Clique nas setas

Chegou o mês de setembro e é também o significado do começo de um novo ano lectivo para os mais pequenos.

Além da excitação de aprender coisas novas e de poderem estrear os livros e o material escolar, é também importante não esquecer uma boa alimentação para manter as mentes sãs e preparadas para novas aprendizagens.

Desde o pequeno-almoço ao jantar, venha descobrir as nossas irresistíveis receitas que irão fazer as delícias dos mais pequenos.

Começamos com umas deliciosas e tão fáceis panquecas e um iogurte com framboesas para começar as suas manhãs!

Texto por Catarina Campos

1. Panquecas

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 porções

Ingredientes

Instruções:

1. Misture numa tigela a farinha com o fermento, o sal e o açúcar. Noutra tigela, envolva o ovo batido com o leite e, de seguida, junte a manteiga derretida. Deite sobre a mistura da farinha e, com a ajuda de um garfo, mexa tudo muito bem ate a massa ficar lisa. Cubra com película aderente e deixe repousar por alguns minutos.

2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente e pincele com um pouco de manteiga. Deite uma porção de massa na frigideira e deixe cozinhar até formar bolhas. Vire ao contrário e deixe cozer ate ficar a panqueca ficar dourada e tiver crescido cerca de 1 cm.

3. Repita o processo anterior ate a massa esgotar. Pode servir as panquecas com maple syrup, manteiga, mirtilos ou outro tipo de fruta fresca a gosto.

2. Potinhos de iogurte com framboesas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 25 minutos
Doses: 6 unidades

Ingredientes

Instruções:

1. Bata as natas em chantilly bem firme. Junte depois os iogurtes gregos e o mel e envolva suavemente.

2. Esmague bem as framboesas com um garfo ou no liquidificador. Parta as bolachas em pedaços, deite-os para uma picadora e ligue até ficar em pó.

3. Em tacinhas ou boiões, disponha camadas alternadas da mistura de iogurte, framboesas e bolacha. Sirva fresco.

3. Barras de cereais   

A meio da manhã é altura de recarregar as energias, e não há nada melhor que umas barritas feitas em casa com a ajuda dos pais!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos + tempo de frio
Doses: 12 unidades

Ingredientes

Instruções:

1. Deite as natas numa tigela, junte o mel e o chocolate picado e leve a derreter em banho-maria, mexendo. Adicione a gelatina em pó e mexa bem, ainda em banho-maria, até que fique bem dissolvido.

2. Retire do banho-maria, junte o açúcar, as gemas e o ovo e bata muito bem. Adicione então os cereais de arroz tufado e envolva bem.

3. Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha-lhe o preparado anterior, alise bem e leve ao frio até solidificar. Depois corte em palitos e sirva decorados a gosto.

4. Lasanha de sobras

Para os almoços, receitas simples e deliciosas que restabelecem as energias para uma tarde de estudo! O que preferem? Uns deliciosos hambúrgueres caseiros ou uma irresistível lasanha de sobras de peixe?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Arranje e lave os brócolos e as cenouras, corte os brócolos em pedaços e as cenouras em rodelas. Leve estes legumes a cozer em água temperada de sal, escorra e reserve. Rejeite as peles e as espinhas ao peixe e desfie-o.

2. Descasque e lave os dentes de alho e a cebola e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os alhos e a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Retire do lume, adicione o peixe, os brócolos e a cenoura, envolva e reserve.

3. Derreta a manteiga noutro tacho, junte a farinha e mexa bem até que fique com um tom acastanhado. Adicione depois o leite quente, aos poucos e mexendo sempre muito bem para não ficar com grumos. Retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

4. Num tabuleiro, disponha alternadamente o molho anterior, as folhas de lasanha e a mistura de peixe, sendo que a última camada deve ser de folhas de lasanha e molho. Polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa fique macia e sirva decorado a gosto. Separe a dose para levar para o emprego e aqueça bem no microondas.

5. Hambúrguer de queijo em bolo do caco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Prepare o pão: descasque as batatas, corte-as em pedaços e coza-os em água com sal. Depois escorra e desfaça. Reserve. Desfaça o fermento na água morna, junte a farinha e uma pitada de sal e bata muito bem até ficar uma massa homogénea. Disponha numa tigela polvilhada com farinha e deixe levedar 30 minutos. Depois divida em 8 pedaços iguais, molde em forma de pão de hambúrguer e deixe levedar em cima de um pano polvilhado com farinha.

2. Numa tigela tempere a carne com a cebola picada, sal e pimenta, amasse muito bem e molde em forma de hambúrguer. Coloque num aro de alumínio metade da carne, por cima uma fatia de queijo e depois mais um pouco de carne. Repita até ter os 8 hambúrgueres.

