Clique nas setas

Estamos em agosto, mês da praia, dos passeios e do merecido descanso. Apresentamos-lhe nove sugestões fresquinhas, práticas, rápidas e coloridas, com sabor a verão: uma sopa fria de pera e cenoura, uma quiche de frango com legumes, panados de peru com fiambre, pudim de pão com salsichas, frango grelhado com salada de morangos e abacate, salada de atum e feijão-frade, bolas de Berlim e uma tarte e um doce a condizer com a estação.

Texto por Daniela Torrinha

1. Sopa fria de pêra e cenoura

A nossa primeira sugestão é para quem acha que sopa e calor não combinam.

Esta sopa fria de pêra e cenoura é fácil de preparar e tem um toque frutado, que lhe confere uma leveza ideal para as refeições veranis.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 50 minutos + tempo para arrefecer
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave as batatas, as cenouras, a cebola e os dentes de alho, corte tudo em pedaços pequenos e deite-os numa panela. Lave duas peras, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes, corte-as também em pedaços pequenos e deite-os para a panela.

2. Cubra com água, junte o azeite, tempere com um pouco de sal, leve ao lume e deixe cozinhar durante 30 minutos. Retire do lume, reduza a puré, rectifique os temperos, adicione mais água se necessário e deixe arrefecer.

3. Lave a restante pêra, corte-a ao meio, rejeite-lhe as sementes e corte-a em cubinhos. Distribua a sopa por tigelas, junte os cubinhos de pêra por cima e sirva.

2. Quiche de frango com legumes

Sobrou-lhe frango assado ou cozido? Prepare esta quiche.

Pode ser consumida fria ou quente, em casa, na praia ou durante um piquenique. Sugerimos-lhe este recheio, mas que tal experimentar adicionar outros ingredientes a gosto, como queijo, fiambre, curgete ou até abóbora?

Se estiver com pressa, opte por massa quebrada ou folhada de compra.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a massa da quiche: deite a farinha com a pitada de sal numa tigela, junte depois a margarina e envolva bem com as pontas dos dedos. À parte, bata o ovo com a água, junte à mistura e amasse bem. Enrole a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e reserve.

2. Descasque e lave as cenouras, corte-as em rodelas e escalde-as em água temperada com sal. Arranje e lave os brócolos, leve-os também a cozer em água temperada com sal, deite-os para uma tigela com água fria, deixe-os arrefecer, depois escorra-os e corte-os em fatias.

3. Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa da quiche numa bancada polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. Disponha no interior metade do frango desfiado, espalhe por cima as cenouras, os brócolos e depois o restante frango. Misture os ovos com o leite e salsa picada, tempere com noz-moscada, sal, pimenta, verta na tarteira e leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até que fique bem cozida e douradinha.

4. Retire a quiche do forno, deixe amornar, desenforme e sirva. No emprego, aqueça um pouco ou sirva à temperatura ambiente.

3. Panados de peru com fiambre

Panadinhos transportam-me no tempo. Quando era miúda, o meu pai fazia uns deliciosos, para comer com salada russa, batatas fritas ou arroz de cenoura.

Estes são ainda mais deliciosos, pois são recheados com fiambre. Em apenas 30 minutos, tem uma refeição pronta para a família.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque os bifes numa tigela, tempere-os com sal, sumo de limão e os dentes de alho picados e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Escorra os bifes, disponha por cima de cada um duas fatias de fiambre, dobre e prenda com um palito. Passe-os por farinha, depois pelos ovos batidos e por fim por pão ralado.

3. Leve ao lume uma frigideira com óleo, deixe aquecer e frite os bifes de peru de ambos os lados. Retire, escorra sobre papel absorvente e sirva com molho de tomate ou outro a gosto.

4. Pudim de pão com salsichas

Se quer fazer um piquenique com a família, esta é a receita indicada, pela simplicidade de confeção.

Além disso, é também muito económica e feita com ingredientes que costumamos ter na nossa despensa: pão de forma, ovos, queijo ralado e salsichas em lata.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escorra as salsichas. Numa tigela, bata os ovos com o leite, um pouco de salsa picada, noz-moscada, sal e pimenta.

2. Unte um tabuleiro com margarina, disponha-lhe uma camada de fatias de pão de forma previamente passadas pela mistura anterior, coloque por cima uma camada de salsichas, polvilhe com um pouco de queijo ralado e cubra com mais uma camada de fatias de pão passadas na mistura dos ovos. Repita a operação, sendo que a última camada deve ser de pão, e regue com o resto dos ovos.

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 1 hora. Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme, corte em cubos e sirva-os decorados a gosto.

5. Frango grelhado com salada de morangos e abacate

Não nos esquecemos de quem quer manter a linha ou de quem prefere praticar uma alimentação mais saudável. As saladas são sempre um êxito no verão!

