Clique nas setas

1. Folar de carnes

Folar de carnes

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 45 minutos + tempo de levedar
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este folar de carnes, prepare a massa: dissolva o fermento na água morna. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade ao meio, junte a banha, a manteiga, o azeite, os ovos e a mistura do fermento, misture e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça depois uma bola com a massa, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até triplicar o volume.

2. Corte a entremeada salgada em pedaços pequenos e deite-os para uma tigela. Junte as fatias de presunto, os chouriços cortados em fatias finas no sentido do comprimento e o salpicão cortados em rodelas finas e misture.

3. Unte um tabuleiro metálico rectangular com azeite. Deite a massa novamente em cima da mesa, divida-a em três partes iguais, estenda uma das partes com as mãos no fundo do tabuleiro e espalhe em cima metade das carnes. Coloque outra parte da massa estendida por cima, adicione o resto das carnes, cubra com última parte da massa e feche bem os rebordos. Cubra com um pano e deixe levedar até começar a ultrapassar o topo do tabuleiro.

4. Depois leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 45 minutos ou até ficar bem cozido, retire, deixe arrefecer um pouco, pincele com azeite, desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva cortado como vê na foto.

2. Borrego à serrana

receita de borrego à serrana

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora e 40 minutos + tempo de repousar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o acompanhamento:

Instruções:

1. Tempere a perna de borrego com sal e pimenta e coloque-a num tabuleiro. Descasque os alhos, pique-os muito finamente, deite-os para uma tigela, junte a banha e o pimentão- doce e misture bem. Barre depois toda a perna com esta mistura e deixe repousar durante cerca de 1 hora.

2. Adicione depois o vinho branco à carne, regue também com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 1 hora e 20 minutos, virando e regando de vez em quando com o próprio molho.

3. Entretanto, faça também o acompanhamento: lave as batatinhas, deite-as para um tabuleiro, junte os alhos descascados e esmagados, o alecrim, pimentão-doce e o azeite, tempere com sal e pimenta e envolva. Leve depois ao forno também a 180°C durante cerca de 40 minutos, mexendo delicadamente as batatas de vez em quando. Sirva a acompanhar a perna de borrego e decore a gosto.

3. Bacalhau à espiritual

receita de Bacalhau espiritual

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 55 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita de bacalhau espiritual, coza as postas de bacalhau em água com sal, pimenta e noz-moscada. Depois retire, rejeite peles e espinhas, desfie e reserve. Corte o pão em pedaços e demolhe-os na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve.

2. Descasque as cebolas, as cenouras e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas, rale as cenouras e pique os dentes de alho. Reserve.

3. Num tacho aqueça o azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e as cenouras e deixe refogar muito bem. Junte o pão bem escorrido, o bacalhau e o molho bechamel, retifique os temperos e envolva. Verta para um tabuleiro, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

4. Nuvens com ovos moles

nuvens com ovos moles

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite 200 g do açúcar para um tacho, junte a raspa de limão e 1,5 dl de água, leve ao lume e deixe ferver até dissolver bem o açúcar.

2. Numa tigela, bata bem as gemas com a farinha maisena e adicione depois a calda do açúcar, em fio e mexendo bem. Verta novamente para o tacho e leve ao lume brando, mexendo continuamente, até engrossar ligeiramente. Retire do lume, passe pelo passador de rede e reserve.

3. Bata as claras em castelo bem firme adicionando o restante açúcar aos poucos e batendo sempre. Leve uma frigideira alta ao lume com bastante água, os paus de canela e as cascas de limão, deixe começar a ferver, junte colheradas das claras e deixe-as cozer rapidamente de ambos os lados. Retire, escorra, deixe arrefecer, coloque numa taça larga, regue com o molho de gemas, polvilhe com canela e sirva.

 

 

5. Comentários