Ingrediente Rei – COUVE LOMBARDA

A couve enquanto espécie tem muitas variedades diferentes. Originalmente, este vegetal surgiu de forma espontânea nas costas do Mediterrâneo, especialmente França e Itália. Ao longo dos tempos o seu cultivo permitiu apurar e melhorar algumas características e, em simultâneo, criar novos tipos de couve. A família é muito vasta e vai desde a couve branca e macia até aos brócolos e à couve-flor.

Closeup of a savoy cabbage - outdoor shot

Sobre a couve lombarda em particular, subespécie denominada Brassica oleracea sabauda, foi desenvolvida nas costas sul de Inglaterra e Norte de França, no Canal da Mancha. É um dos tipos mais cultivados em Portugal e, nutricionalmente, é rica em vitamina C, fibras e sais minerais, como o potássio e o cálcio. Salsichas enroladas nas folhas desta couve é um dos pratos mais conhecidos, mas pode usar-se numa infinidade de outras receitas, nomeadamente sopas e cozidos.

Ao comprar, verifique o estado das folhas, que devem apresentar-se firmes, sem marcas de insectos e sem partes podres ou murchas. Pode também comprar couve lombarda embalada e já cortada em quartos ou metades. Nesse caso, certifique-se que não está seca na face do corte, o que indicaria que está cortada há alguns dias.

Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.

Siga-nos no FacebookYouTubeTwitterPinterest e no Instagram   

Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!