Sugerimos-lhe esta, à base de alface, frango grelhado e abacate, com um toque muito especial dado pelos morangos e pelo vinagre balsâmico. Prepara-se em 30 minutos (ou até em menos, se for um “ás” na cozinha).

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte os peitos de frango em fatias, tempere com sal, pimenta e azeite e leve a grelhar, até ficarem cozinhadas a gosto.

2. Descasque e corte a cebola em lâminas; descasque e corte o abacate em pedaços; arranje os morangos e corte-os também em pedaços.

3. Coloque o mel e o vinagre balsâmico numa tigela, tempere com sal e pimenta e adicione o óleo, aos poucos, mexendo sempre, até ficar tudo bem ligado.

4. Coloque a mistura para salada numa taça e junte as ervilhas, a cebola, o abacate e os morangos. Tempere com o molho de mel e disponha, por cima, o frango grelhado. Sirva de imediato.

6. Salada de atum de feijão frade

Um clássico da estação, que demora menos tempo a fazer do que a degustar. Pode até prepará-lo antes de ir para a praia e, quando chegar, é só servir.  Além disso, esta receita é muito rentável, o que faz dela uma excelente opção para famílias numerosas.

Em apenas 20 minutos, tem uma refeição leve e fresca, sem precisar de utilizar o fogão.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Escolha as folhas de alface, enrole-as e corte-as em juliana. Limpe o pimento e corte-o em pedaços pequenos.

2. Descasque a cebola e corte-a em rodelas ou em meias-luas. Passe o feijão-frade por água e escorra-o. Lave os tomates e corte-os ao meio ou em quartos.

3. Coloque numa tigela a alface, o pimento, os tomates, o feijão, a salsa picada, a cebola e o atum escorrido. Tempere com o azeite, o sumo do limão, sal e pimenta. Mexa e retifique os temperos.

4. Decore a salada de atum com os ovos cortados em gomos e azeitonas pretas. Sirva de seguida.

7. Bolas de Berlim

“Olha a bola, olha a bola. Olha a bola de Berlim. Com creme ou sem creme? Uma para ti outra para mim!” – aprenda a confecionar este “hit” de verão. Um doce com sabor a praia, que faz as delícias dos miúdos e graúdos.

Atreva-se a prepará-lo em casa, para toda a família, e vai fazer que cozinhar sorrisos nunca foi tão fácil!

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de levedar
Doses: 16 pessoas

Ingredientes:

Para a massa:
Para o creme de ovos:

Instruções:

1. Prepare o creme: ferva o leite com 100 g do açúcar e a essência de baunilha.

2. Numa tigela, misture a farinha maisena com o restante açúcar. Junte as gemas e bata bem. Adicione o leite em fio, mexendo sempre, verta para o tacho e leve novamente ao lume, mexendo até engrossar. Retire, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

3. Prepare a massa: coloque numa tigela grande o fermento com a água morna e mexa bem. Junte a manteiga, os ovos, a farinha, o açúcar e o sal e amasse tudo muito bem. Coloque numa tigela, previamente polvilhada com farinha, faça um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.

4. Divida a massa em 16 pedaços, molde-os em bola e coloque-os num tabuleiro, forrado com um pano polvilhado com farinha. Cubra com um pano húmido e deixe levedar durante mais 30 minutos.

5. Decorrido esse tempo, frite as bolas em óleo abundante não muito quente. Retire e escorra sobre papel absorvente. Passe-as por açúcar, corte-as ao meio e recheie-as com o creme.

8. Tarte de Verão

Fruta e verão, rimam na perfeição!

Fresca e colorida: assim é esta tarte. Para o lanche ou sobremesa (ou até de madrugada), é saborosa e irresistível.

O aspecto requintado vai impressionar à mesa, mas a chave para o sucesso está na massa, feita com amêndoa granulada. E o melhor de tudo? É facílima de confecionar. Experimente!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + 15 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Forre uma tarteira de aro amovível com a massa quebrada, apare os bordos e pique o fundo com um garfo. Reserve.

2. Numa tigela, misture o leite condensado com os ovos, o leite e a amêndoa, mexa bem e deite na tarteira. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

3. Bata as natas em chantili bem firme, adicione açúcar a gosto e bata mais um pouco. Espalhe sobre o recheio da tarte e decore com a fruta cortada.

9. Doce de verão

Um doce de taça, frutado, saboroso e para servir fresquinho. Um doce que se prepara em 35 minutos apenas. 35 minutos que deixam as restantes 23 horas e 25 minutos do dia disponíveis para aproveitar a época da melhor forma!

O verão é doce: desfrute-o!

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos + 1 hora de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Coloque num tacho o leite, o leite condensado, as gemas e a farinha maisena, mexa muito bem e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer.

2. Bata as natas em chantilly bem firme, envolva no preparado anterior e divida depois por taças. Arranje as frutas e disponha em cima do preparado, conforme vê na foto. Decore a gosto e sirva.

Comentários