Clique nas setas

1. Folar transmontano

folar transmontano

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de levedar
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Unte uma forma com azeite. Amorne o leite e dissolva o fermento. Disponha a farinha numa bancada, junte o sal, envolva, abra uma cavidade, junte depois o fermento dissolvido, os ovos, a manteiga, o azeite e a banha e amasse muito bem.

2. Polvilhe com um pouco de farinha, se necessário, enrole a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano húmido e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.

3. Retire a pele ao salpicão e ao chouriço e corte-os em rodelas. Retire o courato ao presunto e corte em pedaços.

4. Amasse novamente a massa, junte o frango e os enchidos e amasse. Disponha na forma, tape com um pano húmido e deixe levedar durante 30 minutos. Pincele depois com gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 45 minutos. Verifique a cozedura, retire, desenforme e deixe arrefecer. Sirva a gosto.

2. Bola de carnes

receita de bola de carnes

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora + tempo de levedar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Numa tigela média, esmague o fermento com um garfo, acrescente um pouco do leite morno e o açúcar e dissolva bem o fermento. Cubra com um pano e leve ao forno, pré-aquecido a 50ºC, mas desligado. Deixe levedar durante cerca de 1 hora.

2. Após esse tempo, misture-lhe a manteiga derretida e o fio de azeite e envolva. Junte os ovos batidos e o resto do leite e, em seguida, incorpore a farinha e o sal, batendo com a batedeira até a massa ficar elástica. Se necessário, acrescente mais farinha. Coloque a tigela em sítio quente e deixe repousar durante mais 1 hora.

3. Coloque a massa sobre a bancada e amasse-a bem. Unte com azeite uma forma tipo bolo inglês alta e espalhe no fundo um terço da massa numa camada fina. Cubra com metade das carnes cortadas em pedaços, espalhe mais um terço da massa, seguida do resto das carnes e novamente da restante massa.

4. Pincele a superfície com gema batida e leve ao forno, a 170ºC, por cerca de 45 minutos. Introduza um palito comprido no centro da massa, até ao fundo, para verificar se está cozida. Sirva cortada em fatias.

3. Folar doce com amêndoa

folar doce com amêndoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 45 minutos + tempo de levedar
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este folar doce com amêndoa, dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade no meio, junte o sal, o açúcar, o açafrão, os ovos, a manteiga amolecida e o leite com o fermento dissolvido, misture muito bem e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar em local quente até triplicar o volume.

2. Deite de novo a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, trabalhe-a um pouco e divida-a em duas partes iguais. Molde dois rolos grossos com as duas partes de massa, enrole-os um no outro e una as pontas.

3. Barre ligeiramente um tabuleiro com manteiga, disponha-lhe a massa e deixe levedar mais 45 minutos. Pincele depois com ovo batido, polvilhe com a amêndoa granulada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó.

 

4. Bola de carnes e ervas aromáticas

bola de carnes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta bola de carnes e ervas aromáticas, ligue o forno a 180 graus e forre um tabuleiro alto com papel vegetal. Triture grosseiramente o chouriço (linguiça ou presunto), desfie as carnes e misture tudo.

2. Bata as claras em castelo. À parte, bata as gemas com o azeite até ficar uma mistura esbranquiçada, adicione o leite e bata mais um pouco. Junte depois a farinha peneirada com o sal e o fermento batendo sempre. Adicione de seguida o tomilho, o cebolinho e a salsa, misture, junte as claras em castelo e envolva.

3. Verta metade da mistura anterior para o tabuleiro, espalhe a mistura das carnes por cima e cubra com a restante massa. Polvilhe com as folhas de alecrim e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire, deixe arrefecer, desenforme, corte em cubos e sirva. Pode acompanhar com salada de tomate e pepino.

5. Folar doce

folar doce

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de levedar
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este folar doce, dissolva o fermento no leite morno. Deite a farinha na mesa, abra uma cavidade, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e a mistura do fermento, misture muito bem e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.

2. Deite novamente a massa em cima da mesa, retire e reserve 300 g de massa. Molde a restante em forma de bola, achate-a, coloque-a no tabuleiro do forno previamente untado com margarina, disponha os ovos cozidos por cima e pressione um pouco. Molde rolinhos com a massa que retirou e cubra os ovos, como vê na foto. Tape com um pano e deixe levedar mais 30 minutos.

3. Pincele depois toda a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

 

6. Comentários