Clique nas setas

1. Pãezinhos de queijo e fiambre de frango

paezinhos de queijo e fiambre

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 2 horas
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite no liquidificador a água, o fermento, o sal, o açúcar, o azeite e o ovo. Ligue e deixe bater.

2. Disponha a farinha em monte sobre a mesa, abra uma cavidade no centro e junte a mistura do copo liquidificador. Misture e trabalhe bem a massa até esta se descolar da mesa e das mãos. Forme uma bola com a massa, coloque-a numa taça polvilhada com farinha e cubra com um pano. Deixe levedar até duplicar de volume.

3. Pique ligeiramente o fiambre e misture-o com o mozzarella. Barre ligeiramente o tabuleiro do forno com azeite.

4. Trabalhe novamente a massa, estenda-a e corte-a em pequenos pedaços. Coloque cada pedaço na palma da mão, abra-o ligeiramente no centro e aí introduza um pouco da mistura de fiambre e queijo. Depois molde a massa até obter uma pequena bola e repita a operação até esgotar os ingredientes.

5. Coloque as bolinhas no tabuleiro, deixando-as separadas umas das outras, e deixe-as levedar durante mais 20 minutos. Ligue o forno a 200° C, coloque o tabuleiro no forno e deixe cozer durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

2. Polvo à lagareiro

polvo a lagareiro

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar este polvo à lagareiro, ligue o forno a 180 graus. Numa panela, coza o polvo num pouco de água juntamente com 3 colheres (sopa) do azeite, o louro, a cebola cortada em metades e os cravinhos. Deixe cozer até que fique macio, depois retire e reserve.

2. Lave as batatinhas e disponha-as num tabuleiro com sal grosso por cima. Leve ao forno aproximadamente 25 minutos, depois retire-as, sacuda-lhes o sal e dê-lhes um murro para abrirem.

3. Disponha o polvo numa travessa, junte as batatas, regue com o restante azeite, junte o alho picado finamente e leve ao forno até ferver. Retire do forno e sirva de imediato.

3. Lombo assado com morcela

lombo de porco

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora e 20 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque os alhos, pique-os finamente, deite-os para uma tigela, junte a banha e o colorau e tempere de sal e pimenta. Ligue o forno a 180°C.

2. Coloque o lombo num tabuleiro, barre-o bem com a mistura dos alhos e leve-o a assar no forno.

3. Descasque as batatas, corte-as em cubos, lave-os, escorra-os e junte-os ao lombo. Adicione também o louro e o vinho, regue com o azeite, misture bem e deixe assar até as batatas ficarem quase prontas.

4. Junte então a morcela, regue com o molho do tabuleiro e deixe assar, virando e regando de vez em quando, até que tudo fique cozinhado.

5. Retire do forno e sirva o lombo com as batatas e a morcela cortada em pedaços. Pode guarnecer com grelos salteados.

4. Soufflé de nougat de amêndoa com creme de banana e lima

Souffle de nougat 8 DETALHE

Grau de dificuldade: Médio
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 1 hora
Doses: 8 pessoas

Ingredientes:

Para o nougat:
Para o creme:

Instruções:

1. Bata 15 g da manteiga com a farinha, sal e as gemas até obter uma mistura espessa. Ferva o leite e adicione-o à mistura, aos poucos e batendo sempre até ficar cremoso. Deite no tacho, leve ao lume durante 3 minutos, mexendo, verta num liquidificador, ligue até ficar homogéneo, desligue e deixe ficar a mistura.

2. Entretanto, leve uma frigideira ao lume forte com 80 g do açúcar em pó, deixe começar a derreter e agite a frigideira até ficar com cor de caramelo escuro. Adicione as restantes 25 g de manteiga e agite novamente para misturar. Ligue de novo o liquidificador, adicione o caramelo aos poucos, deixe misturar bem, desligue e reserve.

3. O nougat: deite o açúcar em pó numa frigideira, leve ao lume alto e agite até ficar castanho claro nos rebordos. Junte a amêndoa laminada torrada, mexa, verta de imediato numa superfície antiaderente e deixe arrefecer 15 minutos. Depois pique finamente e reserve.

4. O creme: descasque as bananas, corte-as em pedaços e deite num liquidificador. Adicione a raspa da casca e o sumo das limas, o açúcar em pó, as natas e a pitada de sal e ligue até ficar homogéneo. Reserve tapado no frigorífico.

5. Ligue o forno a 190°C e coloque-lhe um tabuleiro metálico a meio. Unte 8 tacinhas de louça com manteiga, leve-as ao congelador 3 minutos, volte a pincelar com mais manteiga, polvilhe-as com o nougat picado e sacuda o excesso.

6. Bata as claras em castelo adicionando os restantes 100 g de açúcar em pó aos poucos e batendo sempre. Misture bem 1/3 das claras na mistura do caramelo, adicione as restantes claras e envolva cuidadosamente. Divida o preparado pelas tacinhas, polvilhe com o resto do nougat, coloque no tabuleiro dentro do forno e deixe cozer durante cerca de 10 minutos ou até ficarem fofos e douradinhos. Retire e sirva de imediato com o creme de banana à parte.

 

5. Comentários