Clique nas setas

1. Calzone de queijo e cogumelos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e pique a cebola e os alhos e refogue-a num tacho com o azeite. Junte o tomate escorrido, tempere com sal e retire do lume quando o molho reduzir. Lave os cogumelos e lamine-os.

2. Abra uma folha de massa e espalhe por cima o molho de tomate, deixando uma margem em volta. Distribua os cogumelos e o queijo e polvilhe com o manjericão picado.

3. Humedeça os bordos da massa com água e sobreponha com cuidado a outra folha. Aperte as pontas para fechar e faça algumas incisões na superfície. Coloque num tabuleiro, aproveitando o papel vegetal da massa para forrá-lo previamente.

4. Pincele o calzone com água e depois com a gema batida. Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e sirva quente, acompanhando com azeitonas verdes e pretas cortadas em rodelas.

2. Bacalhau de domingo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este bacalhau de domingo, demolhe os lombos de bacalhau. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas e pique os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte as cebolas, os alhos e a folha de louro e deixe refogar. Retire e reserve o azeite.

2. Passe os lombos por farinha e leve-os a fritar no azeite. Retire e reserve.

3. Descasque e lave as batatas, corte-as em rodelas e leve-as a fritar em óleo bem quente. Retire, deixe escorrer e coloque num pirex. Disponha por cima as postas de bacalhau, tempere com sal e pimenta, regue com os ovos batidos e com a cebolada. Disponha por cima a maionese e leve ao forno a 180ºC na função grill até dicar douradinho. Retire, polvilhe com coentros picados e sirva a gosto.

3. Lombo de porco misto com molho de mostarda

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Arranje o lombo, tempere-o com os dentes de alho, a cerveja, o pimentão-doce, sal e pimenta, misture e deixe marinar durante 20 minutos.

2. Regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 50 minutos ou até estar assado. Retire o lombo e reserve o molho. Deixe amornar e corte em fatias. Disponha depois as fatias de fiambre e de queijo intercaladas com as fatias de lombo, como vê na foto.

3. Verta o molho do lombo para um tacho, junte o leite, as natas e a polpa de tomate. Adicione a farinha, misture bem e leve ao lume até engrossar. Depois retire, regue por cima da carne e sirva decorado a gosto.

4. Queques de laranja

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 16 unidades

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e seque as laranjas. Retire-lhes a raspa da casca e depois o sumo. Reserve numa tigela.

2. À parte, bata a margarina com o açúcar. Junte-lhe os ovos e continue a bater. Acrescente a raspa e o sumo das laranjas e bata mais um pouco.

3. De seguida, adicione o leite morno e a farinha, previamente peneirada com o fermento. Bata bem e deixe repousar durante cerca de 15 minutos.

4. Ligue o forno a 180° C. Unte com margarina e polvilhe com farinha algumas formas próprias para queque e disponha-as num tabuleiro refractário.

5. Encha-as com a massa até atingir 75% da sua capacidade e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Decorrido esse tempo, espete um palito para verificar se estão totalmente cozidos, retire do forno e desenforme. Sirva decorados a gosto.

5. Comentários