacottas vão fazer as delícias de todos!

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo: 40 minutos + tempo de frio
    Doses: 8 unidades

    Ingredientes:

    Instruções:

    1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Deite o leite num tacho, junte o açúcar e a essência de baunilha, mexa, leve ao lume e deixe ferver. Retire do lume, adicione as folhas de gelatina escorridas, misture bem e deixe arrefecer.

    2. Numa tigela, bata as natas em chantilly bem firme e envolva depois com o preparado anterior. Unte forminhas com um pouco de óleo, verta-lhes a mistura e leve ao frio até solidificar.

    3. Descasque a manga, corte-a em pedaços e triture-os num liquidificador com 1 dl de água. Desenforme as panacottas e sirva regadas com o molho de manga, o xarope de menta e o xarope de groselha. Decore a gosto, por exemplo com frutos vermelhos.