Ingrediente Rei – CHOCOLATE
Reza a lenda que o cacau terá sido uma dádiva do Deus Quetzalcoatl aos Aztecas, para lhes dar vigor e poderes benéficos. Haverá melhor alimento para alegrar as pessoas em situações de crise ou depressão? É difícil imaginar o mundo sem chocolate…
Curiosidades
- O chocolate amargo é feito a partir dos grãos de cacau torrados, sem adição de leite. Funcionam muitas vezes como bases para bolos, bolachas e sobremesas, como por exemplo, o fondue de chocolate.
- O primeiro bombom nasce em Paris, no século XVII, pelas mãos do Chef Lassagne.
- Segundo as normas europeias o chocolate deve ter, no mínimo, 35% de matéria seca total de cacau.
- O chocolate denominado comercialmente de negro ou preto tem uma percentagem de cacau bem mais elevada.
- O chocolate de leite, que nasce apenas no século XIX tem, como o nome indica, leite ou leite em pó na sua confecção. Segundo as normas em vigor, é assim designado o produto obtido a partir do cacau, açúcares e de leite ou produtos de leite.
Vantagens no seu consumo
- O chocolate preto é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, previnem o cancro e promovem a saúde do coração.
- Combate a hipertensão de intensidade média, beneficia o HDL e previne a agregação plaquetária.
- Os chocolates “Diet” sem açúcar, precisam de mais gordura para apresentarem a mesma consistência e, por isso, são mais calóricos que o chocolate comum.
- Os chocolates “light” têm menos gordura e, por isso, menos calorias.
- O chocolate contém três substâncias: teobromina, cafeína e feniletiamina. Contém substâncias que estimulam a produção de serotonina e favorece a libertação de endorfinas e encefalinas.
- > Gostou desta receita? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.
Siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter, Pinterest e no Instagram
Já conhece os nossos livros e revistas em versão digital? Clique aqui para saber mais!