Clique nas setas

1. Sopa da Páscoa

sopa da páscoa

Aqui vai um menu de fim de semana 🙂 Tenha dias fantásticos na nossa companhia.

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave a galinha, deite-a para uma panela, junte bastante água, tempere com um pouco de sal, leve ao lume e deixe cozinhar até a galinha ficar macia, acrescentando mais água sempre que necessário. Depois retire a galinha.

2. Passe o caldo da cozedura pelo coador de rede fina, deite novamente 2 L para a panela, leve ao lume, adicione o caldo e a cebola descascada e picada muito finamente e deixe ferver.

3. Junte depois a cenoura descascada e ralada, deixe ferver, junte de seguida a aletria partida e deixe cozer durante 8 minutos. Rectifique o sal, retire do lume e sirva a sopa quente com os ovos da galinha e a hortelã.

2. Bacalhau Pascal

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as batatinhas, lave-as, frite-as em óleo durante 10 minutos, retire-as e deixe-as escorrer.

2. Corte as posta de bacalhau ao meio no sentido horizontal sem separar as metades e recheia-as com as fatias de presunto, como vê na foto. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, passe as postas de bacalhau por farinha, junte-as à frigideira e deixe-as fritar rapidamente sem deixar ganhar cor. Retire-as, coloque-as num tabuleiro de louça e disponha as batatas à volta.

3. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo finamente, deite na mesma frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, leve de novo ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione a folha de louro e o tomate pelado escorrido e picado, deixe ferver, junte o vinho branco, mexa, deixe ferver novamente, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta. Adicione então a ervilhas, mexa e deixe ferver.

4. Deite a mistura anterior em cima do bacalhau e das batatas no tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos. Retire e sirva polvilhado com salsa picada.

3. Vitela de Páscoa

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas + tempo de marinar
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte a costela de vitela em pedaços grandes e deite-os para uma tigela. Tempere com sal, pimenta, os alhos picados, as folhas de louro, o colorau, o vinho branco, o vinagre e o azeite, misture bem e deixe marinar no frio de um dia para o outro.

2. No dia, deite a vitela para um tabuleiro, junte a marinada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 1 hora e 45 minutos, virando e regando de vez em quando. Descasque as batatinhas, lave-as, junte-as à vitela logo que comece a ficar douradinha, envolva-as bem no molho e deixe assar até as batatas ficarem também douradinhas.

3. Entretanto, lave os cogumelos e corte-os ao meio ou em quartos. Corte o bacon em pedacinhos, deite-os para uma frigideira, leve ao lume sem juntar gordura e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Retire e reserve o bacon, adicione os cogumelos à mesma frigideira com a gordura que o bacon libertou e deixe-os cozinhar até ficarem douradinhos e sem líquido. Junte novamente o bacon, misture, rectifiquei o sal, tempere com uma pitada e pimenta e sirva a acompanhar a vitela com as batatinhas. Polvilhe tudo com salsa picada.

4. Ninho da Páscoa de Chocolate

ninho da páscoa de chocolate

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

PARA A MASSA
PARA A COBERTURA

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Barre uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Deite os ovos para uma tigela, junte o açúcar e bata durante 20 minutos. Adicione a raspa do limão e a farinha peneirada, misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.

2. Prepare o creme da cobertura: parta o chocolate em pedaços, deite-os para uma tigela, leve a derreter em banho-maria, depois mexa bem e deixe arrefecer. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar em pó até ficar um creme liso. Adicione o chocolate derretido, bata mais um pouco e barre todo o bolo.

3. Depois decore com raspas de chocolate e amêndoas a gosto, polvilhe com açúcar em pó e sirva.

 

5. Comentários