Ingrediente Rei – PICANHA
Trata-se de um tipo de corte de carne bovina de uma espécie originária do Brasil mas que existe também no Uruguai e na Argentina. No entanto, com a crescente comercialização desta peça, existe atualmente picanha de outras espécies bovinas produzidas noutros locais, designadamente na Europa.
Características
– Carne suculenta retirada de uma parte específica do bovino, da peça da alcatra, distingue-se pela margem de gordura que a envolve, pela textura e pelo sabor.
– Excelente para grelhar ou assar. Basta temperar com sal e colocar, de preferência, sobre a brasa. A gordura própria vai derretendo e impregnando a carne com um sabor único.
– Deve deixá-la mal passada, caso contrário fica muito seca e mais dura.
Valor nutricional
– Muito rica em proteínas, a picanha possui também bastantes gorduras saturadas e ferro.
– Tem cerca de 330 calorias por cada 100 g.
Comprar e usar
– Compre-a fresca já fatiada ou então congelada onde se comercializa geralmente em peça inteira.
– Se usar picanha congelada, deixe-a descongelar primeiro à temperatura ambiente antes de a cozinhar.
– O feijão preto, a batata frita e o arroz são acompanhamentos quase obrigatórios para esta carne.
Curiosidade
– O nome “picanha” remete para a designação dada à vara que os boiadeiros brasileiros das regiões do Rio Grande do Sul e Mato Grosso usavam para tocar o gado.