Ingrediente Rei – AGRIÃO
O agrião é uma planta comestível encontrada próximo de zonas húmidas, como rios ou riachos. Apresenta folhas verdes escuras, pertencendo à família das crucíferas. Ao nível do paladar o agrião possui um sabor levemente picante. Este sabor atinge o seu pico na altura da floração, pelo que para quem não o aprecia, deve consumi-lo antes de chegar a esta fase.
Grande fonte de fibra e de antioxidantes, o agrião é também denominado por alimento quimio-preventivo, isto é, tem uma função de prevenir e ajudar no tratamento do cancro. Isto deve-se, entre outros, à presença de isotiocianatos.
Contém também vitamina C, sendo que 100 g de agrião correspondem a 72% das necessidades diárias deste poderoso antioxidante. Aliás, o agrião chegou a ser amplamente usado para tratar casos de escorbuto, devido à grande carência desta vitamina no organismo.
Outro facto curioso é que 100 g de agrião fornecem 200% das necessidades diárias de uma outra vitamina, a K. Esta vitamina é fundamental para a coagulação sanguínea, assim como para a manutenção da saúde óssea.
Se consumi-lo cru, deverá lavar e desinfectar muito bem o agrião, já que pode haver contaminações nas águas. Basta para isso colocar numa bacia de água algumas gotas de vinagre (o chamado ácido acético) e deixar este legume mergulhado durante alguns minutos.