Clique nas setas

1. Ovos mexidos com espargos e bacon

OvosMexidosEspargosBacom 2

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Arranje os espargos, retirando-lhes a parte mais dura e leve-os depois a cozer em água temperada de sal. Escorra-os, coloque-os em água fria, deixe-os arrefecer, escorra-os novamente e corte-os em pedaços.

1.  Retire o courato ao bacon e corte-o em cubinhos. Numa tigela, deite os ovos, o leite, um pouco de tomilho picado, sal e pimenta e misture bem. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os muito finamente.

2. Leve uma frigideira ao lume com a manteiga, deixe aquecer, junte depois o bacon e os alhos e deixe alourar, mexendo de vez em quando. Adicione de seguida os ovos e os espargos e deixe cozinhar, mexendo sempre, até que os ovos solidifiquem. Retire do lume e sirva acompanhado com tostas.

2. Açorda de marisco à Algarvia

AcordaAlgarvia02 Detalhe

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 35 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Lave e descasque as cebolas e os dentes de alho.

2.  Coza os mariscos ”al dente” em água temperada com sal e com uma das cebolas cortada grosseiramente. Retire depois o marisco da água e reserve. Passe o caldo da cozedura pelo passador de rede e reserve também.

3. Pique a restante cebola e os dentes de alho. Retire o côdea do pão, pese 270 g de miolo e corte-o em pedaços pequenos.

4. Num tacho, aloure a cebola e os dentes de alho picados, no azeite, junte 8 dl da água de cozer os mariscos e deixe ferver. Adicione então o miolo de pão e misture bem até que fique totalmente desfeito. Junte depois os mariscos e coentros picados a gosto, envolva tudo, abra uma cavidade no centro e coloque aí os ovos. Deixe cozinhar e retire do lume quando a clara dos ovos começar a coagular.

5. Polvilhe com mais um pouco de coentros a gosto, se preferir envolva os ovos com a açorda e sirva imediatamente.

3. Hambúrgueres de alheira

Hamburgueres de Alheira TC 010 D

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 45 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque e corte as batatas em palitos, lave-as e coloque-as a escorrer. Elimine a pele à alheira, deite numa tigela, junte a carne picada e tempere com sal e pimenta.

2.  Descasque e pique finamente a cebola, adicione à tigela e envolva tudo muito bem.

3. Divida o preparado anterior em pequenas porções, molde em bola e depois achate para formar os hambúrgueres.

4. Frite as batatas em óleo quente abundante, retire e escorra sobre papel absorvente, temperando-as com uma pitada de sal. Leve ao lume uma frigideira antiaderente com o azeite, deixe aquecer, junte os hambúrgueres e deixe fritar de ambos os lados a gosto. Sirva com as batatas fritas e a maionese.

4. Tarte de morangos 

TarteMorangos 6

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 2 horas
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal e encha com feijão seco. Leve ao forno durante 15 minutos, rejeite o feijão e o papel, deixe no forno mais 10 minutos, retire e deixe arrefecer.

2.  Prepare o creme: deite o leite condensado para um tacho, junte as gemas, a farinha maisena e depois o leite morno, em fio e mexendo sempre. Leve ao lume mexendo sempre até ferver, adicione a raspa do limão, retire do lume, verta na tarteira e deixe arrefecer.

3. Prepare a gelatina de morango como indica a embalagem e deixe arrefecer. Arranje e lave os morangos, corte-os ao meio, espalhe-os em cima do creme na tarteira e leve ao frio. Quando a gelatina ficar fria, regue os morangos, leve novamente ao frio até solidificar e sirva bem fresco.

5. Comentários