Clique nas setas

1. Ovos apimentados

ovos apimentados

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 40 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Deite os ovos num tacho, junte água fria até ficarem bem cobertos, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do lume, passe os ovos por água fria e deixe-os arrefecer completamente.

2. Depois descasque os ovos e corte-os em rodelas finas, de preferência utilizando um cortador próprio de ovos. Numa tigela, misture bem a maionese com a mostarda e tempore com sal fino e pimenta.

3. Distribua as rodelas dos ovos por cima de fatias de pão como vê na foto, coloque por cima o molho de maionese, polvilhe com a pimenta Caiena e sirva decorado a gosto.

2. Tamboril no forno à patroa

tamboril de forno

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 50 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Corte o tamboril em pedaços e tempere-os com sal e pimenta. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, passe os pedaços de tamboril por farinha, junte-os à frigideira e deixe-os fritar até que fiquem douradinhos de ambos os lados. Retire o peixe e coloque-o num tabuleiro de louça ou pirex.

2. Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas, pique os alhos, junte tudo à frigideira com o azeite de fritar o tamboril, misture, adicione o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte depois o colorau e o tomate pelado picado com o molho, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, durante 10 minutos.

3. Deite a mistura anterior por cima do tamboril, espalhe, polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa ou coentros picados. Acompanhe com batatas cozidas.

3. Frango assado com maçã

Frango assado com maçã

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 2 horas + tempo de marinar
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Tempere o frango com sal e pimenta por dentro e por fora e coloque-lhe o alecrim em raminhos no interior. Disponha o frango num tabuleiro.

2. Descasque os dentes de alho, pique-os, deite-os para uma tigela, junte a paprica e a banha e misture. Barre o frango com esta mistura, junte o vinho branco e deixe marinar durante 1 hora.

3. Leve depois o frango a assar no forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Descasque e lave as batatinhas, junte-as ao tabuleiro, envolva-as no molho e deixe assar mais 40 minutos.

4. Lave as maçãs, corte-as em gomos grossos com a casca, retire-lhes as pevides, regue com o sumo de limão, adicione também ao tabuleiro e deixe assar tudo mais 20 minutos. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

4. Farófias com compota de frutos vermelhos

farófias com frutos vermelhos

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económica
Tempo: 45 minutos
Doses: 5 pessoas

Ingredientes:

Para compota:

Instruções:

1. Deite as framboesas para um tacho, junte o adoçante e o sumo do limão, misture e leve a lume brando durante 10 minutos. Retire, deixe arrefecer e guarde no frio.

2. Leve ao lume um tacho com água e deixe ferver. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Adicione depois o adoçante aos poucos e batendo sempre, até ficarem bem duras.

3. Deite colheradas das claras na água a ferver, deixe ferver novamente e vire-as para que cozam de todos os lados. Retire-as com uma escumadeira, deixe-as escorrer, coloque-as numa taça e deixe-as arrefecer.

4. Retire a compota de frutos vermelhos do frio e sirva-a como complemento das farófias.

5. Comentários