Início Blog Agenda & Notícias Lasanhas para todos!

    Lasanhas para todos!

    Clique nas setas

    1Lasanha de atum e legumes

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h 10 min
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes

    Instruções:

    1.Lave e descasque a cebola e pique-a. Escorra o atum. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola, o tomate pelado picado e deixe cozinhar em lume brando. Adicione o atum e envolva bem, deixe ferver um pouco e tempere com sal, pimenta, piripíri e salsa picada.

    2. Descasque e lave a cenoura e a courgette, lave e arranje o alho-francês, rale a cenoura, corte a courgette em meias-luas e o alho-francês em rodelas finas. Leve ao lume uma colher (sopa) de azeite e salteie os legumes, tempere com sal e pimenta e reserve.

    3. Num tabuleiro de louça ou pirex coloque uma camada da mistura do atum, por cima uma folha de lasanha e depois, uma camada de legumes, repita as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de atum. Verta por cima o molho bechamel, polvilhe com o queijo e os orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos.

    2Lasanha de carne e abóbora

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h 10 min
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções: 

    1. Descasque e lave a abóbora e corte-a em fatias finas. Disponha num tabuleiro, tempere com sal, pimenta e orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC cerca de 30 minutos.

    2.Descasque e lave a cebola e pique-a finamente. Num tacho aqueça o azeite, junte a cebola e deixe refogar, junte a carne e mexa bem. Adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar em lume brando. Retifique os temperos e polvilhe com manjericão.

    3.Unte um pirex com manteiga, disponha no fundo uma folha de massa para lasanha, depois coloque uma camada de carne picada e outra de abóbora. Volte a colocar uma folha de massa e as restantes camadas até terminarem os ingredientes. Polvilhe com o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 20 minutos.

    3Lasanha de bacalhau

    Veja aqui o video.

    4Lasanha de peixe

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h
    Doses: 6 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções: 

    1.Leve as folhas de lasanha a cozer em água temperada com sal, depois escorra-as e coloque-as numa tigela com água fria.

    2.Descasque e lave os dentes de alho e a cebola e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Retire do lume, adicione o peixe desfiado, 6 dl do molho bechamel e um pouco de orégãos, tempere com sal e pimenta e envolva.

    3.Deite 1 dl do restante bechamel num tabuleiro de louça ou pirex e disponha depois camadas alternadas de folhas de lasanha e mistura de peixe, sendo que a última camada deve ser de folhas de lasanha. Regue com o resto do bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

    5Lasanha de carne

    Veja aqui o video.

    6Lasanha de pescada com alho francês

    Grau de dificuldade: Fácil
    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções: 

    1.Descongele e arranje a pescada, coza-a em água temperada com sal, escorra-a, deixe-a amornar, rejeite-lhe a pele e as espinhas e lasque-a. Coza as folhas de lasanha em água temperada de sal e escorra-as. Arranje e lave os alhos-franceses, corte-os em rodelas, coza-os também em água temperada com sal, escorra e misture com a pescada.

    2.Derreta a margarina num tacho e junte a farinha, aos poucos e mexendo sempre. Adicione depois o leite, em fio e mexendo até ficar um creme sem grumos. Retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

    3.Num tabuleiro de louça grande ou dois mais pequenos, disponha camadas alternadas de creme, folhas de lasanha e mistura de pescada e alho-francês, sendo que as últimas camadas deve ser de folhas de lasanha e o restante creme. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que fique douradinho. Sirva com salada de alface.

    7Lasanha de carne e cogumelos

    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções: 

    1. Descasque as cebolas e os alhos, pique-os e deite-os para um tacho. Junte o azeite, leve ao lume e deixe refogar um pouco. Arranje, lave e lamine os cogumelos, adicione-os ao tacho e deixe cozinhar até ficarem macios.

    2.Junte a carne picada, mexa e deixe cozinhar até ganhar cor. Adicione então a polpa de tomate, acrescente um pouco de água se necessário e deixe cozinhar até apurar. Tempere com sal e pimenta.

    3.Num tabuleiro de louça ou pirex, coloque camadas alternadas da mistura da carne, bechamel e folhas de lasanha. Regue com o resto do bechamel e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retire e sirva quente e acompanhado com salada a gosto.

    8Lasanha de sobras

    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1.Arranje e lave os brócolos e as cenouras, corte os brócolos em pedaços e as cenouras em rodelas. Leve estes legumes a cozer em água temperada de sal, escorra e reserve. Rejeite as peles e as espinhas ao peixe e desfie-o.

    2.Descasque e lave os dentes de alho e a cebola e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte os alhos e a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique douradinho. Retire do lume, adicione o peixe, os brócolos e a cenoura, envolva e reserve.

    3.Derreta a manteiga noutro tacho, junte a farinha e mexa bem até que fique com um tom acastanhado. Adicione depois o leite quente, aos poucos e mexendo sempre muito bem para não ficar com grumos. Retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

    4.Num tabuleiro, disponha alternadamente o molho anterior, as folhas de lasanha e a mistura de peixe, sendo que a última camada deve ser de folhas de lasanha e molho. Polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa fique macia e sirva decorado a gosto. Separe a dose para levar para o emprego e aqueça bem no microondas.

    9Lasanha de fiambre e queijo

    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 40 min
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1.Disponha o pão dentro de um tabuleiro de louça ou pirex retangular. Por cima do pão coloque camadas de fiambre em tiras e regue com o molho de francesinha.

    2.Disponha depois as fatias de queijo e polvilhe com orégãos.

    3.Abra o frasco das azeitonas, escorra a água, lave-as e espalhe-as por cima das fatias de queijo, como vê na foto. Regue com um pouco de molho bechamel. Disponha mais camadas de fiambre, queijo e azeitonas regando com o molho, até terminarem os ingredientes.

    4.Coloque por cima uma última camada de pão, regue com mais molho, polvilhe com os orégãos ou outra erva aromática a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos até ficar tostadinho. Sirva quente.

    10Lasanha com beringela e carne de vaca

    Custo da Refeição: Económico
    Tempo Cozedura: 1h
    Doses: 4 pessoas

    Ingredientes:

    Instruções:

    1.Descasque a cebola, pique-a e refogue-a num tacho com metade do azeite. Junte a carne picada e a polpa de tomate e deixe cozinhar até ficar apuradinho. Coza as folhas de lasanha em água com sal cerca de 7 minutos, escorra-as e mergulhe-as em água fria.

    2.Lave e corte a beringela em fatias ou rodelas, deite-as num tabuleiro e tempere-as com sal, pimenta, orégãos e o resto do azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 10 minutos.

    3.Nos pratos de servir, faça camadas alternadas da mistura da carne, beringela e folhas de lasanha dobradas. Coloque por cima o queijo mozzarella em pedaços e folhas de manjericão e sirva de imediato.