Clique nas setas

1. Empadas caseiras

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Prepare a massa: Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade ao meio, junte o sal, os ovos, a manteiga amolecida e o óleo e misture bem até ficar uma massa lisa. Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de um saco de plástico e leve ao frio.

Para o recheio:

1.  Desfie o frango cozido. Descasque a cebola, pique-a muito finamente, deite-a para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicione a farinha, mexa, junte o leite quente e mexa bem até ficar um creme liso. Tempere com sal e pimenta, adicione o frango, mexa, junte a salsa picada, misture, retire do lume e deixe arrefecer.

2. Ligue o forno a 180 graus. Deite a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, estenda-a com o rolo, retire pequenas porções e forre forminhas de empadas. Encha com a mistura do frango, corte a restante massa em círculos, cubra o recheio, pressione bem os bordos para que fique colada, depois pincele com ovo batido e leve ao forno até ficarem bem douradinhas. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva mornas ou frias.

2. Salmão com amêndoas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as tranches de salmão ao meio se forem grandes e tempere-a com sal, pimenta e metade do azeite.

2.  Leve uma frigideira antiaderente ao lume com o restante azeite, deixe aquecer, junte o salmão com a pele virada para baixo e deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos. Depois vire, deixe cozinhar mais 5 minutos, retire do lume e reserve.

3. Adicione a margarina à mesma frigideira, deixe derreter até a margarina começar a ficar douradinha, junte a amêndoa laminada, envolva e deixe cozinhar 2 a 3 minutos ou até a amêndoa ficar bem douradinha. Adicione depois o sumo de limão deixe ferver e retire do lume.

4. Sirva o salmão com o molho de amêndoas e acompanhe com feijão verde salteado com bacon ou outra guarnição a gosto.

3. Fêveras gulosas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte as fêveras em tiras. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte as tiras de carne e deixe-as cozinhar até ficarem douradinhas.

2.  Descasque as cebolas e corte-as em meias luas. Lave o pimento e corte-o em cubos ou tiras, rejeitando as sementes e peles brancas. Adicione a cebola e o pimento ao tacho, junte também os tomates pelados picados, o caldo de carne, o vinho branco, os cominhos em pó, a mostarda e a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta, misture, tape e deixe cozinhar até tudo ficar macio e com um molho espesso.

3. Retire do lume e sirva polvilhado com a salsa ou cebolinho picado e acompanhe com batatas cozidas e salada.

4. Salame de chocolate

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 3 horas
Doses: 7 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite a margarina para uma tigela, junte o açúcar e coloque a tigela dentro de água quente durante 3 minutos. Retire e reserve.

2.  Esmague as bolachas com o rolo, de modo a deixar alguns pedacinhos inteiros. Bata a margarina com o açúcar até ficar um creme e junte os ovos, um a um, batendo sempre. Junte o chocolate e bata mais um pouco; junte as bolachas e misture bem.

3. Deite a mistura em cima de papel de alumínio e molde um rolo; enrole-o depois em papel de alumínio, feche e leve ao frio durante 3 horas.

Prepare a cobertura

1. Numa tigela bata a manteiga amolecida com o açúcar e o chocolate em pó até duplicar o volume e ficar um creme fofo.

2. Retire o papel ao salame e barre-o com o creme. Sirva decorado a gosto, por exemplo com raspas de chocolate.

5. Comentários