PersimmonO diospireiro é uma árvore originária da China. Por cá podemos encontrar duas variedades desta fruta, uma mais avermelhada, mais doce e de consistência mais mole e a outra de cor mais alaranjada, com uma consistência mais firme.

Maioritariamente constituído por água e fibra solúvel, este fruto tem cerca de 58 cal por cada 100 g. Rico em hidratos de carbono, nomeadamente em frutose, faz com que o seu valor energético seja mais elevado e consequentemente mais doce.

Umas das características do dióspiro, principalmente quando não estão amadurecidos, é o sabor adstringente que se deve à presença de taninos.

Estes taninos são polifenóis de origem vegetal que têm a função de proteger os frutos de ataques de animais herbívoros devido à sensação que provocam quando se misturam com a saliva dos mesmos. Mas para o Homem tem uma função antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres, que são substâncias que provocam variadíssimas doenças como aterosclerose, doenças inflamatórias e cancro.

A fibra presente no dióspiro é a pectina que tem função digestiva e saciante no nosso organismo. Rico em carotenos, sobre a forma de pró- vitamina A, auxilia na visão e tem quantidades apreciáveis de potássio, sendo este importante para o equilíbrio dos fluidos corporais, visto ter capacidade diurética, e para a manutenção da tensão arterial.

Delicie-se com este fruto sazonal e aproveite tudo o que ele lhe tem para oferecer.