Clique nas setas

1. Tostinhas de requeijão com doce de abóbora

tostinhas de requeijao com doce de abobora

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Disponha as fatias de pão de forma em cima de um tabuleiro. Com a ajuda de uma forma redonda pequena ou de um corta-massas, faça rodelas, como vê na foto. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 4 minutos para tostar. Retire e deixe arrefecer.
  2. Barre metade das tostas com o doce de abóbora e a outra metade com o requeijão. Disponha depois as fatias barradas com o requeijão por cima das tostas com o doce de abóbora e tempere com sal e pimenta. Decore a gosto, por exemplo com azeitonas verdes.

2. Lombos de pescada à padeiro

lombos de pescada a padeiro e1515417655101

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 30 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Corte a cebola em meias-luas e pique os alhos.
  2. Leve ao lume um tacho com metade do azeite, junte as cebolas, os alhos e o louro e deixe cozinhar em lume brando. Quando a cebola estiver macia, junte o colorau e o vinagre e envolva bem.
  3. Adicione os lombos de pescada, tempere com sal e um pouco de pimenta e as duas colheres de sopa de azeite e deixe cozinhar. Depois retire para um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus cerca de 6 minutos. Retire do forno e sirva os lombos com a cebolada por cima.

 

3. Jardineira de peru

jardineira de peru

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Corte o chouriço e a farinheira em rodelas e o bacon em cubos. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte os enchidos, a cebola, os talos de coentros, o louro e o alho e deixe alourar.
  2. Adicione o peru e deixe cozinhar um pouco. Acrescente a cenoura, os tomates e a polpa de tomate, quando quente refresque com o vinho branco e a água. Retifique os temperos, junte a batata e deixe cozinhar até meio da cozedura. Por fim adicione o feijão-verde cortado em pedaços e a ervilha e deixe cozinhar. Retire, polvilhe com coentros laminados, junte o ramo de salsa e sirva a gosto.

 

4. Tortinhas recheadas com ovos-moles

tortinhas com recheio de ovos moles

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

  1. Ligue o forno a 200 graus. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e barre-o com manteiga.
  2. Deite as gemas para uma tigela, junte o açúcar e bata até ficar uma massa espessa. Adicione a farinha e bata mais um pouco. Bata então as claras em castelo, junte-as ao preparado, misture delicadamente, deite no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.
  3. Retire, desenforme para cima de um pano de cozinha, rejeite o papel e deixe arrefecer. Barre depois com os ovos-moles, corte em rectângulos pequenos, enrole-os em forma de tortinhas, como vê na foto, coloque-as num prato e sirva-as.

 

5. Comentários