3. Numa frigideira aqueça metade do azeite e core os pães de ambos os lados até ficarem cozinhados. Retire e reserve. Regue com o restante azeite e frite os hambúrgueres. Decore a gosto e sirva.

6. Queques fofinhos    

Para o lanche, coloque nas suas lancheiras um doce e um salgado! E que tal uns folhadinhos mistos e uns queques fofinhos?

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos
Doses: 12 unidades

Ingredientes

Instruções:

1. Unte forminhas de queque com margarina e polvilhe-as com farinha. Ligue o forno a 180 graus.

2. Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar e um pouco de raspa de limão. Junte depois os ovos, um a um batendo sempre muito bem. Adicione o leite morno batendo sempre, junte então a farinha misturada com o fermento e bata novamente. Por último, adicione o granulado de chocolate e envolva muito bem.

3. Divida a mistura anterior pelas forminhas e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique se os queques estão bem cozidos, retire-os do forno, desenforme-os, deixe-os arrefecer e sirva-os, se quiser dentro de caixinhas de papel. Pode polvilhar com açúcar em pó.

7. Folhados mistos     

Para o lanche, coloque nas suas lancheiras um doce e um salgado! E que tal uns folhadinhos mistos e uns queques fofinhos?

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de repouso
Doses: 12 unidades

Ingredientes

PARA A MASSA

Instruções:

1. Prepare a massa: peneire a farinha e coloque-a em monte sobre a bancada. Faça um buraco no centro e adicione 1,25 dl de água fria, a manteiga derretida e o sal. Misture com os dedos até ficar seca e depois amasse. Forme uma bola e deixe descansar um pouco.

2. Estenda a massa com um rolo, dando-lhe o formato de uma cruz. Coloque a manteiga para folhados no centro e tape com as pontas da massa. Polvilhe com um pouco de farinha e passe novamente o rolo.

3. Estenda depois a massa em retângulo, dobre-o em três (tipo carta), vire ao contrário e estenda novamente. Repita este procedimento durante mais 6 vezes. Leve ao frio e deixe repousar durante 30 minutos.

4. Estenda depois a massa e corte-a em 12 retângulos iguais. Coloque, por cima de cada um, uma fatia de fiambre dobrada, de forma a que fique metade da massa livre. Disponha por cima o queijo, seguindo o mesmo procedimento. Salpique com os orégãos e tape com a massa livre.

5. Pincele os folhados com a gema e polvilhe com um pouco mais de orégãos. Coloque num tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC. Retire quando estiverem corados e sirva-os quentes, de preferência.

8. Pizza 4 estações    

E para o jantar, dois dos pratos favoritos dos mais pequenos – pizza e frango assado!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Coloque a farinha numa bancada, junte a pitada de sal, misture bem e abra uma cavidade ao centro. Adicione o fermento, o azeite e a água morna e amasse muito bem até ficar uma massa bastante homogénea. Enrole depois a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

2. Entretanto, faça a cobertura: descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços e deite num tacho. Junte o tomate pelado com o molho e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até que fique macio. Retire do lume, reduza a puré, adicione orégãos secos, tempere com sal e pimenta e reserve.

3. Ligue o forno a 180 graus. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Arranje e lave os cogumelos, seque-os e lamine-os. Retire a gordura ao fiambre e corte-o em cubinhos. Escorra o atum e esmague-o.

4. Amasse novamente a massa e estenda-a numa bancada polvilhada com farinha em forma redonda. Coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha e barre-a com o molho de tomate. Disponha, em cada quarto da rodela, o chouriço, os cogumelos, o fiambre e o atum, polvilhe tudo com o queijo ralado, espalhe as azeitonas e mais orégãos secos se gostar e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até que fique cozida e douradinha. Retire a pizza do forno e sirva decorada a gosto.

9. Frango assado no espeto

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos + tempo de marinar
Doses: 5 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Arranje o frango e coloque-o num tabuleiro. Descasque os dentes de alho, pique-os finamente e deite-os numa tigela.

2. Junte o vinho branco, o azeite, o pimentão-doce, o sumo de limão ou lima, tempere com sal e piripiri e misture bem. Regue o frango com esta mistura, envolva bem e deixe marinar no frio de um dia para ou outro.

3. No dia seguinte, coloque o frango num espeto ou paus de loureiro e leve-o a assar na brasa ou então no forno pré-aquecido a 180°C, pincelando de vez em quando com a marinada. Sirva decorado a gosto e acompanhe com legumes salteados.

10. Salame de Chocolate

Que tal uma fatia de salame de chocolate para sobremesa? 🙂

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 30 unidades

Ingredientes

Instruções:

1. Para esta receita de salame de chocolate, esmague as bolachas e deite-as para um tigela. Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável.

2. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.

3. Sirva o salame de chocolate corado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.

Comentários