Almonds and walnutsA amêndoa e a noz são sementes oleaginosas, que apesar do seu alto teor calórico, têm inúmeros benefícios. São frutos secos ricos em gordura mono-insaturada, tendo, por isso, uma função protectora do nosso organismo, reduzindo os níveis de colesterol, os riscos de cancro de mama, bem como de doenças cardíacas e promovendo o alívio da dor na artrite reumatóide.

A amêndoa contém 576 kcal por cada 100 g. É uma fonte de ácido fólico, potássio, vitamina E, magnésio e fósforo. As amêndoas têm também um alto teor proteico, sendo um alimento muito usado por aqueles que seguem regimes vegetarianos.

As amêndoas possuem um composto químico denominado por salicilato, que faz parte da família do ácido acetilsalicílico (vulgar aspirina), com funções anti-inflamatórias e analgésicas no nosso organismo.

Quanto à noz contem 586 kcal por 100 g. Para além da vitamina B6, cobre e manganês, são ricas em ómega 3, um ácido gordo que não é sintetizado pelo nosso organismo e que tem funções protectoras ao nível cardiovascular e ao nível das células cerebrais nervosas, intervindo na sua formação, bem como acção antioxidante.

O ácido elágico é um antioxidante importante que está presente na noz, que tem funções anticancerígenas e estimula o nosso sistema imunitário.

A noz possui ainda grandes quantidades de um aminoácido denominado de L-arginina, com propriedades reguladoras da hipertensão arterial. No nosso organismo, este aminoácido é transAmendoas (Custom)formado em óxido nítrico, que tem uma função vaso-dilatadora nas nossas artérias.

As amêndoas ou nozes, após descasadas, devem ser colocadas em recipientes fechados. Com casca podem ser conservadas por períodos de tempo mais longos. Em média, deve consumir, quatro amêndoas e uma noz por dia.