Clique nas setas

1. Salada mediterrânea com queijo feta

Salada mediterrânea com queijo feta

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 15 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para fazer esta receita de salada mediterrânica, disponha numa saladeira a mistura de alfaces. Descasque, lave e lamine, finamente a cebola roxa, coloque-a por cima da alface.

2.  Arranje o pimento, limpe-o de peles brancas e pevides e corte-o em tiras muito finas. Junte-o à salada.

3. Lave e junte o tomate-cereja, adicione as azeitonas cortadas em rodelas e o queijo feta desfeito. Disponha por cima o manjericão picado e os orégãos, tempere com sal e pimenta, regue com o azeite e o vinagre e sirva como acompanhamento.

2. Salmão com endro e zimbro

Salmao Com Endro E Zimbro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Para o salmão
Para a beterraba
Para a batata duchesse

Instruções:

1. Lave bem a beterraba com a pele e coza-a em água abundante temperada com sal e 1 c. (sopa) de vinagre, durante cerca de 40 a 50 minutos.

2.  Retire a rama mais fina do endro e pique-a finamente. Tempere os filetes de salmão com o azeite, sal, pimenta, o endro picado e o zimbro esmagado. Tape e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

3. Prepare a batata: corte-a em pedaços pequenos e coza em água com sal durante 20 minutos. Escorra bem e passe pelo passe-vite. Junte de imediato o creme vegetal, as gemas, sal e pimenta, misture bem e reserve.

4. Ligue o forno a 180º C. Coloque o puré de batata num saco de pasteleiro e tenda rosetas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque os filetes noutro tabuleiro igualmente forrado com papel vegetal e regue com a marinada. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, virando o peixe a meio da cozedura.

5. Depois de cozida, escorra e pele a beterraba, rale-a grosseiramente e tempere-a com sal, pimenta, azeite e vinagre. Sirva o salmão polvilhado com mais endro picado e acompanhado com a batata duchesse e a beterraba.

3. Bife do lombo com gambas

Bife do Lombo com Gambas

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Dispendioso
Tempo: 40 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Descasque as gambas mantendo-lhes a cabeça e a ponta da cauda. Tempere os bifes com sal.

2.  Leve uma frigideira ao lume com o azeite, os dentes de alho descascados e esmagados e a folha de louro, deixe aquecer, junte os bifes e deixe-os fritar de ambos os lados a gosto. Retire e reserve os bifes.

3. Adicione o vinho branco à mesma frigideira, deixe cozinhar até evaporar o álcool, junte as natas, as gambas, a mostarda e um pouco de molho inglês, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até as gambas ganharem cor. Deite por cima dos bifes e sirva polvilhado com cebolinho picado e acompanhado com batatas fritas e ovo estrelado.

4. Creme de limão com bolacha

creme de limão

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 20 minutos + tempo de frio
Doses: 6 pessoas

Ingredientes

Instruções:

1. Demolhe as folhas de gelatina em água. Deite o sumo de limão numa tigela, junte o leite condensado e mexa bem.

2.  Numa tigela à parte, bata as natas em chantilly bem firme. Escorra as folhas de gelatina, leve-as derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte ao chantilly, em fio e batendo mais um pouco. Adicione depois a mistura do leite condensado e envolva suavemente até ficar cremoso.

3. Pique finamente as bolachas na picadora. Numa tigela funda, disponha camadas alternadas do creme anterior e de bolacha, sendo que a última deve ser de creme. Decore a gosto e sirva.

5. Comentários