Clique nas setas

1. Gambas ao alhinho

Gambas ao alhinho

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Médio
Tempo: 20 minutos
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque as gambas e tempere-as com sal e pimenta. Descasque os alhos e pique-os finamente.

2. Coloque um fio de azeite numa frigideira, leve ao lume, deixe aquecer e junte as gambas. Deixe alourar um pouco, junte acrescente o alho e mexa.

3. Adicione o vinho, junte a manteiga, mexa e deixe apurar. Tempere com um pouco de picante e retifique os temperos de sal e pimenta. Sirva de seguida.

2. Lulas recheadas com carne picada

Lulas recheadas com carne picada

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora
Doses: 4 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Para preparar esta receita, arranje as lulas, retire e corte os tentáculos em pedaços pequenos e tempere-as com o sumo de limão.

2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os finamente. Retire a pele ao chouriço e pique-o na picadora. Deite os tentáculos para uma tigela, junte a carne picada, uma cebola picada, o chouriço e salsa picada, tempere com piripiri e misture muito bem. Depois recheie as lulas com a mistura e prenda com palitos.

3. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a outra cebola, os alhos, a polpa de tomate, a folha de louro, um ramo de salsa e as lulas e deixe cozinhar, em lume brando, até que as lulas fiquem macias. Regue com um pouco de água se necessário, rectifique os temperos, retire do lume e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com arroz branco ou, se preferir, puré de batata.

3. Rolo de carne, mortadela e queijo

Rolo de carne, mortadela e queijo

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Instruções:

1. Descasque, lave e pique a cebola e os dentes de alho. Numa tigela, junte a carne picada, a cebola, os alhos, um pouco de salsa picada e o ovo, tempere com sal e pimenta e misture muito bem.

2. Forre o tabuleiro do forno com uma folha de papel de alumínio, espalhe por cima a mistura da carne e alise. Disponha depois as fatias de mortadela ligeiramente sobrepostas, como vê na foto.

3. Coloque de seguida as fatias de queijo, também parcialmente sobrepostas mas apenas junto a uma das extremidades.

4. Enrole com a ajuda da folha de alumínio, rejeite a folha, passe por pão ralado, disponha novamente no tabuleiro, regue com o azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 40 minutos. Entretanto, faça o molho: num tacho, dilua o pó da sopa de cogumelos na água e nas natas, leve ao lume e deixe ferver ate engrossar. Retire o rolo do forno, corte-o em fatias e sirva-as regadas com o molho. Acompanhe com esparguete salteado.

4. Bolo pudim de leite condensado

Bolo pudim de leite condensado

Grau de dificuldade: Fácil
Custo da Refeição: Económico
Tempo: 1 hora e 10 minutos
Doses: 6 pessoas

Ingredientes:

Para o pudim
Para o bolo

Instruções:

1. Prepare o caramelo. Deite o açúcar numa frigideira e deixe derreter até ficar louro tipo caramelo. Depois, caramelize uma forma e reserve.

2. Comece pelo pudim: leve ao lume um tacho com o leite e o leite condensado e deixe ferver, mexendo sempre. Numa tigela à parte bata os ovos e junte-lhes depois o preparado anterior. Deite para a forma e reserve.

3. Prepare agora o bolo: numa tigela, bata os ovos com o açúcar, batendo sempre muito bem até ficar um creme fofo e bastante esbranquiçado. Junte a farinha peneirada e envolva. Divida a massa em duas partes iguais e junte a uma delas o chocolate em pó, misturando bem. Junte, depois, as duas massas, envolva suavemente e verta por cima do pudim.

4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria, durante 45 minutos. Passado esse tempo, espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno e deixe arrefecer.

5. Desenforme, decore a gosto e sirva.

5. Comentários